Ao total, a alunos da EPCAR conquistaram cinco medalhas de ouro, dez de prata, cinco de bronze e seis menções honrosas
Aconteceu, na tarde desta quarta-feira (21/06), no auditório da Escola Estadual Professor Soares Ferreira, em Barbacena (MG), a premiação aos alunos medalhistas da fase regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). No evento, estiveram presentes docentes, discentes e diretores de diversas escolas públicas da região, além do coordenador regional da Olimpíada, Sandro Rodrigues Mazorche. Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) também estiveram presentes e foram premiados.
A OBMEP é um projeto nacional dirigido aos alunos do 6° ano do Ensino Fundamental até o último ano do Ensino Médio, das escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promovida com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). O coordenador regional da OBMEP destacou números que compreendem a área de sua jurisdição, sendo um total de 139 cidades, sete superintendências de ensino, setecentas escolas públicas e privadas, totalizando cerca de duzentos mil alunos inscritos nessas escolas. Ele ainda destacou que, em sua última edição, a OBMEP, em sua região, contou com cerca de 180 mil alunos inscritos na primeira fase e nove mil, na segunda fase da Olimpíada, enaltecendo que a EPCAR sempre se fez presente com um número representativo de alunos e com resultados significativos. “Desde a primeira edição, o estado de Minas Gerais se figura entre os dois primeiros colocados. Nas duas últimas edições é que Minas ficou atrás de São Paulo, mas, exceto estas duas últimas edições, Minas Gerais tem sempre figurado em primeiro lugar no cenário nacional e, a regional de Barbacena, dentro das sete superintendências que eu coordeno, fica entre as primeiras. A EPCAR sempre teve um destaque, tanto no cenário da regional, como no cenário nacional, com um número relativamente muito bom de medalhistas, seja ouro, prata ou bronze, além das menções honrosas, sendo uma instituição com um posicionamento de destaque”, frisou, Sandro Rodrigues.
Coordenador da disciplina de matemática, na EPCAR, o professor Wanderlei José Pires Junior, destacou que os resultados são fruto de um trabalho diário com os alunos, em sala de aula, visto que a EPCAR, considerando a sua missão institucional, não possui uma preparação específica para estas olimpíadas acadêmicas, como é comum nas demais escolas. Na etapa regional, a EPCAR foi a escola com o maior número de alunos premiados. “Isso é fruto do nosso trabalho em sala de aula, no qual nos orgulhamos de conseguir fazer com que nossos alunos possam pensar, ou seja, as nossas aulas são voltadas para o pensamento matemático e isso faz com que eles estejam aptos a participarem de qualquer competição acadêmica que eles se inscrevam. Em termos de preparação, na verdade, o nosso maior orgulho aqui é que a gente não tem nenhuma preparação extra para as provas, como é visto em outras escolas que doutrinam os meninos para participarem destas olimpíadas, e nós, não!”, disse o professor, também destacando o mérito dos alunos que participam e se dedicam, resultando nos frutos e premiações que alcançaram.
Num total, quase 56 mil inscritos foram premiados com medalhas de ouro, prata, bronze e menções honrosas na 17ª edição da OBMEP. Entre aqueles mais de 580 alunos que receberam medalha de ouro, em todo o Brasil, estava o aluno Matheus Barreto Ferreira dos Santos, integrante do Esquadrão Thunderbolt, primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). A cerimônia nacional de entrega das premiações aos medalhistas de ouro ocorreu no dia 05 de junho, em Florianópolis (SC). Esta é a quarta vez em que o militar participa da OBMEP, sendo medalhista de ouro em todas as edições. Nesta edição, em seu nível dentro da olimpíada, ele alcançou a primeira colocação em todo o Brasil, empatado com outros dois participantes dos estados da Paraíba e Paraná. Para o aluno Barreto, primeiro lugar do estado de Minas Gerais, dentro de seu nível, o resultado obtido é fruto de sua dedicação aos estudos nos últimos anos e que, agora como aluno da EPCAR, espera melhorar seu desempenho e continuar participando das celebrações de premiação. “Conseguir uma premiação na OBMEP, para mim, é fruto de todo o trabalho realizado ao longo dos últimos anos, mantendo rotinas de estudo árduas. Mais que uma recompensa, é uma síntese de tudo que aprendi e de toda a melhora que vivenciei no caminho. As recompensas são muito positivas e é gratificante poder usufruir delas após tamanho esforço, ainda mais sendo uma olimpíada de tamanha abrangência. Como aluno da EPCAR, desejo continuar frequentando as cerimônias, ajudando a elevar o nome da Escola na competição e manter os bons resultados”, disse.
Na 17ª edição da OBMEP, os alunos da EPCAR obtiveram quatro medalhas de ouro, dez de prata, cinco de bronze, além de seis menções honrosas. Recentemente, também foram divulgados os resultados de duas competições de matemática, de nível internacional e que contaram com a participação dos alunos da EPCAR: o Concurso Canguru de Matemática, onde 132 alunos da EPCAR foram inscritos, e, destes, 101 foram premiados com 32 medalhas de ouro, 36 de prata, dezenove de bronze e quatorze certificados de honra ao mérito; e a Olimpíada de Matemática da UNICAMP (OMU), onde a equipe da EPCAR está classificada para a fase final e presencial.
OBMEP
Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas tem como objetivos principais estimular e promover o estudo da Matemática, contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade, identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas, incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional, contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas, e promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio.
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