Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR forma 166 alunos no CPCAR
Início do conteúdo da página

166 alunos que ingressaram no ano de 2020 concluíram o Curso Preparatório de Cadetes do Ar e, agora, seguem para a Academia da Força Aérea

 

O dia 16 de dezembro de 2022 se tornou, definitivamente, inesquecível para os 166 alunos, integrantes do Esquadrão Anhur, que concluíram o Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Estes jovens, que ingressaram na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em janeiro de 2020, terminam a preparação para a Academia da Força Aérea (AFA). Durante a manhã, foi realizada, no pátio de formaturas da Escola, a solenidade militar que marcou a conclusão do curso. Presidida pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, paraninfo da turma, estiveram presentes ao evento, o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, além de autoridades civis e militares da cidade de Barbacena (MG) e região, e os familiares dos formandos.

A formatura de conclusão do CPCAR é considerada uma das mais bonitas e emocionantes solenidades militares da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante a cerimônia, há um rito muito marcante, que é a passagem do estandarte da EPCAR, do líder do Corpo de Alunos (CA), ao primeiro colocado da turma imediatamente anterior. O responsável pela condução do estandarte era o aluno Kalil Lopes dos Santos, do Esquadrão Anhur. Durante a cerimônia, solenemente, ele realizou a passagem da condução do estandarte ao aluno José Arthur Marques de Medeiros, integrante do Esquadrão Hércules, e que, a partir do próximo ano, assumirá a condição e a função de ser o líder do CPCAR.

Para um aluno, em especial, esta formatura também teve um significado a mais. O jovem Lucas Moro Bof encerrou o curso na primeira colocação, atingindo o melhor desempenho nos campos acadêmico, militar e físico. Para o futuro cadete Moro, receber o prêmio EPCAR, perante a turma e seus familiares, é motivo de orgulho e satisfação, além de ser uma recompensa pela dedicação e abnegação que foram empenhados durante os três anos em que permaneceu na Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR. “Posso dizer que após três anos de muita dedicação e empenho, receber esta premiação por haver concluído o curso na primeira colocação ao final do mesmo, é uma satisfação imensa. O apoio dos familiares e amigos foi algo fundamental ao longo dessa jornada e, agora, aliado a isso, levo a grande responsabilidade de representar o meu esquadrão quando chegarmos na Academia da Força Aérea”, declarou.

Em seu discurso direcionado aos alunos, o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos destacou as características que foram apresentadas pelos integrantes do Esquadrão Anhur durante suas passagens pela EPCAR, os laços de união e amizade que foram criados e perpetuarão entre os mesmos e, encerrando sua fala, também trouxe uma mensagem do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, escrita especialmente para a ocasião. “Jamais se esqueçam dos três valores fundamentais da Nascente do Poder Aéreo: dignidade acima de tudo, servir por ideal e aprender para liderar. Nota-se, no grito de guerra e no emblema escolhido pelo Esquadrão, as características inerentes aos verdadeiros líderes que a Força Aérea necessita para tornar-se mais moderna e eficiente. Lembrem-se sempre, que aqui na EPCAR, foi-lhes propiciado e garantido a excelência do ensino e o desenvolvimento militar, técnico-profissional, intelectual, ético e moral, objetivando estarem preparados para cumprir missão síntese do Comando da Aeronáutica: manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vista à defesa da Pátria”, discursou o Diretor de Ensino.

Encerrando a solenidade militar, a Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo, composta pelos militares mais jovens da Força Aérea Brasileira, realizou o desfile militar em continência ao Tenente-Brigadeiro Luis Roberto do Carmo Lourenço e, os formandos do Esquadrão Anhur, fizeram o desfile de despedida no lendário “pátio da Bandeira” e, em lágrimas, entoaram seu grito de guerra para o fora de forma, emocionando todos os presentes. Em homenagem aos formandos, o Esquadrão de Demonstração Aérea, a “Esquadrilha da Fumaça”, realizou uma apresentação nos céus de Barbacena.

Um momento tão marcante e importante como esse, merece muitas imagens. E nós temos! É só clicar aqui!

 

DESCERRAMENTO DA PLACA

No dia anterior, os integrantes do Esquadrão Anhur também cumpriram um rito muito importante, significativo e marcante para todos os formandos que concluem o Curso Preparatório na EPCAR: eles realizaram o descerramento da placa da turma, que fica afixada num local especial e dedicado a este momento, onde todos os nomes de seus componentes ficam eternizados nos muros da Escola.

Na cerimônia, o Esquadrão Anhur prestou homenagem ao Paraninfo e ao Patrono da turma: o Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço e o Major de Infantaria e Guarda Olney Lopes Nogueira. O Major Olney faleceu no ano de 2014 e, na oportunidade, seus filhos estiveram presentes para receberem a homenagem e presenciarem a perpetuação de seu nome como um dos grandes profissionais que já atuaram na Nascente do Poder Aéreo.

 

ENTREGA DE CERTIFICADOS

Já na noite do dia 15 de dezembro, no recém-reinaugurado auditório Brigadeiro Eduardo Gomes, os familiares presenciaram a solenidade militar de entrega de certificados de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar. Presidiu este evento, o Paraninfo da turma, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, que contou com a presença de diversas autoridades do Comando da Aeronáutica (COMAER), entre elas, o Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, e o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça.

Durante seu discurso, o Tenente-Brigadeiro Lourenço discorreu aos formandos sobre sua carreira que ora se encerra, após 46 anos de serviços dedicados à Força Aérea. O oficial-general fez uma breve linha do tempo de sua carreira, além de apresentar novos desafios que os futuros cadetes da Aeronáutica deverão enfrentar no Ninho das Águias, como é conhecida a AFA, que, segundo o paraninfo, é a organização militar mais nobre na Força Aérea Brasileira. “No ano de 1976, eu entrei pela primeira vez neste auditório e iniciava minha carreira. A gente não esquece dessas pequenas coisas. O cinema era diferente, estávamos em outro cenário, mas o ambiente é o o mesmo. Muito do que viveram aqui na EPCAR, com certeza, vocês levarão para sempre em suas vidas.” Ele ainda enalteceu a importância da família em todo o processo de formação do futuro oficial da FAB, declarando, em suas palavras, que sem o apoio incondicional dos familiares, a caminhada do cadete se torna mais difícil e árdua. “Concito a todos os familiares aqui presentes a permanecerem na caminhada junto a esses alunos, futuros cadetes da Força Aérea Brasileira. Eles terão novos desafios no Ninho das Águias, desafios esses que, vencidos, os tornarão nos futuros oficiais da Força Aérea Brasileira”, explanou.

 
 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim e Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página