Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR forma 30 novos soldados
Início do conteúdo da página

Jovens ingressaram no serviço militar por meio do alistamento obrigatório


Foi realizada na manhã desta quarta-feira (30/11), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena (MG), a solenidade militar de conclusão do Curso de Formação de Soldados (CFSd) e de Compromisso à Bandeira Nacional de trinta novos soldados da Força Aérea Brasileira (FAB). Contando com a presença do efetivo militar da EPCAR e familiares dos formandos, a cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e foi realizada no pátio de formaturas da instituição militar.

O Serviço Militar Inicial Obrigatório é determinado pela Lei n° 4.375 (Lei do Serviço Militar), de 17 de agosto de 1964 e visa incorporar, às fileiras das Forças Armadas, jovens do sexo masculino nascidos entre 1º de janeiro e 31 de dezembro, no ano em que completarem 19 (dezenove) anos de idade. Após incorporados, estes militares poderão permanecer no serviço ativo, inicialmente, por onze meses.

Primeiro colocado do curso, o Soldado Pedro Henrique Neves de Andrade disse estar orgulhoso por completar esta importante etapa de sua carreira profissional. Agradecido aos militares da equipe de coordenação e a seus familiares, o militar destacou que os próximos objetivos são de se dedicar aos estudos e retribuir à Força Aérea toda a confiança que lhe foi depositada.Minha família sempre me motivou a ingressar na EPCAR e, nesta solenidade, estar concluindo o curso e, mais ainda, na primeira colocação, é uma conquista muito grande, pois foi complicado não apenas pra mim, mas para todos os integrantes da turma. Desejo estudar para buscar minha aprovação nos processos seletivos da Força Aérea, em especial, da Escola de Especialistas de Aeronáutica, onde desejo me formar um sargento da Aeronáutica. Dedico esta vitória à minha família, aos meus amigos e aos companheiros de turma, pois, sem eles, eu não teria conseguido. A partir de hoje, a FAB pode esperar muita determinação e vontade, afinal, estou exatamente no lugar onde desejei estar”, enalteceu o Soldado Pedro Andrade.

Para um militar, em especial, a conclusão da formação de mais uma turma de soldados lhe remete ao início de sua carreira. O Tenente José Eduardo Ferreira Torres é o atual Comandante da Esquadrilha de Formação de Soldados (EsFSd), setor responsável pela formação destes militares e, há 32 anos, iniciou sua carreira militar como soldado do Exército Brasileiro. Para o Tenente Torres, estar contribuindo com estes jovens, no início de sua vida militar, é motivo de orgulho por se tornar um exemplo a cada um deles, visto que sua trajetória também se iniciou como soldado. “Pra mim é uma alegria sem tamanho, pois, há trinta e dois anos, também compunha uma turma de recrutas e, hoje, sinto-me realizado profissionalmente e agradeço a Deus por contribuir na formação de mais uma turma de soldados que a Força Aérea os receberá prontos para cumprir inerentes aos soldados. Olhando para eles, formados em um único grupamento, sinto-me inserido junto a eles, pois me remete ao dia da minha formatura. É uma lembrança muito forte, chega a arrepiar e é um momento que guardarei para o resto da minha vida. Desejo que eles olhem para o Brasil, para o futuro, para a família, reforçando os valores que lhes são caros e importantes, pois nosso país só tem a ganhar”, enfatizou.

“Foi incutido, em cada um dos senhores, fundamentos de ética, moral, conhecimento sobre regulamentos, aperfeiçoamento físico e, sobretudo, os princípios básicos de nossa Instituição: a hierarquia e a disciplina. Demonstrem orgulho por pertencer a Força Aérea Brasileira, honrando seus uniformes, seus pais e, acima de tudo, a Pátria. Exorto a cada um de vocês a refletir na profundidade do compromisso que assumiram, perante nossa Bandeira, símbolo máximo do nosso País. Nunca se esqueçam ou se afastem desse compromisso. Não se esqueçam, jamais, que vossas atitudes de hoje determinarão o que serão amanhã. A partir desse momento, vocês tornam-se os principais responsáveis pelos seus destinos. Atitude, motivação, vontade e superação, estas são as palavras de ordem”, disse o Brigadeiro Daniel, durante a solenidade, em discurso direcionado aos formandos da turma Cães de Guerra, nome escolhido pelos integrantes.

Durante a solenidade foi cantado o Hino Nacional Brasileiro por todos os presentes. Os formandos, além de receberem seus distintivos de seus familiares, também realizaram o compromisso e o desfile em continência à Bandeira Nacional. O encerramento da cerimônia emocionou os presentes com o desfile da Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, e com o fora de forma do grupamento dos formandos, após entoarem de forma vibrantes o grito de guerra da turma.

 

Veja mais imagens desta marcante cerimônia na vida dos novos soldados. Clique aqui!

O CURSO

O Curso de Formação de Soldados (CFSd) é realizado nas diversas Organizações Militares do Comando da Aeronáutica (COMAER), proporcionando aos incorporados formação militar nos padrões requeridos para os soldados de 2ª Classe (S2), que atendam aos interesses do Comando da Aeronáutica e que permitam declarar o soldado mobilizável, buscando incutir no incorporado, além das características de higidez física necessária ao profissional militar, os princípios basilares da Instituição: Hierarquia e Disciplina, como também os fundamentos de civismo e de ética.

O curso está estruturado em duas fases: Inicial e Básica. A fase Inicial destina-se a ministrar instruções nos Campos Geral e Militar, visando adaptar o soldado-recruta ao seu novo ambiente, bem como orientá-lo quanto ao modo de agir na caserna, ensinando-lhe a conduta militar e os preceitos básicos descritos nos regulamentos militares. Para a fase Básica, o grupamento do Serviço Militar será dividido em dois subgrupamentos, um voltado para a área de Segurança e Defesa e outro para a área da Logística e Apoio. Essa fase destina-se a ministrar conhecimentos do Campo Técnico-Especializado visando ao preparo para atuação futura numa dessas áreas.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim

 

Fim do conteúdo da página