Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Alunos do Esquadrão Cavok cumprem compromissos solenes
Início do conteúdo da página

Integrantes do primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar realizaram os atos solenes de compromisso à Bandeira Nacional e ao Código de Honra da EPCAR

 

A manhã desta sexta-feira (28/10) marcou um dos mais importantes momentos na carreira dos alunos que compõe a tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB). No tradicional pátio de formaturas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), familiares dos compromitentes e componentes do efetivo da EPCAR assistiram aos integrantes do Esquadrão Cavok realizar o compromisso à Bandeira Nacional e ao Código de Honra da Escola. Esta é uma das mais solenes cerimônias militares previstas no calendário de eventos da Instituição.

O compromisso ao Código de Honra faz parte dos trabalhos realizados pela Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores, que é pautado em três valores fundamentais: “aprender para liderar”, servir por ideal” e “dignidade acima de tudo”. Já o compromisso à Bandeira Nacional é o ato mais solene e significativo da carreira militar.

Durante a cerimônia militar, ocorreu a assinatura do livro do compromisso ao Código de Honra. Assinaram o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, o Coordenador-Geral de disciplinas, professor Alexandre José Rodrigues, o Presidente do Conselho de Honra, aluno Davi Piazza Pena, do Esquadrão Anhur, e a primeira colocada do Esquadrão Cavok, aluna Eduarda Fraga Martins, na oportunidade em que representou os demais integrantes de sua turma. Para a aluna Martins, 16 anos, este momento ratifica todos os valores trabalhados durante todo o ano, além de ser um momento ímpar para a confirmação da escolha que cada aluno fez, ao ingressar na Força Aérea. “Acredito que este ato represente todos os valores que a Turma trabalha o ano todo. Foi uma oportunidade incrível poder representar todo o Esquadrão durante a assinatura do livro, neste dia em que todos nós assumimos um compromisso com o Código de Honra e perante a Bandeira. Continuarei me dedicando, pois a cada dia tenho mais orgulho em pertencer à Força Aérea Brasileira”, disse.

Ao lado da aluna Martins estava sua mãe, Waleska Fraga de Araújo Martins. Emocionada e convicta da escolha que foi feita pela filha, ela afirmou que vê-la neste momento de tamanha significância retrata os importantes valores que são trabalhados na EPCAR, além de representar um momento de muito orgulho para toda a família, nesse caminho onde a filha trilha na busca pela realização de seus sonhos. “É muito emocionante e a gente vê que os sonhos são muito maiores do que imaginávamos. Pudemos perceber, como família, o amadurecimento da Eduarda, principalmente em aspectos que envolvem a disciplina, a maturidade e a independência para resolver as situações que, por ventura, possam surgir. Eu peço que Deus continue abençoando essa trajetória dela, que ela continue firme nos valores que nós ensinamos e que, ainda há muito o que conquistar! Esse é só o começo”, disse, emocionada.

“O dia de hoje é, sem sombra de dúvidas, um dos mais marcantes e significativos que terão em suas vidas. Admoesto a cada um de vocês a se debruçar mais profundamente sobre a magnitude deste compromisso, em tudo aquilo que ora professaram e juraram. Todos nós somos parte integrante de uma Instituição que honra os compromissos assumidos, que tem a missão de manter a soberania do espaço aéreo e integrar o território nacional, com vistas à defesa da Pátria! Não devemos e não podemos esquecer estes compromissos! Muito mais que um simples dia festivo, a data de hoje simboliza um marco importante em suas vidas”, discursou o Comandante da EPCAR, Brigadeiro Daniel, durante a solenidade militar. O oficial-general, além de assinar o livro, também presidiu a cerimônia, que contou com o canto do Hino Nacional Brasileiro e se encerrou com a vibração de todo do Corpo de Alunos da EPCAR, durante o desfile militar.

Clique aqui para ver mais imagens desta importante e marcante cerimônia vivenciada pelos integrantes do Esquadrão Cavok.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos

 

Fim do conteúdo da página