Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Corrida da ASA movimenta Barbacena
Início do conteúdo da página

Evento encerrou as comemorações da EPCAR alusivas ao mês do aviador e da FAB e, também, celebrou o Bicentenário da Independência do Brasil

 

Mais de trezentos corredores participaram da tradicional Corrida da ASA, realizada na data em que se comemora o Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira (FAB). Com largada e chegada em frente à fachada histórica da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), os participantes percorreram as principais ruas do centro e do bairro Pontilhão, em Barbacena (MG), perfazendo um percurso total de cinco quilômetros. Ao final, houve premiação para os vencedores nas categorias geral, aluno e efetivo da EPCAR e, também, por faixa etária, todas, para os sexos masculino e feminino. Todos os participantes que concluíram o percurso receberam medalha de participação.

A Corrida da ASA faz parte do calendário de corridas de rua da Associação dos Corredores de Rua de Barbacena (ASCORB) e, em função da pandemia, teve sua última edição realizada no ano de 2019. Neste ano de 2022, especialmente, a corrida também fez alusão ao Bicentenário da Independência do Brasil. Para o Suboficial Marco Aurélio Silva Fonseca, Presidente da Associação dos Suboficiais e Sargentos da EPCAR (CASSAB), e um dos principais organizadores do evento, poder reunir pessoas que buscam o bem comum, por meio da prática desportiva, traz lições de dedicação, persistência, qualidade de vida e superação. O militar destacou a presença de corredores com idades abaixo de 15 e acima de 80 anos de idade, ratificando que, para a prática da atividade física, a idade não é um fator limitador. “É muito importante incentivarmos a prática da atividade física como meio de saúde e de socialização, objetivando melhor qualidade de vida, bem como, promovendo o congraçamento da Força Aérea, por meio da EPCAR, com a sociedade de Barbacena e região, nessa importante data que é o Dia do Aviador e de nossa Força”, disse o Suboficial Aurélio.

“Comecei a treinar no final de 2008 e, hoje, aos 43 anos de idade, sinto-me agradecido a Deus pelo meu corpo e por poder obter os índices necessários para alcançar as vitórias que desejo, em especial como a do dia de hoje, dentro da EPCAR, onde a vitória fica ainda mais saborosa. Agradeço a todos da EPCAR e da Força Aérea, por sempre me receberem tão bem. Desejo que Deus abençoe a vida de cada um vocês e realize todos os seus sonhos, como Ele tem feito por mim”, disse o atleta Reginaldo Silva, campeão geral da atual edição da Corrida da ASA, e nas últimas três edições em que foi realizada, nos anos de 2017, 2018 e 2019.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, foi um dos mais de trezentos corredores que concluíram os cinco quilômetros desta edição da Corrida da ASA. Incentivador das práticas desportivas, o Brigadeiro Daniel destacou que o evento é mais uma afirmação do compromisso e da reciprocidade entre a Escola e a população de Barbacena e região, visto que as inscrições se encerram rapidamente. O oficial-general também destacou a corrida como sendo o evento que encerrou as comemorações, na Escola, do mês do Aviador e da FAB. “A Nascente do Poder Aéreo promove, tradicionalmente, a Corrida da Asa, como parte integrante das comemorações do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira. A grande participação da cidade de Barbacena prestigiando o evento demonstra a sinergia que existe entre a Força Aérea e a sociedade barbacenense, numa demonstração inequívoca da importância da prática da atividade física e dos resultados que se auferem por meio dela”, enfatizou.

Postamos várias fotos no nosso site... Clique aqui e veja!

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos

 

Fim do conteúdo da página