Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR abre os portões para a população
Início do conteúdo da página

Portões Abertos aconteceu no Aeroporto de Barbacena e milhares de pessoas puderam conhecer de perto o trabalho da Escola e da FAB

 

O dia 12 de outubro já é uma data muito aclamada por todas as crianças, afinal de contas, é nesta data que se comemora o dia delas! Agora, imagina se neste dia, elas ainda pudessem estar bem perto de pilotos e aviões da Força Aérea Brasileira (FAB)? E foi assim que centenas de crianças comemoraram seu dia… No Aeroporto Major-Brigadeiro do Ar Doorgal Borges, em Barbacena (MG), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizou o evento Portões Abertos, evento este que é realizado em várias unidades militares do Comando da Aeronáutica (COMAER) e que tem como objetivo apresentar à sociedade o trabalho que é desenvolvido pela FAB em todo o território nacional.

A organização estima que cerca de 10 mil pessoas estiveram presentes no local do evento e puderam acompanhar várias atrações, aéreas e terrestres, além de visitação às aeronaves C-130 Hércules, A-29 Super Tucano, C-98 Caravan e T-25 Universal. Entre os momentos mais esperados do dia, estavam as passagens da aeronave de caça F-5 Tiger, que levaram o público ao delírio a cada passagem que realizavam sobre o aeródromo. Momento de muita expectativa também ocorreu nas apresentações das aeronaves T-25 e, ao final do evento, com a partida das aeronaves, em especial, do gigante Hércules, que ficou aberto para visitação durante todo o dia, causando espanto nos expectadores por suas enormes dimensões. O Portões Abertos teve ainda diversas ações sociais, como vacinação, corte de cabelo, ações na área da promoção à saúde com orientações sobre o outubro rosa, aferição da pressão arterial, entre outros; prevenção odontológica, com orientações sobre saúde bucal e, especialmente, através do Odontomóvel, que é um consultório itinerante da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA) e que proporcionou atendimentos de pequena demanda ao público interessado.

Dentre as atrações do evento, os visitantes também puderam acompanhar apresentações da Banda de Música da EPCAR, executando canções nacionais e internacionais. Teve, ainda, o Clube de Voo Virtual, composto por alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) e que, além de simularem uma apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), popularmente conhecida como Esquadrilha da Fumaça, também propiciava aos presentes a oportunidade de se sentirem pilotos por alguns instantes.

Para o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, este evento é uma oportunidade ímpar para que a FAB possa prestar contas à população brasileira, e, ao abrir seus portões, mostrar e fazer com que a comunidade possa conhecer um pouco mais do trabalho que é realizado e desenvolvido pela Força Aérea, em sua vasta área de atuação de 22 milhões de quilômetros quadrados. “Uma honra para nossa Escola “abrir os Portões” para a sociedade, mostrar um pouquinho daquilo que nossa Força Aérea realiza, como contribui para manter a soberania do espaço aéreo brasileiro, além de permitir esta interação tão importante com a população, em dia tão especial, como o dia de todas as crianças”, disse o oficial-general, enaltecendo a alegria em poder retornar com o evento após o período pandêmico.

Uma das crianças, em especial, que estava muito feliz com o evento é a Sofia Ferreira Puiati. Com 10 anos, ela foi acompanhada de seu pai, Jonas Puiati Viol, e de sua mãe, Daniela Cristina Campos Ferreira Puiati. Muito encantada com todas as atrações, Sofia disse que a festa estava muito bonita e que se impressionou com o tamanho da aeronave C-130, o Hércules. Para ela, o dia das crianças foi comemorado de uma forma diferente e que jamais será esquecida. “A minha visita no aeroporto de Barbacena foi sensacional! Pude ver os aviões por dentro e tirar várias fotos, além de assistir a decolagem deles. Adorei a apresentação dos bombeiros da Aeronáutica, onde pude ver o trabalho incrível que eles exercem. Também gostei muito da apresentação dos cães e tudo que vivi neste dia será guardado na minha memória para sempre. Foi o melhor dia das crianças”, enfatizou, com muita empolgação.

Durante o evento, que se iniciou com a apresentação de aeromodelos, também aconteceu a apresentação do canil da Guarda Civil Municipal de Barbacena; dos integrantes do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ), com uma simulação de Operação de Controle de Distúrbio Tática (OCD); do efetivo do Pelotão Contraincêndio da EPCAR, simulando um combate a incêndio, com fogo real e, também, um resgate de vítima em aeronave. A organização arrecadou, ainda, junto aos participantes, cerca de 700 quilos de alimentos e 350 livros, que serão doados para instituições beneficentes da cidade de Barbacena.

É impossível um dia tão marcante como esse contar com poucas fotos! Clique aqui e veja muito mais!

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos e Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página