Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > 40 anos de ingresso da mulher na FAB
Início do conteúdo da página

Efetivo feminino da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena foi homenageado em solenidade militar

 

O ano de 1982 marcou o ingresso das mulheres militares nas fileiras da Força Aérea Brasileira (FAB). Para celebrar a data, na sexta-feira (02/09), no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), sediado em Lagoa Santa (MG), e com a presença do Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, as mulheres militares da FAB foram homenageadas com a realização de uma emocionante solenidade militar e, também, de um simpósio.

Em Barbacena (MG), foi realizada, na segunda-feira (05/09), a solenidade militar que homenageou as mulheres militares da Guarnição. A cerimônia militar foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença de todo o efetivo da GUARNAE-BQ, inclusive, alunas e alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

Durante a cerimônia, foram homenageadas, em nome de todas as mulheres militares do efetivo, a Coronel Intendente Sheyla Fernandes Sales, chefe da Divisão Administrativa da EPCAR, sendo esta a militar do sexo feminino mais antiga da Guarnição, e a Suboficial Rosângela Dias da Costa, militar que ingressou nas fileiras da FAB, no ano de 1983 e, atualmente, é a militar que possui mais tempo de serviço dedicado à Aeronáutica. A Suboficial Rosângela é especialista em enfermagem e ingressou no serviço ativo na graduação de cabo. Ela destacou que, após estes quarenta anos de ingresso das mulheres militares, elas têm participado ativamente nas decisões dos chefes e comandantes, além de contribuir para um novo comportamento dos profissionais. “Percebemos que hoje as mulheres participam diretamente das atividades e nas decisões dentro dos quartéis. Vejo que o comportamento dentro do quartel mudou após o ingresso das mulheres. Nunca fui ou me senti desprestigiada dentro da Força pelo fato de ser mulher, muito pelo contrário, contudo, em momento algum baixei a cabeça e mostrei minha capacidade para ocupar o lugar em que estava”, disse.

A Coronel Intendente Sheyla foi a primeira cadete a se formar como piloto de planador da Academia da Força Aérea (AFA) e deixou a Academia com cem horas de voo como instrutora de voo a vela. A oficial destacou a importância da mulher na Força Aérea e motivou outras mulheres, em especial, as alunas do CPCAR, a continuarem suas buscas pelos seus sonhos. “Estar aqui hoje é a realização de um sonho, pois ver tudo aquilo que fiz, desbravando, contribuindo para mostrar que a mulher era capaz de se tornar piloto militar, valeu a pena. A mulher tem um perfil mais detalhista, mais exigente e de se aprofundar no conhecimento, de modo geral, e isso só tem a contribuir para que juntos façamos uma Força Aérea melhor. Desejo que elas continuem se dedicando, pois capacidade eu sei que elas tem e, com certeza, um dia elas alcançarão os céus e, também, todos os seus sonhos. Espero retribuir à Força Aérea com o restante da carreira que aina me resta”, enfatizou a militar.

Durante a solenidade militar, o Comandante da EPCAR fez a leitura da Ordem do Dia, do Comandante da Aeronáutica, alusiva à data. Ao final da cerimônia, todos os integrantes do efetivo realizaram o desfile militar, que encerrou a solenidade militar.

Veja mais imagens da cerimônia militar que homenageou as mulheres do nosso efetivo clicando aqui.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página