Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR forma novos sargentos
Início do conteúdo da página

Militares atuarão nas unidades que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena

 

Na manhã desta sexta-feira (05/08), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), realizou a solenidade militar de conclusão do Estágio de Adaptação de Praças (EAP), do ano de 2022, estágio este que visa formar novos sargentos temporários que comporão o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon). Presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, a solenidade que marcou a formatura de treze novos Sargentos, componentes da Turma Pégasus, nome escolhido pelos integrantes, e que contou com a presença de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e de convidados dos formandos.

Primeira colocada do estágio, a Terceiro-sargento Andresa Carolina da Silva Costa possui formação técnica em administração e, prestes a completar 27 anos de idade, destacou a emoção em concluir o estágio e servir à Força Aérea Brasileira (FAB), além de enfatizar a motivação para contribuir nas mais diversas atividades que lhe forem designadas. “É um sentimento inexplicável! Faltam-me palavras para descrever o orgulho que sinto em pertencer a essa Força que tão bem representa a Nação brasileira. Vou me dedicar e fazer o meu melhor, buscando contribuir ao máximo neste período em que estiver atuando no serviço ativo”, pontou a Sargento Andresa, que também disse que ser militar sempre foi um desejo em sua vida.

“Concito-vos pois para que honrem o compromisso solene assumido, honrem a confiança depositada, sigam os ensinamentos que aqui lhes foram transmitidos, impulsionando as vontades na direção de suas aspirações e agregando o comprometimento com a instituição em cada ação realizada. Mirem-se nos bons exemplos e dediquem-se ao máximo. Sejam, no prosseguimento de suas caminhadas, muito felizes! Parabéns, Turma Pégasus!”, disse, em seu discurso, o Brigadeiro Daniel.

Ao final da solenidade que marcou a entrega das divisas aos novos sargentos, a Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, e o grupamento da Turma Pégasus, nome escolhido pelos formandos, desfilaram em continência ao Comandante da Escola. Logo após, o grupamento dos sargentos, que a partir de agora atuarão nas unidades da Guarnição de Barbacena, entoaram seu grito de guerra, emocionando os familiares que prestigiaram a cerimônia.

 

CERTIFICAÇÃO

No final da tarde de quinta-feira (04/08), no auditório da EPCAR, foi realizada a cerimônia de certificação do Estágio de Adaptação de Praças. Presidida pelo Brigadeiro Daniel Cavalcanti de Mendonça, a solenidade marcou a entrega de certificados de conclusão a todos os formandos, além de premiar a primeira colocada do estágio, o militar eleito como padrão do curso e o destaque Treinamento Físico Profissional Militar.

“Como graduados, oriento-os para que sejam íntegros e leais aos seus comandantes e chefes, em todo o tempo. Os inalienáveis valores de hierarquia e disciplina foram devidamente internalizados ao longo do estágio. Portanto, pautem suas ações na ética, lealdade, retidão de caráter e desenvolvam seus trabalhos com zelo, integridade, dedicação e profissionalismo, ainda que a única testemunha de seus atos seja sua consciência”, disse o coordenador geral do estágio, Tenente Altieris José Alves, em seu discurso direcionado aos integrantes da turma.

Durante a cerimônia, também foi cantado pelos presentes o Hino Nacional Brasileiro e também foram homenageados os instrutores do estágio.

Veja mais imagens da cerimônia militar de conclusão do Estágio de Adaptação de Praças clicando aqui.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página