Sargentos foram promovidos dentro de suas graduações e cabos foram promovidos à graduação de Terceiros-sargentos
A promoção do militar, para além de ser motivo de júbilo a cada um que galgam novas graduações, ainda reflete toda a dedicação e mérito alcançados ao longo da carreira. Na Força Aérea Brasileira (FAB), o dia primeiro de agosto é uma das datas, anuais, onde a promoção dos graduados é concretizada. Para homenagear os graduados promovidos da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), realizou, na manhã desta segunda-feira (01/08), a solenidade militar alusiva à promoção dos militares. Presidida pela Chefe da Divisão Administrativa da EPCAR, Coronel Intendente Sheyla Fernandes Sales, a cerimônia contou com a presença de todo o efetivo da Guarnição.
O ano de 2022 é um ano especial para o Comando da Aeronáutica (COMAER). Há quarenta anos, ingressavam na FAB as primeiras mulheres que passaram a integrar o efetivo. De lá, até os dias de hoje, elas estão cada vez mais presentes nas mais diversas áreas de atuação, em todas as especialidades. Uma das militares promovidas foi a agora Primeiro-sargento Lilian Mara Cândido. A militar ingressou na Força Aérea no ano de 2005 e, após este período, destacou a importância das mulheres nas mais diversas frentes de atuação, e que, a partir das pioneiras, ela se inspirou para também poder servir à Força Aérea. “Nós inspirávamos nos quadros especiais, exclusivamente femininos que havia na época e, ao conhecer pessoalmente algumas delas, sentia-me inspirada. Com as evoluções na administração, o quadro que era feminino foi transformado num quadro misto e, a partir daí, eu decidi que gostaria de ingressar na carreira militar. Estar sendo promovida hoje é muito bom e sinto-me orgulhosa pela trajetória que foi feita. É sempre enriquecedor”, enfatizou a Sargento Lilian, fazendo um chamamento àquelas mulheres que se sentem interessadas em ingressar na vida militar. “Venham de coração aberto, pois é um caminho lindo”, finalizou.
“Como filho de militar, pois meu pai foi taifeiro e, posteriormente, sargento, sempre tive o desejo de também ser militar. Esta data representa uma conquista! Esperar vinte e um anos para atingir a graduação de suboficial, e se der certo, ainda tenho tempo de serviço ativo para buscar a aprovação no Quadro de Oficiais Especialistas da Aeronáutica”, disse o Suboficial André Lopes de Souza, que ingressou na Força Aérea em janeiro do ano de 2000 e, antes de servir na EPCAR, atuou no desativado Depósito Central de Intendência (DCI), que era sediado no Rio de Janeiro (RJ).
Durante a solenidade militar, a Coronel Sheyla discursou para os homenageados. Segundo a oficial, esta data é significativa para os promovidos, familiares e, também, para todos os integrantes da EPCAR, pois este é um momento de reconhecimento e valorização dos integrantes que são responsáveis pelo apoio incondicional para que a Força Aérea Brasileira cumpra sua missão. “A promoção não é decorrente apenas do transcurso do prazo de interstício, mas sim, é decorrente da competência, do esforço e do mérito de cada um. Portanto, parabenizo a todos os promovidos por mais esta conquista, fruto do exemplo de militar e profissional que cada um é. Vocês são exemplos de conduta ilibada, de dedicação ao trabalho e de sacrifício das horas de lazer com a família em prol do cumprimento da missão da Força Aérea”, explanou.
Encerrando a solenidade, que também contou com o canto do Hino Nacional Brasileiro, a tropa composta pelos integrantes da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena desfilou em continência à Chefe da Divisão Administrativa da EPCAR e em homenagem aos promovidos, sob os acordes da Banda de Música da EPCAR.
Clique aqui e veja mais imagens desta solenidade militar.
Redes Sociais