Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Chega ao fim o Troféu Ten. Lima Mendes
Início do conteúdo da página

Após dois anos sem sua realização, em virtude da Pandemia, competição completou sua edição de número 65 e agitou os integrantes do Corpo de Alunos da EPCAR

 

Entre os dias 11 e 15 de julho, aconteceu, na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a 65ª competição Troféu Tenente Lima Mendes. Os jogos foram disputados nas dependências da Escola. Os integrantes do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) disputaram onze modalidades esportivas, mais a modalidade de participação. A competição agitou a semana dos alunos e, na sexta-feira (15/07), teve sua solenidade de encerramento. Presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, a solenidade marcou a entrega das premiações aos campeões de cada modalidade e aos alunos que quebraram recordes nesta edição.

No final da competição, o Esquadrão Anhur, terceiro ano do CPCAR, levou o Troféu Tenente Lima Mendes, por ter vencido o maior número de modalidades. O esquadrão vencedor da competição sagrou-se campeão nas provas de esgrima, natação, atletismo, judô, triatlo e a modalidade de participação, que reúne provas de corrida rústica, biatlo e cabo de guerra. Já o Esquadrão Hércules, segundo ano do CPCAR, venceu as modalidades de tiro, basquete, futebol, vôlei e orientação. A modalidade de xadrez foi vencida pela equipe do primeiro ano do CPCAR, integrantes do Esquadrão Cavok. Uma das premiações mais concorridas na “Lima Mendes”, como carinhosamente a competição é chamada pelos alunos, o prêmio de melhor torcida ficou para o Esquadrão Hércules.

A atleta de maior destaque da competição foi a aluna Júlia de Ferreira e Rodrigues, do Esquadrão Anhur. No total, a aluna Júlia conquistou onze medalhas, sendo dez de ouro e uma de prata, além de estipular, em três modalidades que venceu, a nova marca recorde das provas. Por ter sido a melhor atleta da edição, ela foi a responsável por conduzir a tocha do fogo simbólico na cerimônia de encerramento, quando teve oportunidade de realizar o apagamento da pira olímpica e transferir a condução da tocha ao aluno Gabriel Garcia de Oliveira, atleta com os melhores resultados do Esquadrão Hércules. Essa passagem representa a continuidade da chama para os treinamentos preparatórios para a Quinquagésima Segunda NAE, que será sediada pela EPCAR, e a manutenção da nobreza de espírito para a próxima edição do Troféu Tenente Lima Mendes. “Eu praticava apenas a modalidade de natação, contudo, não havia competições por conta da Pandemia. Com o retorno das competições, neste ano de 2022, também iniciei meus treinamentos no atletismo. Sinto-me muito feliz por conquistar estas medalhas e também, quebrar recordes. É a prova de que o esforço não foi em vão, que a gente treina muito, todos os dias, se esforça e o resultado vem. Uma hora ele chega”, disse a aluna Júlia, que foi nominada por seus companheiros como a “rainha da Lima Mendes”.

Para o Capitão Aviador Marcelo de Oliveira Faria, chefe da Seção de Educação Física (SEF) da EPCAR, a competição Troféu Tenente Lima Mendes se torna um grande desafio em sua organização, tanto pelas necessidades de espaços físicos, quanto nos mais diversificados regulamentos que são determinados para cada modalidade. Para o militar, há uma grande necessidade de envolvimento por parte de vários setores e militares da EPCAR, devido ao grande vulto que a competição se torna, mesmo antes de seu início e que, sem essa participação, torna-se inviável a realização da mesma. Ele ainda destacou a dificuldade peculiar para a edição deste ano, visto que não foi realizada nos últimos dois anos, em virtude da Pandemia.

Durante a cerimônia de encerramento, em seu discurso, o Comandante da EPCAR destacou o empenho e a dedicação de todos os atletas, durante as provas e, também, de todo o efetivo durante o processo de organização da competição. Para o oficial-general, o apoio dos setores da EPCAR e, também, dos militares da Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), que atuaram em todas as modalidades, foi primordial para o sucesso da competição. “Gostaria de iniciar este momento agradecendo a Deus pelo dom da vida. Todos nós sabemos das dificuldades que passamos desde 2020, quando se decretou a Pandemia no mundo. Não foi fácil retomar tudo depois do que aconteceu nos últimos anos. O lema esportivo que é divulgado, principalmente, pela Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB), é “amizade através do esporte”. O que foi presenciado por todos nós é que, sem a CDA e sem os nossos professores, os nossos mestres, e todos aqueles que estiveram a frente das atividades, representando o desporto da nossa Força Aérea, isso tudo não teria acontecido. A vocês, alunos, se nós chegamos aqui hoje, é porque vocês existem! Esta Escola existe porque vocês estão aqui! Continuem acreditando no que lhes é ensinado e continuem se esforçando e se dedicando o máximo do que vocês tiverem para que amanhã seja melhor que hoje! Superem-se! Continuem sonhando… Nesta competição e nos treinamentos, vocês tiveram inúmeras demonstrações de abnegação e superação de limites físicos, emocionais, e porque não dizer, superaram seus próprios limites”, frizou o Brigadeiro Daniel.

Ainda, dentro da competição, na quinta-feira (14/07), a prova da corrida rústica, na modalidade de participação, também levou como o tema o Bicentenário da Independência do Brasil, na oportunidade onde a data foi exaltada. Agora, os alunos da EPCAR iniciam o recesso escolar, com retorno previsto para o início de agosto e, na parte esportiva, retomarão os treinamentos para a competição entre as escolas das Forças Armadas, que será sediada em Barbacena (MG), no mês de setembro e terá a participação de alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), Colégio Naval (CN) e EPCAR.

Clique aqui e veja mais imagens do último dia de competições e, também, da cerimônia de encerramento do Troféu Tenente Lima Mendes.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página