Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Aniversário de nascimento de Alberto Santos-Dumont será comemorado em Barbacena
Início do conteúdo da página

Mineiro, Santos-Dumont é considerado o Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira


No dia 20 de julho, o Comando da Aeronáutica celebra o aniversário de nascimento do Marechal-do-Ar Alberto Santos-Dumont. Em 2022, comemora-se o 149° aniversário de nascimento daquele que é considerado o Patrono da Aeronáutica Brasileira.

Visando comemorar e enaltecer a data e o Pai da Aviação, na próxima sexta-feira, dia 22/07, às 10h, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) realizará a solenidade militar alusiva ao 149° aniversário de nascimento de Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira, com imposição das medalhas Mérito Santos-Dumont. A solenidade será presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, que também será o responsável pela leitura da Ordem do Dia alusiva à data. Haverá, ainda, o canto do Hino dos Aviadores, hasteamento da insígnia de Marechal-do-Ar, a imposição das medalhas a sete agraciados e o desfile militar com a presença do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ).


MEDALHA MÉRITO SANTOS-DUMONT

Foi instituída na Aeronáutica pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, alterado pelo Decreto nº 4.209, de 23 de abril de 2002, em homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos-Dumont, por ocasião das comemorações do cinquentenário do primeiro voo de um engenho mais pesado que o ar. É uma distinção concedida a militares da FAB que se hajam destacado no exercício de sua profissão, a militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagens especiais da FAB e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.


ALBERTO SANTOS-DUMONT

Há 149 anos nascia, no dia 20 de julho de 1873, o inventor do avião, Alberto Santos Dumont, no estado de Minas Gerais. Sua infância foi na Fazenda Cabangu, em Palmira (MG), onde se familiarizou com as máquinas de preparo dos grãos de café e com as locomotivas, que facilitavam o transporte da produção, uma inovação que foi introduzida pelo seu pai, Henrique Dumont. Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação. Foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria. Dumont ficou conhecido em todo o mundo e ganhou vários prêmios pela construção de seus dirigíveis.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: arquivo EPCAR
 
 
Serviço: Solenidade militar alusiva ao 149° aniversário de nascimento de Alberto Santos-Dumont, Patrono da Aeronáutica Brasileira com imposição da medalha Mérito Santos-Dumont
Data: 22 de julho de 2022 Horário: 10h
Local: Pátio de Formaturas da EPCAR (em caso de mau tempo, a solenidade será realizada no Ginásio Poliesportivo da EPCAR)


CONTATOS: 32 3339-4018 ou pelo e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fim do conteúdo da página