Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Dia do veterano é celebrado na EPCAR
Início do conteúdo da página

Dia 16 de julho é comemorado o “Dia do Veterano” da Força Aérea Brasileira. EPCAR recebeu militares reservistas para falar sobre a FAB, a Escola e a data

 

Instituído pela Portaria n° 200/GC3, de 20 de fevereiro de 2020, do Comandante da Aeronáutica, no dia 16 de julho comemora-se o Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira (FAB). Considerando que a utilização do termo “Veterano” foi instituída para valorizar e reconhecer a contribuição de todos os integrantes da FAB que deixaram o serviço ativo, desde a sua criação até os dias atuais, a data foi escolhida por ser considerada emblemática para a Força Aérea Brasileira, por marcar o retorno dos Veteranos que lutaram nos céus da Itália, durante a 2º Guerra Mundial. Assim, nesta quarta-feira (13/07), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), recebeu seus “Veteranos” para um momento de atualização institucional e organizacional, acerca das ações que são desenvolvidas pelas Organizações Militares (OM) que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). O Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, recebeu os militares e conduziu um dos momentos de palestras que foram ministradas.

Para o Terceiro-Sargento do Quadro de Taifeiros, Francisco Romano Fernandes, de 78 anos, esta iniciativa é uma excelente oportunidade para que aqueles militares que dedicaram anos de suas vidas para o serviço ativo possam se sentir valorizados e, principalmente, atualizados sobre novos procedimentos que lhes afetam e sobre como a Escola está atuando nos dias atuais. “Quando eu encontrar com meus colegas de quartel, falarei com eles sobre a importância de prestigiarmos e participarmos destes momentos. Há trinta anos estou na reserva remunerada e acho muito importante este momento, para que possamos nos inteirar sobre assuntos de nosso interesse. Muita coisa mudou, desde quando fui para a reserva, e hoje, ao ouvir as palestras, pude me atualizar de como os procedimentos estão sendo realizados”, pontuou o militar.

Um dos militares veteranos que estiveram presentes no evento foi o Tenente-Coronel Reformado José da Silva Filho, de 70 anos. O oficial, que pertenceu ao Quadro de Oficiais Especialistas de Aeronáutica, na especialidade de suprimento, ingressou na reserva remunerada no ano de 1997 e fez questão de agradecer pela oportunidade da congratulação entre os veteranos, além de ser uma excelente oportunidade de atualização para aqueles que não estão no convívio diário da caserna. “Inicialmente quero agradecer pelo convite feito a mim e aos veteranos que há tempos não os via, pois é uma excelente oportunidade de reencontro. Barbacena é um tecido social relevante e a gente observa que a influência da EPCAR na região é muito elevada. Nós, de alguma forma, ao sairmos daqui, somos representantes do Comando da Aeronáutica junto à sociedade que, em muitas vezes, nos questionam sobre a Aeronáutica e, hoje, é uma forma de nos atualizarmos. Percebemos nas apresentações uma contínua vontade e preocupação para a melhoria no sistema e, aos nos convidar e permitir nossa participação, nos sentimos importantes ao participar deste processo”, enfatizou o Tenente-Coronel Silva Filho.

Em sua explanação, o Comandante da EPCAR apresentou informações sobre a modernização dos processos, atualização de procedimentos, o atual momento em que se encontra a Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola, além dos projetos estratégicos que estão sendo desenvolvidos pelo Comando da Aeronáutica, destacando que a participação dos veteranos, por meio de suas experiências e sugestões, é primordial para que a FAB se mantenha entre as instituições mais respeitadas pela sociedade, atuando de forma coesa. “É sempre motivo de enorme satisfação receber nossos Veteranos e poder situá-los sobre assuntos tão importantes, concernentes à nossa Força Aérea, oportunidade ímpar para o congraçamento e troca de experiências entre os que tanto dedicaram-se para o cumprimento da missão da FAB”, destacou o oficial-general.

Além da palestra do Brigadeiro Daniel, também foi explanado sobre o Grupo de Saúde de Barbacena (GSAU-BQ) e as várias implementações que estão sendo inseridas junto aos beneficiários, palestra que foi ministrada pelo Comandante do GSAU-BQ, Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro. Também foram apresentados aos veteranos os trabalhos desenvolvidos pela Seção de Atendimento aos Veteranos e Pensionista (SAVP) e, ainda, sobre o serviço social da Aeronáutica.

Clique aqui para visualizar mais imagens deste reencontro de nossos Veteranos.


O Dia do Veterano da FAB

A Diretriz do Comando da Aeronáutica (DCA) Nº 11-127/2020 estabelece os procedimentos e as responsabilidades para a efetivação do dia 16 de julho como o Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira. A medida tem como objetivo reconhecer homens e mulheres que vestiram o azul aeronáutico com honra e dedicação, de modo a valorizar os profissionais que labutaram em prol do engrandecimento da FAB ao longo de toda a sua história.

O termo “Veterano”, por sua vez, é comumente utilizado para designar alguém experiente, e, especificamente no meio militar, uma pessoa que serviu por muitos anos nas Forças Armadas. A palavra também tem a conotação de uma pessoa experiente ou de notório saber. Tais homens e mulheres colocaram em evidência o Patriotismo, a Disciplina, o Comprometimento, o Profissionalismo e a Integridade, que se tornaram princípios que norteiam a Instituição.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página