Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR encerra cursos de formação
Início do conteúdo da página

Solenidades marcaram o encerramento do Curso de Formação de Cabos e o término da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico

Na manhã desta sexta-feira (01/07), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou duas solenidades militares que marcaram o encerramento de cursos que capacitaram novos militares para atuarem em suas respectivas funções: o Curso de Formação de Cabos (CFC) e o término da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico (EAT). Novos cabos e novos aspirantes a oficial passam a integrar o efetivo das unidades que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). Ambas as solenidades foram presididas pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, e contou com a presença de convidados e com o efetivo da Guarnição.

No auditório da EPCAR, logo no início da manhã, foi realizada a primeira cerimônia, que promoveu vinte e cinco soldados de primeira classe para a graduação de cabo. Os militares pertencem às especialidades de administração, guarda e segurança, logística e manutenção e saúde. Um dos concludentes deste curso é o agora Cabo Welson Luiz da Silva, que ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em agosto de 2017. Atualmente, o militar presta serviços na Seção de Comunicação Social da EPCAR e destacou que esta nova oportunidade em sua carreira o faz acreditar no reconhecimento da instituição por estes quase cinco anos de serviços prestados. “Primeiramente, agradeço a Deus e à minha família, pois, sem eles, nada disso seria possível. Acredito que a promoção a cabo seja o ápice para nós, soldados. É um momento muito almejado e que, muitas vezes, parecia distante e inatingível. Esta promoção é uma grande conquista em minha vida, pois vejo como sendo o fruto da dedicação e do comprometimento que emprego em minhas funções, diariamente. A partir de hoje, nossas responsabilidades aumentarão, contudo, tenho plena convicção de que estamos no caminho certo e preparados para compartilhar os conhecimentos que nos foram repassados”, enfatizou o militar que também fez questão de mencionar que espera ver seu irmão, que também é soldado da FAB, vivenciando as mesmas experiências.

Primeira colocada do EAT, a aspirante a oficial Bianca de Souza Véspoli, destacou que estes intensos dias de estágio foram de grande aprendizado para ela e para todos os integrantes da turma Nóctua, nome escolhido por seus integrantes. Graduada em administração, a aspirante Bianca se diz preparada e motivada para atuar nas mais diversas funções que lhe serão atribuídas. Durante a solenidade militar, ela recebeu a espada, símbolo do oficialato, das mãos do Comandante da EPCAR e de seus familiares. “É muita emoção, de maneira tal que não consigo nem descrever. É a sensação de que todo o empenho valeu a pena. A Força Aérea pode esperar todo o meu empenho e minha dedicação, pois honrarei a farda e servirei com todo o meu coração. Estou muito feliz!”, enalteceu.

Durante a solenidade militar que marcou o encerramento da primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico, o Comandante da Escola discursou e, em suas palavras, fez questão de destacar as novas responsabilidades que serão incutidas a cada um, destacando que a preparação a que foram submetidos lhes será fundamental para que possam cumprir suas atribuições de forma a manter o elevado nível institucional da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR. “A cerimônia ora realizada reveste-se de significado ímpar em nossas vidas, não só pela conquista que vivenciam, mas também em função do compromisso solene que prestaram. Mantenham-se motivados e focados no cumprimento da missão, sempre norteados pelos valores fundamentais da nossa Escola: dignidade acima de tudo, servir por ideal e aprender para liderar”, enalteceu o Brigadeiro Daniel.

Quer se tornar um oficial da Força Aérea Brasileira e atuar em uma das instituições mais respeitadas do país? Há vagas abertas para todo o Brasil, inclusive, com várias vagas para a EPCAR. Acesse o site www.convocacaotemporarios.fab.mil.br e veja os editais que estão em aberto. As inscrições eletrônicas permanecerão abertas até às 23h 59min do dia 08 de julho de 2022.

Clique aqui para que você possa ver mais imagens destas emocionantes solenidades dos novos cabos e aspirantes a oficial da Força Aérea Brasileira.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos e Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página