Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza despedida de docente
Início do conteúdo da página

Após quarenta anos de docência, professora Maria da Luz se despede das salas de aula, após aposentadoria. Corpo de Alunos da Escola prestou emocionantes homenagens.

 

Uma despedida sempre é marcada por emoções! Não foi diferente, no início da tarde desta quarta-feira (22/06), quando, durante a Parada Diária do Corpo de Alunos (CA) da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), a docente Maria da Luz Coelho se despediu das atividades de docência, após lecionar na EPCAR por doze anos e consolidar uma carreira com quarenta anos de experiência. Presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, a solenidade militar também fez menção aos alunos da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, por haver obtido mais de cento e cinquenta condecorações em olimpíadas científicas realizadas no ano passado. Integrantes do corpo docente prestigiaram a cerimônia.

A aluna Maria Eduarda Magan Dal Monte, juntamente ao líder do Corpo de Alunos, aluno Kalil Lopes dos Santos, foram responsáveis por representar os discentes na homenagem. Aluna do Esquadrão Anhur, terceiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), a aluna Magan enalteceu as diversas qualidades da professora Maria da Luz, especialmente, seu carisma, seu profissionalismo e seu carinho dedicado a cada um dos alunos. “A mestre Luz é uma pessoa muito carinhosa e carismática. Chegava sempre na sala de aula cantarolando e sorrindo, não importava o dia. Todos os alunos que já tiveram aula com ela, lembram dos momentos em sala de aula com muita felicidade e gratidão. Ela foi um exemplo para todos nós e, com certeza, ajudou na caminhada de cada aluno da EPCAR”, disse.

Durante a solenidade militar, também foram elencados os grandes feitos acadêmicos dos alunos da Escola, durante o ano de 2021. Nas participações em oito olimpíadas científicas e uma mostra, foram exaltados os feitos de mais de cento e cinquenta discentes, seja com medalhas ou com menções honrosas. Em sua fala, o Comandante da EPCAR destacou o elevado nível profissional dos professores, que fazem com que estes resultados sejam consequência de um esforço diário em busca da educação dos jovens que compõe a tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB). O oficial-general também frisou a marca que a professora Maria da Luz deixa a todos os integrantes do efetivo, especialmente, naqueles que ingressaram na EPCAR na condição de alunos. “Hoje, enaltecemos o desempenho e o brilhantismo que nossos alunos demonstraram, fruto do esforço e do conhecimento que eles recebem. Não é possível obter bom desempenho sem um ensino de qualidade, sem profissionais que labutam para fazer a diferença. Os professores desta Escola são esta diferença na vida de todos os alunos que passaram pela Nascente do Poder Aéreo e hoje são representados por estes jovens que aqui estão. À professora Luz, a nossa Escola agradece por toda a dedicação durante os doze anos que esteve labutando na EPCAR. Vi hoje aqui, por meio do olhar dos nossos alunos, toda a ternura que sustenta a admiração e o respeito pela senhora. Nosso muito obrigado e votos de continuado sucesso”, discursou o Brigadeiro Daniel.

Mestre em história, a professora Luz, como é tratada por todos, deixa um legado de muita dedicação, comprometimento e carinho para com todos aos quais convivia, especialmente, os alunos. Sempre disposta a proporcionar momentos de alegria e ternura, ela estava visivelmente emocionada com as homenagens recebidas. A docente agradeceu a todas as pessoas que contribuíram em sua trajetória e destacou que lecionar na EPCAR foi um grande marco em sua carreira, encerrando, “com chave de ouro”, este ciclo de sua vida. “O que posso dizer é que encerrei minha carreira, como educadora, com chave de ouro. Os alunos da EPCAR são especiais, não só do ponto de vista do intelecto, do esforço, do estudo, mas, também, do afeto. Você acaba construindo laços de afeto, de amizade e de amor, por que não dizer! Só tenho a agradecer! A todo o efetivo da EPCAR contribui para o bom funcionamento das aulas e aos alunos com quais aprendi tanta coisa ao longo deste tempo. Obrigada por tudo!”, concluiu.

Os alunos da EPCAR se referem aos professores pelo nome de “Mestre”. Assim, encerrando a cerimônia militar, os Esquadrões do CPCAR homenagearam a docente com seus respectivos gritos de guerra e realizando o desfile militar em sua homenagem. Como já habitual e devido ao grande respeito e admiração que os alunos têm para com os docentes, a professora Luz também recebeu o tradicional corredor de palmas, representando todo esse carinho, respeito, admiração e gratidão.

Clique aqui para visualizar mais imagens desta emocionante cerimônia.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página