Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR: 73 anos de história
Início do conteúdo da página

Solenidade militar marcou a comemoração do 73° aniversário de criação da Nascente do Poder Aéreo. Militares foram agraciados com a Medalha Militar de Tempo de Serviço.

 

Maio é um mês que se caracteriza por baixas temperaturas na cidade de Barbacena (MG), mas, também, é o mês em que se celebra o aniversário da Organização Militar (OM) que possui a tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB): a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Fundada em 1949, a Escola celebrou, no último dia 21 de maio, seu septuagésimo terceiro aniversário de criação. Para comemorar a data, foi realizada, na manhã desta segunda-feira (23/05), a solenidade militar alusiva à data. Presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, a cerimônia contou com a presença de todo o efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), autoridades civis e militares da região, além de alunos veteranos da Escola e ex-integrantes do efetivo.

Dentro da solenidade militar que comemorou o aniversário da EPCAR, militares do efetivo da GUARNAE-BQ foram agraciados com a Medalha Militar de Tempo de Serviço, nos graus ouro, prata e bronze, para aqueles que completaram, respectivamente, trinta, vinte ou dez anos de serviço ativo. Uma destas militares agraciadas foi a Major Dentista Beatriz Álvares Peyroton de Souza, Chefe da Subdivisão de Odontologia do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ). Ao receber a medalha, no grau prata, a militar destacou os grandes aprendizados, durante os mais de vinte anos de serviço dedicados à Força Aérea, o amadurecimento e seu agradecimento a todos com quem conviveu durante estes anos. “Conciliar a vida militar, com a família, com a maternidade, fez com que estes vinte anos de vinte anos de serviço ativo tivessem momentos de dificuldade, mas posso afirmar que deu muito certo. Tenho muito orgulho de ter me dedicado e escolhido ser militar. Sinto-me realizada e posso afirmar que todos estes anos foram muito importantes em minha vida, tanto para meu crescimento profissional, quanto pessoal. Sou totalmente agradecida à Força Aérea Brasileira e aos amigos de farda, assim como almejo completar os trinta anos de serviço tão feliz como estou agora”, enfatizou.

A medalha militar no grau bronze é destinada para agraciar militares que tenham completado dez ou mais anos de serviço ativo. O Sargento Eliton Cristiano Ferreira iniciou sua vida militar no ano de 2011 e hoje, com 34 anos de idade, agradeceu pela oportunidade recebida e por ser reconhecido, ao ser condecorado com a Medalha Militar de Tempo de Serviço. “Orgulho. Esta seria a palavra que descreve este momento. Na canção da EPCAR, em seus versos que diz: nosso lema é estudar, obviamente se faz menção à atividade-fim desta Escola. E, para que isso seja possível, é necessário o esforço de muitos militares, que trabalham incansavelmente, abdicando do aconchego do lar e da presença de seus familiares. Assim, me sinto muito honrado em fazer parte desta equipe e, hoje, poder receber esta medalha que representa um reconhecimento pelo tempo de serviço prestado. Agradeço a Deus por isso, e sinto-me mais motivado a continuar desempenhando a nobre missão desta Organização”, finalizou.

“É com um misto de orgulho e satisfação que me encontro diante de todos. Orgulho de estar aqui e de a Nascente do Poder Aéreo, homens e mulheres, uma plêiade de profissionais, abnegados, dedicados e cônscios de seus deveres. A satisfação é pela certeza de que estamos cumprindo nosso ideal, nossa missão, primando por realizar o melhor, permanecendo inarredáveis de nossos objetivos de ajudar na construção de uma Força Aérea moderna, de grande capacidade dissuasória, de colaborar para entregas realmente qualitativas, alinhadas sistemática e metodologicamente com nossa Academia da Força Aérea”, discursou o Comandante da EPCAR, Brigadeiro Daniel, durante a solenidade, na oportunidade em que enalteceu todo o trabalho que foi realizado nestes 73 anos de história da Escola, o que culminou num coroamento de glórias e sucessos alcançados.

A EPCAR tem por missão preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira e está diretamente subordinada à Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS). Atual Diretor de Ensino, o Major-Brigadeiro Sérgio Bastos destacou os relevantes índices que ratificam a qualidade do ensino da EPCAR, além de sua importância para que o aluno da Escola, ao término do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), possa ingressar na Academia da Força Aérea (AFA) em condições de realizar todas as atividades propostas no currículo do Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv). Há 73 anos a EPCAR tem contribuído, não apenas para a FAB, mas para o país. Temos a honra e a felicidade de saber que temos uma escola pública, sob a administração do Comando da Aeronáutica que, em termos de qualidade de ensino, ocupa a segunda colocação no Brasil. A formação moral, a formação intelectual, a integridade, a honestidade de propósitos e o profissionalismo, isso é fantástico para o país e a gente se sente muito feliz de estar aqui cultuando nossas tradições e, principalmente, sabendo que a Força Aérea Brasileira está contribuindo para que o nosso país seja cada vez melhor”, disse o oficial-general.

Durante a solenidade militar, foi cantada por todos os presentes a Canção da EPCAR, os esquadrões do Curso Preparatório de Cadetes do Ar entoaram seus gritos de guerra homenageando a instituição e, encerrando a cerimônia, alunos veteranos e ex-integrantes do efetivo da Escola reviveram momentos de suas carreiras ao desfilarem incorporados a Guarda de Honra da Nascente do Poder Aéreo.

Clique aqui para ver mais imagens desta emocionante cerimônia militar.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página