Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR celebrará seus 73 anos
Início do conteúdo da página

Desde o ano de 1949, a “Nascente do Poder Aéreo” vem preparando o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), completará, no próximo dia 21 de maio, 73 anos de atuação na formação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante mais de sete décadas, a Escola já formou mais de 17 mil alunos no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

E, para comemorar tão marcante momento, no dia 23 de maio, será realizada a solenidade militar alusiva à data, na oportunidade onde serão agraciados militares com a Medalha Militar de Tempo de Serviço, por haverem completado 10, 20 ou 30 anos de serviços prestados. A cerimônia contará com a presença de oficiais-generais do Alto-Comando da Aeronáutica e autoridades civis e militares da região.

Haverá, ainda, no dia 19 de maio, um concerto musical com a Banda de Música da EPCAR, apresentando as mais belas canções nacionais e internacionais. Encerrando as comemorações, no dia 25 de maio, às 16h, será realizada uma corrida recreativa contando apenas com a presença de integrantes do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), no interior da Escola. A fachada histórica da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola, também receberá iluminação especial a partir da noite de sexta-feira, dia 20 de maio.

Para o Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, Comandante da EPCAR, a existência da Escola durante estes 73 anos ratifica a dedicação dos integrantes do efetivo em todos estes anos, concretizando a preparação do futuro cadete aviador com alto grau de excelência. “São milhares de alunos formados em nossa Escola. São milhares de profissionais que já passaram nas mais diversas áreas de atuação para que a missão fim da FAB seja cumprida. Essa sintonia, no final de cada ano letivo, alça a Nascente do Poder Aéreo ao patamar mais elevado no contexto nacional!”, afirmou o oficial-general.

Mais informações, acesse o site www.fab.mil.br/epcar.


Fonte: Seção de Comunicação Social, EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: arquivo EPCAR
 
Serviço: Concerto musical da Banda de Música da EPCAR
Data: 19 de maio de 2022 Horário: 19h 30min
Local: Pátio das paineiras da EPCAR (em caso de mau tempo, o concerto será cancelado)
 
Serviço: Solenidade Militar alusiva aos 73° aniversário da EPCAR
Data: 23 de maio de 2022 Horário: 10h 30min
Local: Pátio de formaturas da EPCAR (em caso de mau tempo, a solenidade será realizada no Ginásio Charles Astor)

 

Fim do conteúdo da página