Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > GSD tem novo comandante
Início do conteúdo da página

Com atuações em missões de paz, no Haiti, e de Garantia da Lei e da Ordem, nas Olimpíadas, Major Gustavo Moura assume o Comando do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena

 

Na tarde desta terça-feira (29/03), no pátio de formaturas da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), aconteceu a solenidade militar de passagem de cargo de Comandante do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena (GSD-BQ), do Major de Infantaria Carlos Augusto Teixeira Braga ao Major de Infantaria Gustavo Moura de Oliveira. O Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, presidiu a cerimônia e o ato de passagem de cargo. Além de integrantes do efetivo da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), autoridades militares e civis dos órgãos de segurança da cidade também prestigiaram o evento.

Em Barbacena (MG), a atuação da infantaria deu-se com o início do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), no ano de 1949, quando foi criada uma Companhia de Infantaria de Guarda para salvaguardar as instalações. No ano de 1984, as Companhias de Infantaria de Guarda cresceram e foram promovidas a Batalhões de Infantaria da Aeronáutica (BINFA), ficando a companhia de Barbacena denominada BINFA 63. Já em 2018, cumprindo o previsto na reestruturação da Força Aérea Brasileira (FAB), o BINFA 63 passou à nominação de Esquadrão de Segurança e Defesa (ESD-BQ), ocorrendo uma reestruturação interna, de setores, missões e capacidades, sendo, em 2022, promovido a Grupo de Segurança e Defesa, GSD, tipo 2, com mais responsabilidades e capacidades.

O Major Carlos Augusto Teixeira Braga deixa o comando após mais de três anos a frente do GSD-BQ, contudo, permanecerá na EPCAR, atuando, agora, no Corpo de Alunos (CA) da Escola. O militar já possui uma passagem por Barbacena, com sua designação logo após o término de sua formação na Academia da Força Aérea (AFA). Nesta oportunidade, num cargo que lhe exigiu mais responsabilidades e decisões, o oficial enfatizou em seu discurso de despedida, o apoio irrestrito de seus familiares, dos amigos que já conhecia desde sua primeira passagem e do efetivo da Guarnição, destacando o grande comprometimento e dedicação dos integrantes do GSD-BQ. “Neste retorno à Barbacena, vim com um misto de alegrias e expectativas, trazendo a experiência dos desafios, tristezas e alegrias que aqui vivi enquanto aspirante e tenente. Contudo, o desafio agora seria muito maior: o de comandar o GSD-BQ. Deixo o comando com a certeza do dever cumprido, graças ao apoio que recebi de meus familiares e integrantes desta Guarnição, em especial, do efetivo do GSD que, sem a lealdade, o comprometimento, a dedicação e a competência de cada um, eu não poder ter o sucesso que tive”, disse, em seu discurso, onde também desejou boas-vindas ao seu sucessor.

Quem agora também traz uma história de retorno à EPCAR é o Major Gustavo Moura. O militar iniciou sua carreira militar no ano de 2001, como aluno da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola. Vinte e um anos após cruzar os portões da EPCAR pela primeira vez, o novo Comandante do GSD retorna trazendo consigo uma vasta experiência por atuar em missões e unidades operacionais, o que lhe credibiliza para assumir a função e dar sequência ao trabalho que vem sendo desenvolvido e modernizado nos últimos anos. “Voltar para onde iniciei minha carreira é motivo de muita satisfação, pois tenho um carinho muito grande não apenas pela Escola, mas pela cidade e, assim, sinto-me orgulhoso por voltar ao local onde tudo começou. Tenho a expectativa de poder realizar um grande trabalho, pois no atual momento de carreira em que me encontro, sinto-me preparado, além de saber que terei o apoio de meus superiores e subordinados para exercer o cargo”, disse o oficial, descrevendo, em algumas palavras, o perfil que lhe é atribuído. “Caracterizo-me como um perfil agregador, seguindo o lema de nossa Escola, não muitos mas os melhores. Assim, como a infantaria, procurarei sempre fazer o melhor com o objetivo de congraçar todo o efetivo da Escola e, principalmente, do GSD, para dar o suporte que a Escola precisa para cumprir sua atividade-fim”, finalizou.

Seguramente, o cargo de Comandante do GSD representa um papel fundamental no cumprimento da missão da EPCAR, ao atuar em prol da segurança e defesa, orgânica e operacional. Ao Major Augusto, tenha plena convicção de que os seus comandados tiveram uma referência de honestidade de propósitos, dignidade, correção e senso de justiça, durante todo o período em que estiveram sob seu comando. Ao Major Gustavo Moura, atesto que suas credenciais, sua experiência na área da Infantaria da Aeronáutica, destacando sua atuação nas missões de paz, nos dão a certeza de que a missão será cumprida com excelência”, discursou o Brigadeiro Daniel, durante a solenidade.

A cerimônia militar contou com a presença de todo o efetivo militar da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena, que presenciou o ato solene de passagem de cargo de Comandante e a revista do novo Comandante ao grupamento do GSD-BQ. No encerramento, todos os grupamentos desfilaram ao som da Canção da Infantaria da Aeronáutica, sob os acordes da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo.

 

 


DESCERRAMENTO DO RETRATO

Antecedendo a cerimônia militar, no prédio onde abriga a sala do Comandante do GSD-BQ, comandantes substituído e substituto, junto a seus familiares e oficiais de infantaria, presenciaram o momento quando o Major Augusto descerrou sua foto na galeria dos Comandantes do Grupo de Segurança e Defesa de Barbacena, deixando materializado o seu período de comando.

 

O NOVO COMANDANTE

O Major de Infantaria Gustavo Moura de Oliveira foi promovido ao atual posto em 31 de agosto de 2021. Natural de Belém (PA), possui um vasto currículo com formação acadêmica, em várias áreas de especialização, com cursos e estágios, básicos, teóricos e operacionais, no Brasil e no exterior.

Atuou em várias unidades operacionais e, em missões no Brasil e no exterior, com destaque para o Comando do 4º Pelotão da 4ª Companhia de Fuzileiros de Força de Paz na missão das Nações Unidas para a estabilização do Haiti e para o Comando do 3º Pelotão da 2ª Companhia de Infantaria, durante os jogos olímpicos e paralímpicos Rio 2016. Serviu, ainda, no Batalhão de Infantaria de Belém, na Base Aérea de Campo Grande, na Ala 5, Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil, Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais da Aeronáutica e na missão de treinamento da União Europeia na República centro-africana.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página