Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > PROFESP retoma atividades
Início do conteúdo da página

Desde o início da pandemia, esta é a primeira vez que as atividades são retomadas presencialmente. O Programa, neste ano, irá até o dia 07 de dezembro.


Na manhã desta segunda-feira (14/03), no Salão Nobre da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), a Escola e a Prefeitura Municipal de Barbacena (PMB) assinaram um acordo de cooperação técnica para as atividades do Programa Forças no Esporte (PROFESP) do ano de 2022. O acordo foi assinado pelo Prefeito de Barbacena, Carlos Augusto Soares do Nascimento, e pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça. Estiveram presentes as diretoras das duas escolas municipais contempladas, os secretários municipais de educação e assistência social, além de integrantes da coordenação do Programa, que é desenvolvido sob a responsabilidade da EPCAR.

Em suas palavras, o Comandante da EPCAR destacou a importância de um programa dessa magnitude, pois reflete positivamente como um fator diferenciador na vida dos assistidos. Segundo o militar, desde que foi criado, o Programa tem sido coroado de sucesso, porque ações são promovidas na prática, pelas organizações militares e pelas instituições parceiras. “O que faz a diferença na vida dessas crianças são as ações desenvolvidas pela Força Aérea e pela nossa Escola. Essa parceria gera frutos de cidadania, frutos para todos os envolvidos, para quem nós precisamos olhar e devemos acolher”, disse o Brigadeiro Daniel.

“Projetos como esse fazem e farão diferença na vida dessas crianças de uma forma que a gente não consegue imaginar. Conseguiremos tocar e alcançar o coração dessas crianças com algo que, para os integrantes da EPCAR, pode ser cotidiano ou natural, como civismo, amor à Pátria, devoção à Bandeira Nacional, amor aquilo que é nosso… Por meio deste Programa, poderemos resgatar um pouco disso na vida dessas crianças. Tenho certeza de que o PROFESP vai, sim, transformar a vida desses garotos. Por isso, contem sempre conosco, não apenas para esta parceira, mas para todas as outras que virão no futuro e que a Força Aérea precisar”, enfatizou o Prefeito de Barbacena.

Ambas as instituições, por meio da assinatura do acordo de cooperação, comprometem-se a oferecer aos beneficiários do Programa todas as condições para a realização das atividades no contraturno escolar, como alimentação, transporte, estruturas e materiais para a prática de atividades físicas, profissionais nas áreas de educação física, pedagogia, assistência social e àqueles que forem necessários para as atividades complementares propostas. O Programa possui uma equipe de coordenação, composta por integrantes do efetivo da EPCAR, que atuam exclusivamente na execução das ações práticas e administrativas do PROFESP.

Após a assinatura do acordo de cooperação, antes de visitarem as instalações que receberão as ações do Programa, os envolvidos se dirigiram para o auditório da Escola Preparatória de Cadetes do Ar, onde ocorreu a aula inaugural do ano letivo de atividades do Programa Forças no Esporte. Nesta oportunidade, o coordenador do PROFESP na EPCAR, Coronel Sérgio Nogueira Blaso, explanou aos presentes acerca dos dados, estatísticas e a estrutura organizacional e pedagógica do Programa na Escola, que, em 2022, atenderá inicialmente a 150 crianças das Escolas Municipais Tony Marcos de Andrade, sediada no bairro 9 de março e Alberto Corrêa, que fica no bairro São Francisco, ambas em Barbacena.

 

O PROGRAMA

O Programa Forças no Esporte (PROFESP) é desenvolvido pelo Ministério da Defesa, com o apoio da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e em parceria com os seguintes Ministérios e suas respectivas Secretarias: Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial do Esporte, Secretaria Especial do Desenvolvimento Social e Secretaria Especial da Cultura; Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação Básica e Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação; e Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, com a participação da Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O PROFESP é destinado ao atendimento de crianças, adolescentes e jovens de ambos os sexos, a partir de 6 (seis) até os 18 (dezoito) anos de idade, em situação de vulnerabilidade social. Tem por finalidade promover a valorização da pessoa, reduzir riscos sociais e fortalecer a cidadania, a inclusão e a integração social dos beneficiados, por meio do acesso à prática de atividades esportivas e físicas saudáveis e de atividades socialmente inclusivas, realizadas no contraturno escolar, dentro de organizações militares.

Clique aqui e veja mais imagens.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página