Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR recebe nova Turma do CPCAR
Início do conteúdo da página

Os futuros alunos se apresentaram na Nascente do Poder Aéreo para início da realização do Estágio de Adaptação

Neste sábado (15/01), os 134 candidatos aprovados no Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2022 iniciaram sua jornada na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), em Barbacena-MG, Organização Militar que tem a missão de preparar os alunos para ingresso no Curso de Oficiais Aviadores, realizado na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga-SP. O evento foi acompanhado pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, além dos militares que integram o efetivo de Corpo de Alunos e da Comissão responsável pelo processo seletivo.

Para receber e realizar o sonho desses adolescentes que comporão a tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB), a EPCAR montou uma grande estrutura, seguindo todos os protocolos de segurança preconizados pelo Ministério da Saúde no combate à Covid-19. Todos os candidatos foram submetidos ao teste rápido antígeno (Swab Nasal), realizado pelos militares do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ).

A preparação para o ingresso nas fileiras da FAB se inicia muito cedo e passa primeiramente pela seleção em um dos exames de admissão mais concorridos do país. Os familiares têm papel fundamental no incentivo e apoio para que o objetivo final seja alcançado. Assim aconteceu na Família Ludgerio, onde pai e mãe não mediram esforços para que seu filho fosse aprovado. “Foi uma luta para que ele conseguisse ser aprovado nessa renomada Instituição. Emoção e gratidão seriam as palavras nesta hora. De agora em diante serão só vitórias”, relatou Kelly Vieira Braga, mãe do estagiário Fábio Vieira Ludgerio, de 16 anos.

A tradicional transposição do portão principal da EPCAR, quando eles ingressam pelos portões da instituição, pela primeira vez como um grupamento e se apresentam, um a um, ao Comandante da Escola, ocorreu neste domingo (16/01). Em formato mais simplificado, porém, sem deixar de lado a formalidade e a importância do ato, essa cerimônia mais esperada pelos futuros alunos não contou com a presença dos familiares, devido ao atual momento de pandemia mundial.

Respeitando todos os protocolos de segurança, o Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça recebeu os estagiários do CPCAR 2022 e destacou o quanto é significativo e importante essa recepção para a Escola e para os futuros alunos. “A EPCAR preparou-se para receber os novos Alunos do CPCAR 2022, mantendo todos os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades, como objetivo de bem acolher nossos Alunos, com a mais absoluta segurança, e proporcionar os meios necessários para que as atividades de adaptação à vida militar possam ser conduzidas em ambiente absolutamente controlado”, disse o oficial-general.

Como parte desse primeiro contato entre a Escola e familiares, está prevista a realização de palestras on-line, onde serão apresentados as estruturas de ensino e o funcionamento dos dois setores basilares para a formação dos alunos: a Divisão de Ensino e o Corpo de Alunos. Os militares responsáveis por esses setores, junto ao Comandante da EPCAR, farão as apresentações na segunda-feira (17/01), por videoconferência.

E, os candidatos, iniciaram o Estágio de Adaptação Militar (EAM), assumindo a condição de estagiários e passando a receber instruções de ordem unida, doutrina e regulamentos com a finalidade de adaptá-los à rotina militar.

Clique aqui para ver algumas fotos dos primeiros momentos dos estagiários do CPCAR 2022.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Domingos

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página