Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Graduado-Master e Comandante do CA assumem função
Início do conteúdo da página

Suboficial Sérgio Carvalho assume a função de Graduado-Master em substituição ao Suboficial Discacciati. Ten Cel Siqueira é o novo Comandante do Corpo de Alunos

 

Fim de ano e novos militares assumem funções na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). Na tarde desta quarta-feira (15/12), no Salão Nobre da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), o Suboficial Sérgio Carvalho Silva assumiu a função de Graduado-Master da GUARNAE-BQ em substituição ao Suboficial Celeste José Discacciati. Já na manhã de quinta-feira (16/12), no pátio de formaturas da Escola, foi realizada a solenidade militar que marcou o retorno do Tenente-Coronel Aviador Renato Costa Siqueira à EPCAR, para agora assumir o cargo de Comandante do Corpo de Alunos. A cerimônia militar contou com a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, e teve o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Daniel Cavalcanti de Mendonça, presidindo os atos de passagem dos cargos.

 

GRADUADO-MASTER

O Suboficial Celeste José Discacciati foi o primeiro Graduado-Master da Guarnição de Barbacena e, após quase dois anos, passa a função ao seu sucessor. Em seu discurso de despedida da função, o graduado ressaltou o sentimento do dever cumprido, do esforço para superar as dificuldades imprimidas pelo ineditismo da função na Guarnição e agradeceu o apoio que recebeu, em todas as esferas e em todas as Organizações Militares (OM) que compõe a GUARNAE-BQ, para desenvolver os projetos e trabalhos que visam beneficiar e valorizar as praças e os graduados, uma das principais responsabilidades inerentes à função. “Ao assumir a função, tudo era novo, próprio do pioneirismo. Sabia das dificuldades iniciais, das responsabilidades e das expectativas. Mesmo com tantas dificuldades, tenho a sensação do dever e missão cumpridos. Afirmo a meus Comandantes, Chefes e pares que toda a assessoria foi feita de forma leal, com isonomia e visando sempre o fortalecimento da tropa, da Guarnição e da Força Aérea. O apoio dos superiores, pares e subordinados foi fator fundamental para fortalecer cada vez mais a função de Graduado-Master”, discorreu o graduado que, ao final da cerimônia, inaugurou a galeria de Graduados-Master da Guarnição, ao descerrar, acompanhado de sua família, o seu retrato na galeria.

O Comandante da EPCAR presidiu esta solenidade militar e foi o responsável por impor o alamar no Suboficial Sérgio Carvalho. Em suas palavras, o Brigadeiro Daniel enalteceu o destacado trabalho executado pelo Suboficial Discacciati, desejou êxito ao Suboficial Sérgio Carvalho e reafirmou a importância que esta recém-criada função tem no âmbito do Comando da Aeronáutica (COMAER). “Ao Suboficial Discacciati, agradeço pelo empenho e pelo exemplo de conduta profissional e pessoal. Lhe agradeço por tudo o que fez, faz e tenho certeza que continuará fazendo ao nosso lado, ombreado. Suboficial Sérgio Carvalho, foram seus atributos pessoais e suas qualificações profissionais que lhe trouxeram até aqui. Esse é um momento muito importante na sua carreira. Cada integrante desta Guarnição estará a seu lado, o tempo todo, você nunca estará sozinho para conduzir sua missão. Parabenizo aos dois por esta data”, enfatizou.

 

CORPO DE ALUNOS

No final da manhã de quinta-feira (16/12), no Pátio de Formaturas da EPCAR, ocorreu a solenidade militar de passagem de cargo de Comandante do Corpo de Alunos da Escola, do Tenente-Coronel Aviador Joel de Castro Sales ao Tenente-Coronel Aviador Renato Costa Siqueira. A cerimônia foi presidida pelo Major-Brigadeiro Sérgio Bastos e o ato de passagem presidido pelo Comandante da EPCAR. Em forma, a tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB), viu seu novo Comandante passar em revista à Guarda de Honra, após haver assumido, oficialmente, o cargo. O Tenente-Coronel Siqueira já comandou um Esquadrão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) entre os anos de 2014 e 2017 e retorna para liderar as ações do Corpo de Alunos.

O Brigadeiro Daniel recebeu as apresentações dos dois oficiais após a passagem oficial do cargo e, em suas palavras, destacou o importante trabalho de ambos os Comandantes, ratificando que o cargo de Comandante do Corpo de Alunos representa um papel fundamental no cumprimento da missão da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, em face de se traduzir na atividade-fim da Instituição. “Dentre as mais nobres missões que se pode receber, certamente estará presente aquela que se materializa no Comando do Corpo de Alunos desta Escola: liderar e moldar os futuros líderes da FAB. Ao longo do CPCAR, verifica-se a ímpar e gratificante oportunidade de moldar o caráter militar da mais jovem tropa de nossa Força Aérea, lapidar condutas, inspirados e balizados pelos pilares basilares da disciplina e da hierarquia, bem assim inspirá-los a perseverar na busca de seus ideais”, discursou o oficial-general.

Apesar de deixar o cargo, o Tenente-Coronel Joel continuará na EPCAR contribuindo na missão de preparar o futuro cadete da FAB. Agora, na Divisão de Ensino da Escola. Com a experiência de dois anos à frente do Corpo de Alunos, o militar, em seu discurso de despedida do cargo, destacou as grandes dificuldades que foram imprimidas face à pandemia que assolou o mundo. “Realmente foram dois anos atípicos nos quais todos os membros desta Escola, hoje representados por destacados profissionais, ombrearam em conjunto com as demais organizações sediadas, adaptaram-se rapidamente às imposições vigentes em tempos de pandemia e implementaram protocolos e soluções que garantiram a continuidade da preparação do nosso bem maior: os futuros líderes de nossa Força”, frisou.

Encerrando a solenidade, os três Esquadrões do CPCAR desfilaram em continência a seu novo Comandante. Já no Comando do CA, ocorreu a cerimônia de descerramento da foto do Tenente-Coronel Joel na galeria de Comandantes do Corpo de Alunos.

Se você quiser ver mais imagens das solenidades militares que marcaram a passagem de função de Graduado-Master e do cargo de Comandante do Corpo de Alunos da EPCAR, é só clicar aqui!

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página