Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Aluno da EPCAR é destaque nacional na Olimpíada de Ciências
Início do conteúdo da página

Olimpíada promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações teve mais de 2.300.000 participantes. Aluno Hermínio se classificou entre os cinco melhores do país, em sua categoria

 

Entre os dias 03 e 10 dezembro, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) realizou a 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Milhares de pessoas visitaram o evento que ocorreu em Brasília (DF), e conheceram as mais modernas produções científicas brasileiras, que estavam dispostas em 100 estandes. Na oportunidade, também foram premiados os alunos melhores colocados que participaram da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC), que contou com mais de 2.300.000 participantes e teve o aluno da EPCAR, Hermínio Joaquim da Silva Júnior, do 2° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), do Esquadrão Anhur, recebendo a medalha de ouro, por ter se classificado entre os 5 melhores de todo o Brasil, em sua categoria, e entre os 25 melhores de toda a Olimpíada.

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, astronauta Marcos Pontes, esteve presente ao evento e foi o responsável por entregar a premiação aos vencedores. Em um vídeo gravado após a cerimônia, ele lembrou sua trajetória na carreira espacial e disse que a premiação vai ajudar crianças e jovens a terem boas carreiras no futuro, na oportunidade em que deixou um recado a todos os integrantes da EPCAR. “Quero mandar um abraço a todos vocês, da EPCAR, e saibam que eu sonhei muito em ingressar na EPCAR. E eu não consegui, só depois vim a ingressar na Academia da Força Aérea (AFA). Mas, continuem assim, estudem! Como minha mãe falava: estude, trabalhe, persista e sempre faça mais do que esperam de você, que vocês vão ter muito sucesso. Essa carreira é muito bonita e eu quero ver cada um de vocês, seja no ITA, seja na AFA, ou em qualquer uma das opções que a FAB oferece pra vocês”, disse.

O aluno Hermínio esteve acompanhado pelo Comandante do Esquadrão Anhur, Major Aviador José Adriano Hespanhol, e pelo professor da disciplina de física, Antônio Ribeiro de Rezende Neto. O docente destacou que o esforço e a dedicação do aluno Hermínio foram recompensados com a obtenção desta premiação e que, como professor, este é um dos momentos que ratifica a certeza do trabalho bem desempenhado, com a colheita de bons frutos. “Hoje foi o dia de ver o meu aluno colher os frutos de uma longa jornada. Após duas fases de uma Olimpíada, em que participaram mas de dois milhões e trezentos mil alunos, o aluno Hermínio recebeu a sua merecida medalha de ouro, como um dos destaques nacionais. Para mim, professor, participar de tudo isso é uma alegria incomensurável. Também é minha medalha! Parabéns, aluno Hermínio”, concluiu.

“Sou agradecido a todos que me proporcionaram as oportunidades para que eu pudesse participar dessa Olimpíada e representar a FAB no evento. É uma realização poder ver algo palpável que é fruto do esforço e do trabalho que a gente desenvolveu durante o ano. Esses resultados comprovam que, no final, toda dedicação vale a pena! Que possamos ter sempre essa paixão pelo conhecimento de fato, e não apenas por realizar provas. O mundo não irá se adaptar a gente. Nós é que temos que nos adaptar ao mundo. Para isso, é preciso nos inovar e melhorar de alguma forma. O importante é não ficar parado e não se estagnar. Como aluno, vejo essa olimpíada como uma oportunidade de ultrapassar meus limites e buscar algo a mais”, destacou o aluno Hermínio, demonstrando todo o seu contentamento com o resultado obtido, agradecendo o apoio recebido pela FAB e pela EPCAR, em especial, aos companheiros de turma, integrantes do Esquadrão Anhur e o corpo docente da Escola.

 

A ONC

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física), a ABQ (Associação Brasileira de Química), o INSTITUTO BUTANTAN, a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp); ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 6ª a 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Major Hespanhol
 
Fim do conteúdo da página