Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Esquadrão Sabre realiza último Exercício de Campanha
Início do conteúdo da página

Realizado anualmente, o EXEC proporciona aos alunos procedimentos, técnicas e táticas para uso em várias situações da vida castrense

Entre os dias 13 e 15 de outubro, os alunos do Esquadrão Sabre, 3° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), participaram do Exercício de Campanha (EXEC), visando o treinamento de técnicas, táticas e procedimentos para situações adversas decorrentes de uma atuação militar em condições hostis. As atividades foram realizadas nas dependências da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e na área de acampamento da Escola, nas proximidades do Aeroporto Major-Brigadeiro Doorgal Borges, em Barbacena (MG).

O Major Aviador Joubert de Almeida Portes, Comandante do Esquadrão, destacou que os objetivos do último exercício foram atingidos, afirmando que os integrantes da turma foram exigidos ao máximo em sua parte física e mental. “As missões foram aprimoradas em relação aos anos anteriores e os alunos puderam trabalhar mais a parte de liderança e autonomia em suas decisões para o grupo. A postura, marcialidade, vibração e comprometimento me faz elogiar essa Turma, coroando com êxito o 3º ano na parte operacional”, enalteceu o oficial.

O EXEC é realizado anualmente e tem o objetivo de prover aos alunos treinamentos dos procedimentos, técnicas e táticas básicas de uso do equipamento individual, marchas, estacionamento, deslocamentos terrestres, exercícios de maneabilidade e exercícios práticos. Para o Suboficial Sérgio José Teixeira, instrutor em mais de trinta exercícios, poder proporcionar as ferramentas necessárias para que os instruendos possam exercer tudo o que lhes foi passado nos exercícios anteriores é um grande desafio. “Planejamos e preparamos essa atividade com total dedicação e profissionalismo. Hoje afirmo que os alunos dessa Turma levarão mais esse conhecimento para a Academia da Força Aérea (AFA)”, afirmou.

Um dos processos mais significativos na formação dos futuros cadetes da Força Aérea Brasileira é o exercício de campanha. Por isso, a aluna Juliana Santos Modesto afirmou que os militares do Esquadrão estão perto do final de mais um ciclo e puderam olhar para trás e ver que superaram mais um desafio.O último EXEC realizado na Escola Preparatória certamente ficará marcado. Foram três dias de dedicação, quinze quilos de mochila pesada nas costas e muitos ensinamentos. Cada um superou os seus próprios limites e se esforçou para concluir cada missão que nos era dada. Com 161 começamos e, 161 terminamos”, destacou.

Ao término do Exercício de Campanha, os alunos do Esquadrão Sabre foram recepcionados pelo Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, que proferiu uma mensagem a eles e instrutores, após realizadas as honras militares de encerramento do exercício. “Após o término do EXEC 3, temos a convicção de que nossos guerreiros do Esquadrão Sabre cumpriram mais uma importante etapa rumo ao Ninho das Águias”, finalizou.

Clique aqui e veja várias fotos desse Exercício de Campanha!

 

Fonte: EPCAR, por Sargento Domingos
Fotos: Suboficial Leopoldo, Sargento Valentim e Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página