Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Esquadrão Hércules presta compromisso à Bandeira e ao Código de Honra
Início do conteúdo da página

 

Alunos componentes do primeiro ano do CPCAR prestaram juramento à Bandeira Nacional e o compromisso ao Código de Honra da EPCAR

 

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), é uma instituição militar de ensino médio e há mais de setenta anos vem cumprindo sua missão de preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB), que, além da formação militar e acadêmica, também desenvolve um trabalho de formação e valorização do caráter em seus militares, pautando por valores de honestidade, verdade, justiça, dentre outros. Na manhã desta sexta-feira (08/10), os alunos do Esquadrão Hércules, primeiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), prestaram compromisso ao Código de Honra da Escola e o juramento à Bandeira Nacional, em cerimônia ocorrida no pátio de formaturas. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, a solenidade contou apenas com a presença do Corpo de Alunos (CA), oficiais superiores da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), professores e do Graduado-Master da GUARNAE-BQ, Suboficial Celeste José Discacciati, havendo sido cumprido todos os protocolos sanitários em virtude do momento de pandemia.

Após quase um ano de intensos estudos e aprendizados, pode-se dizer que os mais jovens militares da Força Aérea viveram um momento de alta significância em suas vidas militares, ao assumirem um importante passo na escolha da profissão e realizarem os atos solenes de juramento à Bandeira Nacional e de compromisso ao Código de Honra da Escola, sendo este último prestado perante o Estandarte da EPCAR. O Comandante do Esquadrão, Capitão Aviador Renan Nunes Leão, frisou que os valores assumidos nos compromissos de hoje serão fundamentais para a continuidade da carreira militar dos jovens alunos e nas mais diversas responsabilidades e adversidades que enfrentarão em suas vidas. “Eles enfrentarão muitos desafios, serão confrontados a todo momento a assumir responsabilidades, se envolver, estar a frente de missões, comandando aeronaves e tripulações. Então, ter coragem, acima de tudo, para assumir as suas responsabilidades e se manter firme sustentado pelos pilares dos valores que eles já trazem desde esse primeiro momento da carreira, será muito importante para conseguirem cumprir suas missões”, destacou o militar. Muito emocionado ao final da solenidade, o Capitão Leão já experimentou este momento no ano de 2003, quando cursava o primeiro ano do CPCAR, além de também já ter sido o Presidente do Código de Honra. “Desde o primeiro ano aqui na EPCAR me envolvia com estes valores. Realmente me emociono, porque vivi tudo isso aqui muito intensamente”, concluiu, com lágrimas nos olhos.

Um dos pontos mais marcantes desta cerimônia ocorreu com a assinatura do livro da Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (CPFV), ato oficial em que os alunos registram o compromisso com o Código de Honra, na oportunidade onde também são apresentados os novos membros do Conselho. Assinaram o livro, o Coronel Daniel, o Coordenador Geral de Disciplina da EPCAR, professor Alexandre José Rodrigues, o Presidente do Conselho de Honra, aluno Josafá Martins de Luna, do Esquadrão Sabre, e a aluna primeira colocada do Esquadrão Hércules, Jéssica Callegari Silva de Oliveira. Comparando suas percepções antes de ingressar na vida militar, a aluna destacou que os valores incutidos durante o processo de formação são fundamentais para o amadurecimento pessoal, pois fazem parte do cotidiano das pessoas e da instituição. A verdade é muito importante aqui! E todos estes valores desta instituição são muito importantes para moldar uma futura oficial aviadora que desejo me tornar. Estando aqui dentro e conversando com outros militares mais experientes, pude perceber e viver novas experiências e valores que desconhecia, principalmente a responsabilidade que nos é aplicada, pois estamos aqui para defender nosso país”, concluiu.

Não podemos e não devemos esquecer este compromisso! Que ele seja o guia das ações de todos daqui por diante: o cumprimento rigoroso do dever, aliado ao espírito de disciplina e de sacrifício, além de constituir fator moral que caracteriza os homens e mulheres aqui forjados. Muitos serão os desafios a serem superados e com a mesma garra e entusiasmo demonstrados até agora, tenham a certeza de que cada um deles será superado”, discursou o Comandante da EPCAR, direcionando sua fala aos compromitentes, e enaltecendo que a cerimônia de compromisso é um marco na vida destes jovens, pois, mais do que um cumprimento regulamentar, pretende, antes de tudo, introduzir na consciência de cada um uma linha de conduta e um lema de vida voltado para valores morais de nossa sociedade.

Durante a solenidade, que encerrou-se com o vibrante grito de guerra do Esquadrão Sabre, foram entregues os distintivos aos novos integrantes do Conselho de Honra do Esquadrão Hércules, todos os integrantes do esquadrão compromitente desfilaram em continência à Bandeira Nacional e também foi cantado o Hino Nacional Brasileiro, sob os acordes da Banda de Música da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a Escola.


CÓDIGO DE HONRA

A Comissão do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores - CPFV - tem como inspiração a estrutura do Código de Honra da Academia Militar de West Point (EUA) e é pautado em três valores fundamentais: “aprender para liderar”, “servir por ideal” e “dignidade acima de tudo”. Estas três expressões têm como objetivo resumir e edificar em curtas frases os valores defendidos pelo Estatuto dos Militares, tornando óbvio ao efetivo a inspiração de uma postura que venha a contribuir no processo de formação.

 

Uma cerimônia como esta sempre nos proporciona lindas imagens. Clique aqui e veja mais!

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página