Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR forma novos sargentos
Início do conteúdo da página

Oito novos sargentos encerraram a primeira fase do Estágio e agora atuarão nos mais diversos setores da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena


Foi realizada no final da manhã desta terça-feira (14/09), a solenidade militar de conclusão do Estágio de Adaptação para Praças (EAP), do ano de 2021, da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Presidida pelo Comandante da Escola, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, os novos sargentos prestaram o compromisso e desfilaram em continência à Bandeira Nacional, sob os olhares atentos de oficiais da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). Para que todos os procedimentos de segurança sanitária fossem adotados devido ao atual momento de pandemia, somente alguns oficiais convidados estiveram presentes ao evento que não contou com a presença do efetivo da Guarnição.

Primeira colocada do Estágio, a agora Terceiro-Sargento Jéssica Portes Júnior recebeu sua homenagem das mãos do Coronel Daniel e externou toda a sua alegria pela conclusão desta fase. Com formação técnica em enfermagem, a militar possui experiência em hospitais da cidade que são referências em traumas e cardiologia. A partir agora, ela iniciará suas atividades no Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), enfatizando que está muito motivada para contribuir com os demais militares no cumprimento da missão e no auxílio ao atendimento aos beneficiários de Barbacena (MG) do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU). “Através da minha experiência adquirida em hospitais durante minha vida, sei que poderei agregar aos militares que lá já atuam, assim como tenho muito a aprender com eles com relação a protocolos e que muito acrescentará na minha formação. O Esquadrão de Saúde e seus usuários podem esperar uma sargento muito dedicada, darei o meu melhor e sei que o início gera um pouco de insegurança, mas darei o melhor, podem ter certeza”, afirmou a militar que fez questão de enaltecer que este período de estágio proporcionou mudanças significativas em todos os integrantes da turma.

Hoje, vocês passam a integrar o seleto grupo de profissionais de uma das mais respeitadas instituições do País e construirão, nos diversos setores desta Guarnição de Aeronáutica, sua história individual e, como consequência, serão colaboradores na missão de preparar os futuros cadetes do ar, responsáveis pelo destino da Força Aérea nas décadas vindouras. Demonstrem sempre orgulho por pertencer a essa nobre instituição, honrando a farda, sua família e, acima de tudo, a Pátria”, disse o Comandante da EPCAR em seu discurso direcionado aos formandos, durante a solenidade militar, que marcou a entrega dos distintivos aos formandos nas especialidades de enfermagem, administração, laboratório, informática e motorista.

Na cerimônia, também foi premiado o militar eleito como estagiário padrão durante o período de formação e, agora, os novos sargentos da Força Aérea Brasileira (FAB) passam a incorporar o Quadro de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados (QSCon), que destina-se a atender, em caráter temporário e pelo prazo máximo de até oito anos, em tempo de paz, as necessidades operacionais da Força Aérea, porventura não supridas pelos quadros regulares de pessoal do Comando da Aeronáutica (COMAER), pertinentes às áreas profissionais de nível médio.

 

ENTREGA DE CERTIFICADOS

Já na noite de segunda-feira (13/09), aconteceu a cerimônia de entrega de Certificados de Conclusão do Estágio de Adaptação para Praças – EAP 2021, da turma Pastor, nome escolhido pelos integrantes da turma. A solenidade também foi presidida pelo Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, que, na ocasião, destacou a dedicação dos integrantes, no período de preparação e o trabalho dedicado dos instrutores.

Durante a cerimônia de entrega de certificados, também foram entregues homenagens a autoridades e ao instrutor homenageado. A estagiária Viviane Neves do Santos foi a oradora da solenidade e, em seu discurso, enalteceu a vitória obtida por cada um e o importante trabalho realizado pelos instrutores. A nossa busca pelo tão almejado sonho de ser sargento da FAB não se iniciou quando cruzamos os portões da EPCAR, mas sim, quando idealizamos vestir essa farda em nossos mais profundos sonhos. Para isso, contamos com o apoio de nossos familiares e amigos e passamos por uma preparação árdua com dias intensos. Agradecemos aos nossos instrutores pela dedicação e empenho investidos na excelência da nossa formação, bem como a todos aqueles que viabilizaram para que este treinamento acontecesse. Hoje saímos da nossa primeira e eterna etapa na caserna com lágrimas, mas felizes e com a sensação de dever cumprido, afinal aqui se formaram novos combatentes”, enalteceu.

 

O ESTÁGIO

Durante o Estágio de Adaptação para Praças (EAP) os integrantes da turma Pastor estiveram submetidos a um período de intensa adaptação à vida militar, aos valores de hierarquia e disciplina insculpidos de modo a propiciar a compreensão e valorização dos elementos basilares, pilares norteadores da vida castrense. Foram ministradas instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de aulas teóricas para conhecimento dos regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER). Logo nas primeiras semanas de instrução militar, foram ministradas disciplinas elementares contidas no currículo mínimo, bem como introduzidos os preceitos de liderança e responsabilidade, com vistas ao futuro desempenho das funções como sargento da Força Aérea Brasileira (FAB).

Clique aqui para ver mais imagens da preparação dos integrantes da Turma Pastor.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Suboficial Leopoldo / Sargento Valentim / Sargento Domingos

 

Fim do conteúdo da página