Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Oficiais promovidos são homenageados
Início do conteúdo da página

Durante a parada diária do Corpo de Alunos da EPCAR, militares foram destaque como forma de homenagem e, também, motivação à tropa mais jovem da FAB


No início da tarde desta terça-feira (31/08), durante a Parada Diária do Corpo de Alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), trinta e três oficiais foram homenageados por haverem sido promovidos na presente data. Presidida pelo Comandante da Escola, Coronel Aviador Daniel Cavalcanti de Mendonça, a cerimônia respeitou os protocolos sanitários previstos para o atual momento, contando apenas com a presença dos homenageados, do Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), Tenente-Coronel Márcio Mattos Pinheiro, de oficiais do Corpo de Alunos (CA) da Escola, do Graduado-Máster da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), Suboficial Celeste José Discacciati e da tropa composta por alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

Do total de oficiais promovidos, dois são do Quadro de Oficiais Intendentes (QOInt), dois farmacêuticos, três dentistas, um médico, vinte e quatro do Quadro de Oficiais Complementar da Aeronáutica (QOCon) nas mais diversas especialidades e um do Quadro de Oficiais de Infantaria (QOInf). Este último é o agora Coronel João Francisco da Silva Júnior, Chefe da Assessoria Jurídica e da Seção de Inteligência da EPCAR. Prestes a completar trinta anos de serviço ativo na Força Aérea Brasileira (FAB) e havendo passado por diversas experiências em sua carreira, o militar afirmou que atingir o posto de coronel é o reconhecimento da instituição por toda a sua dedicação e trabalho desenvolvidos durante todos estes anos. “Hoje foi um dia muito especial para mim, pois alcancei parte de um grande sonho que se iniciou em 1996, quando ingressei como cadete na Academia da Força Aérea. Assim, depois de muitos anos de suor derramado e muito esforço, fui agraciado com a promoção ao último posto da minha carreira! Nesse momento, meu sentimento é de gratidão! Com isso, agradeço a todos os que contribuíram para que eu alcançasse esse tão sonhado objetivo, meu comandante e ex-comandantes, aos meus companheiros de farda, sejam eles superiores ou subordinados e, principalmente, a minha tão amada família, minha esposa e minhas filhas”, externou.

Além da homenagem e do justo reconhecimento aos militares agraciados, a realização destas ações dentro da Parada Diária com a presença do CPCAR é de fundamental importância para fomentar a motivação dos alunos e despertar nos mesmos o interesse para a continuidade na vida militar. Para a aluna Nicole Fernandes Pontes, carioca e com dezessete anos de idade, esta experiência foi ainda mais marcante, visto que a mesma assumiu o serviço e comandou a tropa durante o desfile militar. Para ela, ver militares com tamanha experiência sendo homenageados por suas promoções é realmente fator motivador para todos os alunos da Nascente do Poder Aéreo. “Um exemplo! A gente vê as conquistas de outros militares e acaba se inspirando. Em alguns anos poderei ser eu a ser homenageada em uma solenidade como esta, celebrando uma promoção”, disse a militar que também frisou o fato de apresentar-se ao Comandante da EPCAR, que também já foi aluno da Escola e hoje a comanda. “Eu acredito que pra ele deva ter sido um sentimento de nostalgia e, pra mim, um norte, pois apresentar para ele é uma inspiração completa e pensar que no futuro eu também poderei viver este momento”, finalizou a aluna que deseja ser piloto da aviação de transporte, motivada pelas missões humanitárias de integração que são realizadas pelo Força Aérea.

A promoção é uma conquista, mas, acima de tudo, um reconhecimento da Força Aérea Brasileira por todo o esforço que cada um de nós dispende. A FAB realmente reconhece esse esforço e mostra a importância que cada um de nós tem nessa trajetória. Nós nos sentimos orgulhosos por cada um de vocês que foram promovidos e por serem exemplos e motivação para os nossos alunos que também tem suas promoções entre as séries. A promoção não é apenas uma passagem do tempo, mas há muito merecimento, suor e energia que cada um de nós emprega no dia a dia. Que possamos tornar o amanhã melhor que hoje e fazer melhor a cada dia. Essa dedicação é que mostra realmente o caminho que devemos seguir”, discursou o Coronel Daniel durante a cerimônia militar, que foi a primeira em que presidiu na condição de Comandante da EPCAR.

Os oficiais promovidos receberam menção de destaque e, ao final, também foram homenageados com a tropa do Corpo de Alunos desfilando e entoando a Canção da Escola Preparatória de Cadetes do Ar.

Clique aqui para ver mais imagens da solenidade que celebrou a promoção dos oficiais da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página