Durante reinauguração das instalações que sediam a Banda de Música da EPCAR, veterano que integrou a primeira formação da Banda em Barbacena esteve presente
As Bandas de Música (BMU) militares são uma das grandes atrações das Forças Armadas nos desfiles cívicos, nas apresentações, nas solenidades militares e em vários outros momentos onde elas participam. São milhares de simpatizantes por esta importante composição nos quartéis que são responsáveis por cadenciar as tropas nas mais diversas circunstâncias. Contudo, para que este conjunto de músicos possam executar hinos, dobrados e canções com tamanha harmonia, é necessário muitos treinamentos para que os vários instrumentos, juntos, ecoem de forma uníssona. Para atingir esse patamar de excelência, os profissionais militares músicos necessitam de uma estrutura capaz de lhes proporcionar um ambiente com acústica adequada e, mais ainda, que preservem a saúde daqueles que convivem diariamente na execução de sons em vários tons e volumes.
Pensando nisso, foi reinaugurada na tarde desta quinta-feira (12/08), as novas instalações que serão utilizadas pelos integrantes da Banda de Música da Escola. O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, esteve presente acompanhado da Chefe da Divisão Administrativa da Escola, Tenente-Coronel Intendente Sheyla Fernandes Sales e de alguns representantes dos veteranos que já atuaram na BMU. Todas as medidas sanitárias de combate ao coronavírus foram adotadas para a segurança dos presentes, que puderam presenciar a execução de algumas canções da Música Popular Brasileira (MPB) e homenagens. As instalações, que já eram reduto da Banda, receberam adequações acústicas e estruturais, visando um melhor ambiente de trabalho para os músicos, especialmente no tratamento acústico do local, assim como a melhoria na infraestrutura para que se possa proporcionar mais conforto aos integrantes da Banda.
Um grande destaque na presença dos veteranos que já atuaram, em Barbacena, na Banda de Música da EPCAR é a do Suboficial Alexandre dos Anjos, de 91 anos de idade e que ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) no ano de 1946, na Base Aérea do Galeão (BAGL), sediada no Rio de Janeiro (RJ). Carioca, o militar iniciou sua carreira como soldado e posteriormente seguiu carreira. Com muita lucidez, ele nos contou que fez uma visita à Barbacena no ano de 1949, quando então estavam sendo iniciadas as atividades do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) nas atuais instalações que compõe a EPCAR. Ele ainda nos contou que no ano seguinte à primeira visita, eles foram designados para Barbacena após uma apresentação da Banda de Música da Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), que ficava sediada no Galeão, em Minas Gerais (MG). “Sou natural do Rio de Janeiro e iniciei minha carreira militar na Banda de Música do Galeão. Hoje tudo é muito melhor! Nunca, em toda minha vida militar, eu nunca vi um ambiente como esse e isso me deixa muito satisfeito. Eu só procuro lembrar de coisas boas e, hoje, todas elas vieram em minha mente”, disse, logo após ter seu pedido concedido pelo Comandante da EPCAR para reger a Banda de Música da EPCAR na execução do Hino Nacional Brasileiro.
“É a segunda vez que passo por essa Escola e sempre fui fã do trabalho desta Banda. Há algum tempo que era necessário um upgrade nas instalações da Banda de Música e, essa obra, que iniciou-se em comandos anteriores, hoje se concretiza. Espero que este espaço esteja à altura da capacidade da nossa Banda de Música. É muito bom ter aqui nossos veteranos da Banda, em especial o Suboficial Alexandre que foi integrante da primeira Banda de Música da EPCAR. A mim, me emociona muito, pois particularmente eu gosto de fazer essa deferência àqueles que vieram antes da gente, em todos os níveis, em todos os aspectos, em todos os cenários, seja na Banda de Música ou em qualquer outra área, pois, juntos, ajudaram a construir a história da Força Aérea. Me sinto muito honrado e muito feliz, só tenho a agradecer e parabenizar nossa Banda de Música”, disse o Brigadeiro Silva Mendes em seu pronunciamento direcionado aos presentes.
O atual chefe e mestre da Banda de Música da EPCAR é o Tenente músico Cristóvão Barbosa de Castro. Muito emocionado com as novas instalações, com a presença de companheiros de início de carreira e com a despedida do amigo, Suboficial Ailton, com quem trabalhou junto por 34 anos, o militar apresentou aos presentes um breve resumo do histórico que conta sobre como foi a fundação da Banda de Música em Barbacena e de como os primeiros integrantes foram transferidos, além de também mencionar a importância na melhoria das instalações para a saúde de seus integrantes. “Versa a história que alguns militares vieram em visita à Barbacena em 1949, para participarem das comemorações da Semana da Asa, no mês de outubro. No regresso, de trem, em uma parada, foram indagados acerca do que acharam da estadia e, de forma surpreendente ao responderem positivamente, foram já comunicados de suas transferências, que veio a se consolidar efetivamente no ano de 1950. Olhar estas novas instalações nos inspira e nos motiva a melhorarmos nossas performances, visto a nossa atual estrutura física e material. Outro ponto fundamental é que esta nova estrutura oferece mais qualidade de vida sonora e saúde a todos nós, integrantes da Banda”, destacou o militar.
Uma Banda de Música como a da EPCAR sempre nos proporciona emoções em forma de sons e de imagens. Clique aqui para visualizar mais emoções...
DESPEDIDA DE MILITAR
Dentro das festividades de reinauguração do espaço físico das instalações da Banda, também foi homenageado um integrante que, recentemente, transferiu-se para a reserva remunerada: o Suboficial músico Ailton Bispo de Oliveira Pacheco. Na presença da família, ele se despediu oficialmente após mais de três décadas dedicadas aos trabalhos musicais no Comando da Aeronáutica (COMAER). “Agradeço por estar aqui com saúde. Agradeço aos meus companheiros de trabalho, os que hoje estão na ativa e os que aqui que me receberam e me ensinaram os primeiros passos de como trabalhar na Banda. A vocês, o meu muito obrigado! Ao reger esta música, quero oferecer especialmente à minha família, minha esposa e meus filhos, e também a todos os presentes. Esta música é muito representativa pra mim pois foi a primeira música que ouvi esta banda executar, em 1986, quando eu ainda era conscrito. Por isso, vejo que iniciei minha jornada com ela e, assim, encerro meus 34 anos de serviços com ela”, agradeceu o Suboficial Ailton que foi homenageado por ter se despedido do serviço ativo e, além de receber uma lembrança institucional, regeu a Banda de Música da EPCAR na execução da música Aquarela do Brasil.
Redes Sociais