Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > INCAER realiza visita técnica ao Museu Casa Natal de Santos-Dumont
Início do conteúdo da página

 

O objetivo foi orientar e coordenar a organização do espaço cultural

 

Entre os dias 27 e 29 de julho de 2021, nesse mês em que é celebrado o 148º aniversário de Nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica, uma comitiva do Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER) realizou uma visita técnica ao Museu Casa Natal de Santos-Dumont, localizado na cidade de Santos Dumont (MG). Acompanhadas por militares da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), as museólogas foram recebidas pelo Presidente da Fundação Casa de Cabangu, Sandro Vilela Damasceno.

O objetivo foi orientar e coordenar a organização do espaço cultural, planejando outras alternativas de se preservar e difundir o patrimônio cultural, material e imaterial do Museu. Com o intuito de não só conscientizar os segmentos militares e civis quanto à importância da preservação, da pesquisa e da difusão do patrimônio cultural, como também capacitar os recursos humanos envolvidos para realizarem uma gestão eficiente desses bens de valor cultural para a população mundial. “Sobre os aspectos museológicos, ficamos impressionadas com as intenções de inventário e conservação realizados pela coordenadoria. Cabangu é um grande celeiro cultural e histórico não só para Minas Gerais, mas sobretudo para o Mundo. Entendemos ser o trampolim do Pai da Aviação para o maior voo da história. Não podemos esquecer que o patrimônio ambiental da região estimula saúde e bem-estar à população. Há muito trabalho a ser feito, mas, não podemos deixar de mencionar os esforços técnicos realizados até agora”, ressaltou a Tenente Fabiana Carnevale Maciel, museóloga do INCAER.

Coordenadora do espaço há 28 anos, Mônica Castello Branco abordou a missão da Fundação dentro do contexto logístico cultural nacional e agradeceu pelos esclarecimentos obtidos nessa parceria com a Força Aérea Brasileira. “Esta casa é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha) e o museu recebia em média 2 mil visitantes por mês. Por isso, para nós é uma grande satisfação receber essa visita técnica do INCAER para que possamos aprimorar ainda mais a preservação dessa linda história e, quando voltarmos a normalidade, receber a população com uma nova abordagem. Obrigado a Força Aérea por esta oportunidade”, destacou.

O acervo em virtude das medidas de enfrentamento ao COVID-19, ditadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), não está aberto ao público. Porém, a EPCAR lançou uma exposição virtual com a finalidade de apresentar a história da vida e da obra de um dos maiores inventores da humanidade.

 


Museu Santos-Dumont

Oficialmente criado sob a denominação Museu “Santos-Dumont”, pelo decreto nº 5.057, de 18 de julho de 1956, pelo Governo do Estado de Minas Gerais, o Museu de Cabangu é mantido pelo Comando da Aeronáutica, Prefeitura Municipal da Cidade de Santos Dumont e Fundação Casa de Cabangu.

A casa construída em 1870, conserva em seu interior objetos pessoais e mobiliário original, alguns produzidos na própria fazenda, fotos que reconstituem a história do inventor, documentos, correspondências, projetos e réplicas de suas aeronaves.

 

Clique aqui e veja mais fotos dessa visita técnica.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página