Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR celebra o “Dia do Veterano”
Início do conteúdo da página

Dentro da Parada Diária do Corpo de Alunos da Escola, o Comandante reverenciou a data ao homenagear alguns veteranos do quadro PTTC


O dia 16 de julho do ano de 1945 é considerado uma data emblemática para a Força Aérea Brasileira (FAB). Naquele dia, os veteranos que lutaram nos céus da Itália retornaram ao Brasil, após atuarem na Segunda Guerra Mundial. Nesse contexto, visando não apenas homenagear os veteranos de guerra, mas também para reconhecer a contribuição de todos os integrantes da FAB que deixaram o serviço ativo, desde a sua criação até os dias atuais, o Comando da Aeronáutica (COMAER) reconheceu oficialmente estes militares com o termo de veteranos”, determinando o dia 16 de julho como “Dia do Veterano da Força Aérea Brasileira”. Em fevereiro de 2020, foi publicado no Boletim do Comando da Aeronáutica (BCA) a Diretriz para que o termo fosse efetivado e para que os diversos órgãos/comandos do COMAER adotassem as respectivas atribuições visando a valorização daqueles que não mais pertencem ao serviço ativo.

Diante tão significante data, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), promoveu, na manhã desta sexta-feira (16/07), dentro da Parada Diária do Corpo de Alunos da Escola, uma homenagem aos veteranos que atualmente atuam nas fileiras da FAB como Prestação de Tarefa por Tempo Certo (PTTC), na sede de Barbacena (MG). Os militares foram agraciados com uma lembrança do Comando da EPCAR e ainda tiveram a tropa mais jovem da Força Aérea desfilando em suas homenagens. Todos os procedimentos de segurança sanitária para o atual momento pandêmico foram cumpridos.

A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, que, em seu discurso, enalteceu o trabalho e o legado que os veteranos representam para mais diversas gerações, na EPCAR e nas demais unidades do COMAER. “Que os nossos jovens que estão começando suas carreiras agora, vejam estes profissionais que estão aí à sua frente e que já dedicaram grande parte de suas vidas na ativa e, posteriormente, ainda na reserva, estão dedicando suas vidas à Força Aérea. Que vocês vejam o exemplo destes profissionais que, com grande dedicação e comprometimento com a Força Aérea e com a Escola Preparatória, estão aqui, cada um nas suas atribuições em seus setores, ajudando-nos a gerenciar e administrar essa Escola e, em última instância, ajudando no cumprimento da missão da EPCAR, que é prepará-los para o ingresso na Academia da Força Aérea. Ajudando para que cada um de vocês realize seus sonhos. Então, eles merecem todo nosso reconhecimento, todo nosso respeito e toda nossa gratidão”, discursou o oficial-general, dispondo os veteranos frente a frente com os alunos da EPCAR, no momento de muita significância entre o passado e o futuro.

Um dos homenageados que estiveram presentes na solenidade é o Coronel Aviador Márcio João Zanetti. Piloto de transporte, com mais de nove mil horas de voo, o militar atualmente é Chefe da Divisão de Pessoal (DP) da EPCAR e destacou que homenagens como esta valorizam a força humana da FAB, que, diariamente, se dedicam para o cumprimento das mais diversas missões que lhes são atribuídas. “Você ser o espelho para nossos alunos que estão começando agora representa que nós cumprimos a nossa missão e é um incentivo para eles que são tão jovens. Este enaltecimento do veterano resgatou uma necessidade de se valorizar o efetivo, seja da ativa quanto da reserva. Anteriormente, nós não tínhamos o PTTC. Os militares iam para a reserva e todo o conhecimento e toda a experiência adquirida dentro da FAB não era aproveitada. Hoje, valorizou-se o conhecimento e a experiência que poderá ser passada aos militares mais novos, sejam nas atividades administrativas ou nas atividades operacionais”, destacou o militar que no mês de fevereiro de 2022 completará cinquenta anos de serviços prestados à FAB.

Eles representam tudo aquilo que os alunos querem alcançar e tudo que almejam ser. São exemplos não apenas de seres humanos, mas de profissionais militares que devemos seguir, pois se chegaram onde estão é porque batalharam e, na data de hoje, apresenta a todo o Corpo de Alunos um grande exemplo de como se deve fazer para alcançar o sucesso”, disse o aluno barbacenense Pedro Arthur Batista Alfim, que se sentiu lisonjeado por ser o aluno que comandou a Parada Diária justamente no dia em que se enaltece e comemora os veteranos da Força Aérea Brasileira.

“Sinto-me orgulhoso por estar aqui, retornando ao pátio de formaturas desta Escola, onde aqui muitas vezes desfilei como militar da ativa. Observar estes jovens alunos nos fitando, com o olhar no futuro, me faz relembrar do meu início de carreira, dos meus sonhos alcançados e de minha realização dentro da Força Aérea. Desejo que eles tenham uma carreira feliz e realizada”, destacou o Suboficial Walmik Pimentel de Matos, militar que atuou por mais de 30 anos no Quadro de Taifeiros da Aeronáutica (QTA) e, atualmente, está prestando serviços na Escola Municipal Embaixador Martin Francisco, em Barbacena, conhecida como CAIC e que está desenvolvendo o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares.

Nesta solenidade, estiveram presentes os militares PTTC que atuam em Barbacena. Quer ver mais imagens? Clique aqui!

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Suboficial Leopoldo
Fim do conteúdo da página