Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Alunos do 3° ano tem aula diferenciada
Início do conteúdo da página

 

Enquanto cadete, Tenente Araújo visitou a USAFA e, durante aula da disciplina de espanhol, apresentou sua experiência aos alunos


Na manhã desta quarta-feira (30/06), alunos do Esquadrão Sabre, terceiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), tiveram uma dupla oportunidade durante a aula de espanhol. Acontece que o Tenente Intendente Felipe Araújo de Almeida Santos, quando cadete, visitou a United States Air Force Academy (USAFA) – Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, e apresentou aos alunos sua experiência nesta visita, contudo, em uma aula apresentada na língua espanhola. A aula contou com a presença da professora da disciplina, Tenente Fernanda Fernandes da Silva e aconteceu no auditório 1 da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), para que todos os protocolos de segurança sanitária pudessem ser cumpridos.

O Tenente Araújo ingressou na vida militar na EPCAR, como aluno, no ano de 2010. Após, na Academia da Força Aérea (AFA), foi cadete do Curso de Formação de Oficiais Intendentes (CFOInt) e, quando cursava o quarto ano, era o primeiro colocado de sua turma e foi um dos representantes da AFA na viagem aos Estados Unidos, para a Academia da Força Aérea daquele país, onde participou de um intercâmbio com cadetes de forças aéreas de vários continentes do mundo, em outubro de 2017. “Nunca imaginei que pudesse participar de uma experiência como essa, mas sempre valorizei o idioma, inclusive, como aluno da EPCAR, fizemos uma edição de um jornal chamado O Epcariano e, na ocasião, escrevi uma matéria falando sobre a importância do idioma. Esta missão teve duração de uma semana e se chama Semana Internacional dos Cadetes, onde cadetes das forças aéreas das Nações Amigas se reúnem para uma interação entre os participantes e conhecermos a Academia da Força Aérea Americana. Havia representantes da América do Sul, em sua grande maioria, do Oriente Médio, da Ásia e da Europa. Foi uma grande oportunidade poder representar o Brasil e a Força Aérea Brasileira”, descreveu. O oficial que também é um entusiasta do estudo de línguas, destacou que este contato com os alunos do CPCAR é fundamental para uma maior valorização acerca do conhecimento e da prática das disciplinas de línguas estrangeiras, fortalecendo assimilação que lhes é apresentada pedagogicamente. “A aula foi toda lecionada em espanhol e os alunos acompanharam bem a apresentação. É interessante que eles também saibam que há, na FAB, a possibilidade de um intercâmbio com países que possuem estas línguas como sendo oficiais de seus países. Tentei passar pra eles, através da minha experiência, que oportunidades surgem, que portas se abrem e que eles devem estar preparados para vivenciarem estas chances”, concluiu o militar que está, juntamente a alguns alunos e professores, viabilizando a criação do Clube de Línguas e Culturas Estrangeiras, que será uma atividade extracurricular onde os alunos debaterão e conhecerão sobre a linguagem e a cultura dos países.

Professoras da disciplina de espanhol, as Tenentes Tatiane Aparecida Dias dos Santos e Fernanda foram as incentivadoras para a realização desta aula, apresentando um tema que foge à rotina mas dentro do conteúdo programático previsto no currículo. Segundo a Tenente Fernanda, ações como estas, com a apresentação de assuntos ligados à aviação, além de despertarem a atenção dos alunos através dos seus sonhos de vida, torna-se uma oportunidade para uma melhor assimilação dos conteúdos que são apresentados em sala de aula. “Vimos na experiência vivida pelo Tenente Araújo uma oportunidade para a explanação do tema aos nossos alunos dentro da aula de espanhol, praticando exclusivamente a linguagem da disciplina. Vincular a aviação com o idioma foi muito interessante, pois retrata a nossa missão e é algo diferente do cotidiano, pois saiu da rotina deles. Neste contexto, tivemos a oportunidade de destacar a importância do idioma, não apenas o espanhol, mas também o inglês ou o francês e enaltecer sobre viagens e missões que eles poderão ter a oportunidade de atuar. Vivemos na América do Sul e é muito importante saber falar o idioma destes países”, destacou a oficial que antecipou que novas atividades, semelhantes a essa, estão sendo programadas.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
 
 

 

Fim do conteúdo da página