Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Oficiais da EPCAR são destaques nacionais nas mídias sociais da FAB
Início do conteúdo da página

Foto registrada pela Capitão Nathalie foi a imagem destaque do mês de maio. Tenente Alyandra foi o “elo” responsável pelo envio da imagem.

 

A Força Aérea Brasileira (FAB) atua em uma área tridimensional de 22 milhões de quilômetros quadrados. São ações de defesa, patrulhamento, busca e salvamento entre várias outras atividades para a garantia da soberania do espaço aéreo e a integração do território nacional. Para que estas missões sejam executadas com excelência, há várias outras atividades administrativas e de formação que são ministradas simultaneamente, capacitando os profissionais para a perfeita atuação quando esta lhe for solicitada. Em todo o Brasil, são centenas de Organizações Militares (OM) que atuam em suas respectivas missões para que a missão fim do Comando da Aeronáutica (COMAER) seja alcançada.

Como instituição pública, a FAB utiliza-se da comunicação para que a sociedade seja sempre informada das diversas atuações que são realizadas diariamente. São transportes de pessoas e de cargas, insumos, transporte de órgãos, missões de defesa no espaço aéreo, apoio aos Estados com a Operação COVID-19 dentre várias outras atuações, 24 horas por dia. Estas ações são divulgadas através da Rádio Força Aérea, do site oficial, revistas, informativos e pelas redes sociais oficiais da FAB. O órgão responsável pelas ações de comunicação social no COMAER é o Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER), sediado em Brasília (DF) e que gerencia o Sistema de Comunicação Social da Aeronáutica (SISCOMSAE), com participação de militares sediados em todas as OM localizadas no Brasil e no exterior. A estes militares, o CECOMSAER os denominam como “elos”, pois eles são responsáveis por remeter, diariamente, inúmeras imagens e fatos que acontecem em suas respectivas unidades. Como forma de incentivar e destacar o trabalho dos elos, o Centro homenageia, mensalmente, àqueles que foram os responsáveis pelo envio da postagem que obteve maior engajamento entre seus seguidores.

Na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), estes elos também fazem o importante trabalho de divulgar as atividades da Escola e, no último mês de maio, a postagem que obteve maior engajamento nas mídias da FAB foi a de um aluno da EPCAR, imagem esta que foi registrada pela Capitão Aviadora Nathalie Freitas Gaspar, quando da entrega das platinas aos novos alunos e enviada para o Clube de Mídias da FAB pela Tenente Alyandra Cristina de Souza Vidal. A postagem engajou 45 mil seguidores no Instagram da Força Aérea e alcançou quase 400 mil pessoas. Para a Capitão Nathalie, que atua como Oficial Adjunta ao Primeiro Ano, Esquadrão Hércules, a imagem representa não apenas o momento vivido pelo aluno, mas a Escola como um todo. “Esta iniciativa é muito positiva pois dá um destaque para a Escola e a postagem foi uma forma de chamarmos a atenção para o nosso trabalho. É uma oportunidade de divulgarmos a Escola como um todo, não apenas a entrega das platinas, que foi registrado, mas a formação dos alunos nos três anos, em uma escola militar”, descreveu a oficial.

Elo do SISCOMSAE, a Tenente Alyandra já está familiarizada com mídias sociais, pois, além de atuar como docente em língua portuguesa no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), ela também é a oficial responsável pelo clube de mídias, que é um trabalho extracurricular desenvolvido junto aos alunos, denominado NascenTV. Para a oficial, este reconhecimento é importante pois apresenta a preocupação da FAB em formar os futuros líderes da Força desde a idade jovem, além de motivar os alunos participantes do clube acerca das atividades inerentes a FAB e ao CPCAR. “O trabalho de mídia social com os alunos ajuda a solidificar a imagem da Força Aérea, mostrando o olhar jovem deles sobre a EPCAR e sobre a FAB para o meio externo. É extremamente importante a EPCAR, que é a Nascente do Poder Aéreo e berço de tantos líderes da FAB, ser destaque nas mídias nacionais, para que todo o público que acompanha as mídias sociais da Aeronáutica conheça a nossa Escola, sua história e tradição. Penso também que destacar a EPCAR é demonstrar o trabalho da Força com sua tropa mais jovem, podendo atrair a atenção, inclusive, para o futuro candidato ao CPCAR”, enalteceu.

Esta não é a primeira vez que um militar da EPCAR é destaque nas mídias sociais da FAB, por captar belas imagens e conseguir ampla repercussão. No mês de dezembro de 2020, o Sargento Pablo Júnior Alfim Domingos, um dos fotógrafos da Escola, foi o homenageado em âmbito nacional.

Clique aqui e veja mais algumas imagens registradas pela Capitão Nathalie.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Capitão Nathalie / Tenente Alyandra / Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página