Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR homenageia graduados
Início do conteúdo da página

Em cerimônia militar do Corpo de Alunos, os graduados da Guarnição de Barbacena receberam seus distintivos de conclusão de cursos pós-formação


Foi realizada na manhã desta sexta (28/05), em solenidade militar de passagem de serviço do Corpo de Alunos, a entrega de distintivos aos graduados que concluíram com aproveitamento os Cursos de Estudos Avançados para Graduados (CEAG), de Aperfeiçoamento de Sargentos (CAS) e de Especialização de Graduados (CEG). Presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a solenidade contou apenas com a presença dos homenageados e de apenas um grupamento de alunos, integrantes do segundo ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), Esquadrão Anhur.

Os cursos de pós-formação para graduados são gerenciados pela Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR) e fazem parte do plano de carreira de todos os graduados da Força Aérea Brasileira (FAB). Com 29 anos de serviço, o Suboficial Celeste José Discacciatti recebeu o seu distintivo de conclusão do CEAG. Atualmente na função de Graduado-Master da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), o militar destacou a importância da capacitação que é proporcionada aos graduados, pois o resultado são melhores condições de conhecimento em suas respectivas áreas de atuação além do sentimento de reconhecimento, sendo este fundamental para um elevado nível de motivação. É uma satisfação participar desta significativa homenagem aos concludentes dos cursos de carreira para graduados. É uma oportunidade ímpar que a Força nos concede para aperfeiçoamento constante, haja vista que a nova Força Aérea, com vetores como a aeronave Millenium e o F-39 Grippen, precisa de profissionais altamente capacitados e comprometidos. Agradeço e parabenizo a todos que hoje receberam seus distintivos, pois também os acompanhei em suas preparações durante os cursos e atesto o comprometimento em sempre elevar o nome da EPCAR e da Força Aérea Brasileira”, concluiu.

Como unidade Escola, a EPCAR busca, diariamente, propiciar aos alunos experiências que possam conduzi-los a uma formação de alta qualidade, pautada em suas metodologias de ensino e, também, em exemplos que possam motivá-los. Para o aluno Thiago Lopes dos Santos, um dos participantes da solenidade, ver graduados recebendo condecorações é sempre uma motivação para que um dia, em sua carreira, também possa ter a oportunidade de receber reconhecimento por suas ações promovidas. “Observando os militares recebendo as homenagens pelos cursos concluídos, me faz perceber que ao longo da carreira estaremos sempre nos aperfeiçoando e buscando estudar mais. Acredito que para nós, alunos, é olhar para estes exemplos e traçarmos nossas carreiras”, afirmou.

“Fizemos questão de dar este destaque aos graduados concludentes dos cursos de carreira para que os nossos jovens alunos vejam como exemplo de dedicação e comprometimento a conquista destes profissionais. A nossa carreira é exatamente isto! A gente não para de estudar, não para de se aperfeiçoar, não para de progredir e evoluir como profissionais. Que sirva de exemplo aos nossos alunos que estão iniciando suas carreiras agora e espelhem-se nestes exemplos de sucesso que nós temos. Parabéns! Deixo aqui o meu reconhecimento a todos os profissionais por esta conquista!”, discursou o Comandante da Escola, Brigadeiro Silva Mendes.

Veja mais imagens clicando aqui!


CURSO DE ESTUDOS AVANÇADOS PARA GRADUADOS (CEAG)

É oferecido aos suboficiais e tem por finalidade consolidar os estudos e capacidades voltadas ao gerenciamento e mediação de equipes e de assessoramento, contribuindo para ampliar sua visão sistêmica e analítica e capacidades de observação e reflexão crítica.

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO DE SARGENTOS (CAS)

Tem por finalidade aperfeiçoar profissionalmente os Primeiros-Sargentos e Segundos-Sargentos da Aeronáutica, proporcionando visão abrangente da administração militar e o desenvolvimento de capacidades para a tomada de decisão e o assessoramento no seu nível de atuação.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO DE GRADUADOS (CEG)

Tem por finalidade consolidar na prática os conhecimentos acadêmicos, técnicos e militares do Curso de Formação de Sargentos e do Estágio de Adaptação à Graduação de Sargentos inerentes à especialidade do militar.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos
Fim do conteúdo da página