Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR celebra os seus 72 anos
Início do conteúdo da página

 

Desde o ano de 1949 a “Nascente do Poder Aéreo” vem preparando o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira

 

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG) completou, neste dia 21 de maio, 72 anos de atuação na formação do futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira (FAB). Durante mais de sete décadas, a Escola já formou mais de 17 mil alunos no Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). E, celebrando a data, a instituição realizou na manhã desta sexta-feira (21/05), no Pátio de Formaturas da Escola, uma solenidade militar onde foram agraciados militares com Medalha Militar de Tempo de Serviço, por haverem completado 10, 20 ou 30 anos de serviços prestados. Presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a cerimônia contou apenas com a presença dos agraciados, de oficiais superiores e de alunos do Esquadrão Sabre, único grupamento representante do Corpo de Alunos. Todos os procedimentos sanitários já adotados contra a propagação da COVID-19 foram mantidos e não foi permitida a presença de público ou de convidados.

Com mais de 20 anos de serviço, o Major Aviador José Adriano Hespanhol é o atual comandante do segundo ano do CPCAR, Esquadrão Anhur e foi um dos agraciados com Medalha Militar no grau prata. O militar iniciou sua carreira como aluno da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, no ano 2000 e destacou a importância desta condecoração ser recebida justamente na Organização onde iniciou sua vida militar, na oportunidade em que, além de se sentir agradecido pelo reconhecimento, também se torna um exemplo motivacional para os seus alunos. “Ter a oportunidade de receber o reconhecimento de 20 anos de serviço, nesta Escola, onde tudo começou, é gratificante. Além disso, poder utilizar este momento como um exemplo aos alunos que hoje aqui estão, para que eles vejam e sintam este orgulho e que também desejem isso para suas vidas. Cheguei aqui há 21 anos, um jovem, com um sonho e agora, estar como Major, na condição de Comandante de Esquadrão, podendo contribuir também com outras vidas e outros oficiais que serão o futuro de nossa Força, me faz muito orgulhoso e muito feliz!”, disse o Major Hespanhol.

Dentre os agraciados, haviam integrantes da EPCAR, do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Barbacena (DTCEA-BQ), unidades que compõem a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). Uma das representantes do ES-BQ é a Capitão Médica Ana Tércia de Souza Carvalho. Ela foi agraciada com a medalha no grau bronze e, após mais de 11 anos desde sua incorporação, destacou que a carreira militar contribuiu para que se sentisse uma médica mais completa, além do sentimento de gratidão por este desenvolvimento profissional e pessoal. “Me sinto muito honrada por estar aqui e receber esta medalha. Todo este tempo foi um aprendizado a cada dia e esta medalha é sinônimo de experiência e de maturidade profissional. Nos adaptamos com os momentos onde a medicina e o militarismo caminham juntos. Sou agracida por estar aqui e de ter feito um ambiente de trabalho bom, convivendo com várias especialidades médicas, farmacêuticas, dentistas, enfermagem, entre outras, resultando na colaboração de uma equipe multidisciplinar. É raro obter isso de forma tão rápida num ambiente de trabalho. Me sinto uma médica mais completa e sou muito grata a tudo isso”, destacou a militar que é especialista em oftalmologia.

Na cerimônia, entre os militares agraciados, estavam oficiais, graduados e praças que receberam as medalhas nos graus ouro, prata e bronze, por haverem contribuído com seus trabalhos por 30, 20 e 10 anos, respectivamente. A Segundo Sargento Agda Salles da Silva estava entre os agraciados desta solenidade. Especialista em administração, a militar tem se esforçado para agora administrar bem o seu tempo como profissional e, também, como mãe, visto que recentemente nasceu o seu primeiro filho. Ela elencou estas dificuldades e, emocionada, demonstrou todo o seu sentimento de gratidão pelo reconhecimento diante todas as dificuldades que foram superadas nestes mais de dez anos de serviços prestados. “Esta medalha e este momento são significados de muito esforço e de muita dedicação ao trabalho. As vezes pode parecer que é apenas uma medalha, mas não é! Cada um é capaz de mensurar as dificuldades para chegar até este momento e, com isso, também mensurar o valor e o orgulho que este momento traduz”, concluiu a graduada.

Aos oficiais, suboficiais, sargentos, cabos e soldados que, atuaram e atuam diretamente, no cumprimento da missão da Escola durante esses 72 anos. Vocês foram e são aqueles que fazem a missão acontecer, que efetivamente formam os alunos, preparam os futuros líderes da Força Aérea e, além disso, entregam à sociedade jovens com uma sólida formação baseada em valores como patriotismo, profissionalismo, hierarquia, disciplina, integridade e comprometimento, entre outros”, disse o Brigadeiro Silva Mendes, em um trecho de seu pronunciamento da Ordem do Dia alusiva a data, destacando se sentir honrado por ocupar a cadeira de Comandante, além de também fazer menção a todos os comandantes que já passaram pela Escola, aos professores, servidores civis, militares e alunos de todas as turmas. Em sua fala, o oficial-general também enalteceu o elo que liga a EPCAR junto a cidade de Barbacena e direcionou palavras aos militares homenageados. “Não devemos jamais nos esquecer que essa comenda não é simplesmente uma marca da passagem do tempo. É muito mais que isso, pois é o reconhecimento por tudo o que o tempo representa. E ele representa a experiência, o aprendizado, a evolução profissional, a maturidade, a entrega ao serviço, representa o sacrifício da própria vida. Exatamente aquele sacrifício que todos nós juramos ao iniciarmos nossas carreiras, que nos tira do convívio familiar em vários momentos, que muitas vezes nos impede de voltarmos pra casa ao final do expediente, simplesmente porque a missão não foi cumprida”, enalteceu.

Ainda como parte das comemorações foi publicado, nas redes sociais da EPCAR e da NascenTV, um vídeo comemorativo preparado pelos alunos e com depoimentos do Comandante da Escola e do Líder do Corpo de Alunos. A fachada histórica do prédio do Comando da Nascente do Poder Aéreo também está com iluminação especial desde a noite de quinta-feira (20/05) e irá até no próximo domingo (23/05).

COLÉGIO MILITAR DE BELO HORIZONTE

Entre os anos de 1912 e 1925 funcionou, no prédio que atualmente abriga a EPCAR, o Colégio Militar de Barbacena, que foi inspiração para o atual Colégio Militar que está sediado na capital mineira. Na ocasião desta data, esteve presente na Escola Preparatória, o Coronel de Cavalaria Régis Rodrigues Nunes, Comandante e Diretor de Ensino do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva (CPOR) e Colégio Militar de Belo Horizonte (CMBH), para o descerramento de uma placa comemorativa da presença do Colégio Militar no monumento que já abriga outras placas alusivas à presença do Colégio Militar nas instalações que hoje são ocupadas pelo Comando da Aeronáutica (COMAER), através da Escola que possui a tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira.

 

MEDALHA MILITAR

A “Medalha Militar” tem como objetivo recompensar os bons serviços prestados pelos Oficiais e Praças da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, em serviço ativo. A distinção pode ser de platina, ouro (com passador de platina ou de ouro), prata ou bronze, conforme os militares agraciados tenham completado 50, 40, 30, 20 ou 10 anos de bons serviços.

 

Veja mais imagens dessa comemoração Clique aqui 

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página