Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Ex-soldados da EPCAR promovem ação solidária
Início do conteúdo da página

Ex-militares ingressaram na EPCAR no ano de 2007 e, para celebrar 14 anos de ingresso na FAB, promoveram ação social na cidade de Barbacena


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), tem a missão de preparar o futuro cadete do Curso de Formação de Oficiais Aviadores da Academia da Força Aérea (AFA), que fica na cidade de Pirassununga (SP). Além desta, a Escola também tem a missão de ministrar outros cursos que lhe são atribuídos, como por exemplo a formação de militares para o Quadro de Oficiais e de Sargentos da Reserva de 2ª Classe Convocados da Aeronáutica (QOCon e QSCon), o Curso de Formação de Cabos (CFC), o Curso de Especialização de Soldados (CESD) e o Curso de Formação de Soldados (CFSd), sendo este último, uma excelente oportunidade para jovens do sexo masculino que cumprirão o serviço militar obrigatório, através do alistamento militar. Em muitos casos, este é o primeiro emprego e a porta de entrada no mercado de trabalho para a maioria daqueles que ingressam.

Anualmente, a EPCAR recebe jovens no ano em que completam 19 anos de idade para o cumprimento do serviço militar obrigatório. Muitos seguem na própria Força Aérea, por meio dos mais diversos processos seletivos, outros seguem para outras Forças e, alguns, para outras instituições civis. Independente do destino que a vida lhes propor, sempre carregam os ensinamentos, os valores e a formação que lhes é oferecida durante o período em que permanecem no serviço ativo. Isso faz com que, mesmo após completarem o tempo de serviço, permaneçam em constante contato conservando a amizade que a vida castrense lhes permitiu consolidar. Estes níveis de proximidade se tornam tão valorosos que podem se transformar em ações práticas de benefício para a sociedade, como o que foi realizado pelos integrantes do CFSd que ingressaram na EPCAR no ano de 2007, com 130 soldados que formaram a turma “Griffon”. Por iniciativa própria, no mês de abril eles arrecadaram mais de uma tonelada de alimentos que foram doados a moradores da cidade, totalizando mais de 70 cestas básicas. “Esta foi uma campanha interna, com apoio apenas de nossos integrantes e teve o intuito de marcar nossos 14 anos de ingresso na EPCAR e na FAB. Foi um grande prazer ajudar àqueles que se encontram vulneráveis neste período tão tempestuoso. Neste momento, não possuímos nomes, apenas somos uma família”, disse Fabrício Robson de Oliveira, integrante da turma e membro da comissão organizadora.

Para o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a atitude dos integrantes da turma Griffon traduz a formação de valores tão intensamente trabalhados em todos os cursos de formação da Escola, assim como em qualquer organização das Forças Armadas. Os profissionais formados na EPCAR carregam junto de si, para o resto de suas vidas, o comprometimento, o patriotismo e o espírito de corpo que se traduz na camaradagem entre seus integrantes e no altruísmo de ajudar aos que precisam de forma desinteressada, qualidade intrínseca do militar. Parabéns à Turma Griffon, por este grandioso gesto”, concluiu o oficial-general.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Turma Griffon
 
Fim do conteúdo da página