Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza homenagens e despedidas
Início do conteúdo da página

Em dois momentos, a Nascente do Poder Aéreo promoveu homenagens a militares promovidos e despedidas de militar e docente


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), viveu momentos distintos de emoção durante esta semana. Na quarta-feira (05/05), no Salão Nobre da Escola, foi realizada uma homenagem à professora Norma Nilza Fraga Gouveia, que se despediu das atividades do magistério. Já na manhã desta sexta-feira (07/05), no mesmo local, ocorreu a deferência aos militares recém-promovidos e a despedida do serviço ativo do Suboficial Carlos Antonio Venâncio. O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes esteve presente nos dois momentos, que contou apenas com a presença dos envolvidos, em função do atual momento de pandemia mundial.

A aposentadoria da professora Norma e a despedida do serviço ativo do Suboficial Venâncio marcam o término de um ciclo de dois profissionais capacitados e apaixonados por suas profissões, além do fato de ambos contarem com grande prestígio entre os integrantes do efetivo. Com 32 anos de serviços dedicados à Força Aérea Brasileira (FAB), o militar estava visivelmente emocionado durante o recebimento de sua homenagem. Com sentimento de gratidão, o graduado destacou as conquistas e aprendizados obtidos durante todos os anos de dedicação à vida militar. “São muitas as recordações que levo durante todos estes anos que me dediquei à EPCAR, em 25 anos de trabalho aqui desenvolvido. Como é gratificante olhar para os vários setores da Escola e saber que há, em cada um deles, um pouco do meu trabalho e da minha dedicação. Assim, é impossível não me emocionar, pois aqui constitui minha família e aqui conquistei vários amigos. Minha paixão por esta cidade é tanta que aqui fixei minha residência”, concluiu o agora militar veterano que é natural da cidade de Teixeiras (MG). Quem também viveu este sentimento de despedida e com o mesmo tempo de dedicação à instituição foi a professora Norma, que lecionou durante 25 anos a disciplina de inglês para os alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Durante a entrega de sua homenagem, a docente recordou momentos em que pode colaborar para a formação e a capacitação de militares que atuam em outras áreas da Força Aérea, como mecânicos de aeronaves, além de sua atuação em várias bancas dos processos seletivos do Comando da Aeronáutica (COMAER).

“Desde o dia em que ingressei na EPCAR posso perceber que me tornei uma pessoa mais perfeccionista e detalhista, porque sempre nos é exigido não apenas o zelo pessoal mas também com o nosso trabalho. Assim, começamos a nos cobrar mais pois o ideal é sempre fazermos o melhor. Como professora, espero contribuir para o crescimento dos alunos como ser humano, mas sempre preservando os valores que a FAB preconiza e que é superimportante para o cumprimento de qualquer missão. Neste momento, meu coração transborda de gratidão de maneira tal que parece até palpável”, disse a recém-promovida Segundo-Tenente Poliane de Morais Teixeira, que é professora da disciplina de física.

O Comandante da EPCAR esteve presente nos dois momentos e enalteceu que a intenção era de que ambos pudessem ser realizados com a presença do efetivo testemunhando as homenagens, nas tradicionais solenidades militares, entretanto, tal fato é inviável no momento devido ao atual momento de pandemia. O oficial-general enfatizou a importância de que, ainda que de forma restrita, tais momentos sejam realizados com todos os cuidados, prestando o devido reconhecimento aos integrantes do efetivo. “Este é um momento marcante para cada um, individualmente, e pra nós, não somente da EPCAR, mas de toda a Força Aérea. Aos novos oficiais, agora não mais aspiram ao oficialato. O posto que agora ostentam é um novo período de muitas responsabilidades e tenho certeza de que estão preparados para as atribuições que lhe couberem. Aos que se despedem do nosso convívio diário, gostaria de agradecer pelo comprometimento e profissionalismo dedicados durante todo este período de trabalho aqui na Escola. Na partida, o momento é de tristeza por sabermos do amor que possuem ao trabalho e também por serem excelentes profissionais. Todavia, também é de felicidade por termos esta oportunidade de agradecer pelo período de suas vidas que se dedicaram para que a Escola pudesse cumprir as suas diversas atribuições”, disse, o Brigadeiro Silva Mendes.

Veja mais imagens clicando aqui.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Suboficial Leopoldo / Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página