Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Novo CMTAER iniciou sua carreira na EPCAR
Início do conteúdo da página

Tenente-Brigadeiro Baptista Júnior assume o cargo máximo da Força Aérea Brasileira. Militar iniciou sua carreira na EPCAR no ano de 1975, quando ingressou como aluno da Escola.


Na tarde desta segunda-feira (12/04), aconteceu na Ala 1 – Base Aérea de Brasília, a cerimônia militar de transmissão do cargo de Comandante da Aeronáutica, do Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez, no cargo desde janeiro de 2019, ao Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Júnior. Presidida pelo Presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro, a cerimônia teve um sentido especial para a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR). Isso porque o novo comandante iniciou sua carreira, há 46 anos, na Nascente do Poder Aéreo, como carinhosamente é conhecida a Escola sediada em Barbacena (MG).

Natural de Fortaleza (CE), o Tenente-Brigadeiro Baptista Junior ingressou na Força Aérea Brasileira (FAB) em 03 de março de 1975 e foi promovido ao posto de Tenente-Brigadeiro em 31 de março 2018. Outro fato marcante digno de nota é que o novo Comandante é filho do Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, que também foi Comandante da Aeronáutica no período de 1999 a 2003 e, igualmente, iniciou sua carreira na EPCAR, de forma marcante, fazendo parte da Primeira Turma, a turma pioneira do ano de 1949. Durante a solenidade de hoje, ambos estavam lado a lado, um iniciando esta nova trajetória e o outro revendo um de seus momentos da carreira, com visível orgulho de ver o filho repetir seus passos. ““É o momento mais significativo da minha vida. A gente vive pela família e quando eu vejo um descendente direto meu, depois de ter passado por tantas posições que eu passei, vê-lo agora assumindo a mais relevante posição na carreira, meu peito se enche de orgulho”, declarou o pai do novo comandante da Aeronáutica à equipe de reportagem do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica (CECOMSAER). (na foto, pai e filho nas comemorações dos 70 anos da EPCAR)

No seu discurso de posse, o novo Comandante da Aeronáutica destacou os desafios a serem enfrentados, a manutenção dos projetos estratégicos já em andamento e a implantação de sistemáticas para aumentar o poder de defesa da FAB. A Força Aérea Brasileira, criada há oitenta anos, é a força armada responsável pela defesa da soberania no nosso espaço aéreo, missão-síntese que irá orientar todas as ações, administrativas e operacionais, durante meu comando. A partir do trabalho edificado por aqueles que nos antecederam, seguiremos em nosso processo de evolução contínua, adaptando a estrutura organizacional à estratégia estabelecida, caminhando do possível ao necessário e melhorando nossa eficiência, para que recursos da atividade-meio sejam disponibilizados para o que nos é imprescindível como poder aéreo: os meios pessoais e materiais, representados por nosso efetivo e pelo material necessário ao cumprimento de nossa missão: aeronaves, mísseis, munições, infraestrutura de operação e de controle do espaço aéreo”, discursou durante a solenidade, destacando, ainda, a importância da valorização e capacitação de todo o efetivo integrante do COMAER. “Uma força aérea moderna e eficaz exige recursos humanos capazes de lidar com sistemas de alto nível tecnológico, fazendo nossos processos de formação e aperfeiçoamento serem contínuos e caros, tornando o desafio de alocar "o homem certo no lugar certo" prioritário em nossas decisões. Cuidemos, pois, dos homens e mulheres que integram nossa Força Aérea: Eles são nossos TRIPULANTES”. Esses trechos compõem a Ordem do Dia da Passagem de Comando da Aeronáutica e está disponível, na íntegra, no site da Força Aérea.

O Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes esteve presente na solenidade em Brasília (DF), e reafirmou que a indicação de um aluno veterano da EPCAR ao cargo máximo da Força Aérea é a certeza de que a Escola continua, há mais de 70 anos, cumprindo sua missão institucional com muito sucesso.Este momento é motivo de muito orgulho para todo o efetivo da EPCAR, do presente e do passado, pois temos a certeza de que os valores que são muito caros à Força Aérea Brasileira são muito bem sedimentados em todos que por aqui passam. Como resultado, a Escola contribui para dotar a FAB e a sociedade brasileira de profissionais do mais alto nível nas mais diversas áreas de atuação”, enfatizou.

No decorrer da carreira, o aluno veterano da EPCAR, 75-126 Carlos, e agora Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro Baptista Junior, assumiu o comando, a chefia e a direção de diferentes órgãos. Dentre os cargos que ocupou podemos citar: primeiro Comandante do 2º/6º Grupo de Aviação – Esquadrão Guardião; Comandante da Base Aérea de Fortaleza; Adjunto do Adido de Defesa e Aeronáutica nos Estados Unidos; Presidente da Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate; Comandante do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro; Diretor da Diretoria de Material Aeronáutico e Bélico; Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica; Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa; e Comandante do Comando-Geral de Apoio, seu último cargo.

O Oficial-General é oriundo das aviações de caça e reconhecimento, possui 4 mil horas de voo, sendo 2.200 horas em aeronaves de caça, e já voou as seguintes aeronaves: T-23, T-25, AT-26, C-95, T-27, U-7,U-42, F-103, F-5, EMB 135/145/C-99, E/R-99, C-98B.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: CECOMSAER / Sargento Domingos / Sargento Bianca (CECOMSAER)
 
TB Baptista recebe o bastão de Comando
 
Militar iniciou sua carreira na EPCAR, no ano de 1975.
Acima, a "bolacha" da Turma: "Uma turma ímpar, amizade sem par"
Fim do conteúdo da página