Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Comandante da ESG ministra aula inaugural
Início do conteúdo da página

Oficial-general ministrou aula inaugural direcionada aos docentes e discentes da Escola.


Na manhã desta segunda-feira (12/04), na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), aconteceu a aula inaugural do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2021. A palestra foi ministrada pelo Comandante da Escola Superior de Guerra (ESG), Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço e contou com a presença do Comandante-Geral do Pessoal da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Ricardo Reis Tavares, do Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinicius Rezende Mrad e do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes. Devido ao distanciamento protocolar em vigor em decorrência da pandemia de COVID-19, não foi possível a presença de todos os alunos, por isso, professores e parte do corpo discente assistiu à aula inaugural remotamente, por videoconferência.

Natural de Carandaí (MG), cidade que fica a pouco mais de 30km de Barbacena, o Comandante da ESG ingressou na carreira militar no ano de 1976, como aluno da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR. Em sua explanação, o Tenente-Brigadeiro Lourenço apresentou a formação e a atuação do oficial aviador, as novas tecnologias e projetos estratégicos para a Força Aérea Brasileira (FAB), abordando a aquisição de novas aeronaves e a modernização de sistemas, inovações que serão vividas pelos atuais alunos da EPCAR. Chamamos esta Escola de berço da Força Aérea! Aqui começa a Força Aérea! E trazer para estes jovens o que a FAB pretende e quer deles é, obviamente, inserir isto dentro dos próprios sonhos destes alunos. Despertar neles os valores que as Forças Armadas, no caso a Força Aérea traz, que é o profissionalismo, o comprometimento, o idealismo, a disciplina, a hierarquia, o caráter que já é forjado nas suas famílias e que aqui aprimoramos ainda mais. Aqui estamos preparando cidadãos não só para a Força Aérea Brasileira, mas para todo o país”, disse, concluindo com a demonstração de seu sentimento ao retornar para a instituição que o recebeu há exatos 45 anos. “Ao ver os jovens alunos, eu me vi há exatos 45 anos atrás entrando aqui na Escola Preparatória. Venho de uma cidade vizinha e através das minhas atribuições na FAB pude percorrer este país inteiro durante minha carreira. Isso realmente me deixa muito emocionado, tenho muita saudade do tempo em que passei por aqui e hoje foi um dia especial na minha vida”, finalizou.

O Brigadeiro Silva Mendes, em sua fala de agradecimento, destacou que a carreira do oficial palestrante é motivadora não apenas para os alunos, mas para todo o efetivo e que a presença do mesmo neste momento marcante para os integrantes do Esquadrão Hércules, que ora iniciam suas jornadas na vida militar, é fator determinante para as futuras escolhas, decisões e atuações dos mesmos, pautadas no exemplo que a eles fora apresentado através de sua vitoriosa carreira. “Ao agradecê-lo, posso garantir que os objetivos da instrução foram plenamente atingidos, porque o senhor mostrou-nos a trajetória de sua carreira e, também, a dos oficiais aviadores que hoje aqui se encontram, deixando claro que são carreiras bastante similares entre nós todos e que será exatamente a carreira destes jovens que aqui ingressam cheios de sonhos. A ligação da EPCAR com a missão da Força Aérea é mais do que direta, porque para cumprir a missão de defender o espaço aéreo e integrar o território nacional, dentre várias outras necessidades, precisamos do piloto e do avião e o piloto está começando a ser formado aqui. As missões que a FAB cumpre são complexas e exigem comprometimento, profissionalismo, sacrifícios e, às vezes, até riscos. Conseguimos alcançar isto justamente através de uma formação baseada em valores que o senhor tão bem explanou e que são difundidos aqui na EPCAR. Muito obrigado por esta apresentação”, encerrou, o Comandante da EPCAR, em sua fala direcionada ao conferencista.

Compenetrada em cada palavra dita pelo Tenente-Brigadeiro Lourenço, a aluna Jenifer Keller Silva do Nascimento, 16 anos, assim como o palestrante, inicia sua carreira sendo oriunda de uma cidade típica do interior mineiro. Barbacenense, a aluna Keller destacou que a presença do oficial-general abrilhanta os conteúdos apresentados e a motiva na continuidade dos estudos e na dedicação para, um dia, também ocupar cargos de liderança dentro das mais diversas unidades do COMAER.Eu acho muito inspirador, principalmente pelo fato dele ser natural de uma cidade como a minha, de interior. Por ser a única barbacenense da turma, este fato se torna ainda mais relevante, visto que geralmente imaginamos este ápice profissional apenas para pessoas oriundas de grandes centros e capitais. Durante a apresentação, em um vídeo institucional, pude perceber o quão importante é a Força Aérea. Tenho o desejo de ser piloto de busca e salvamento e, ver os pilotos e suas aeronaves em ação, foi algo que me tocou bastante e me fez ver que é um trabalho muito importante. Quero muito ser militar, servir à Pátria e ajudar a salvar vidas”, concluiu.

Para acompanhar mais imagens da aula inaugural do Esquadrão Hércules, clique aqui!

Se você quer compor o público assistente da aula inaugural em 2022, sentado como aluno da Nascente do Poder Aéreo, não se esqueça que as inscrições para o ingresso na EPCAR estão abertas e irão até as 9h do dia 23 de abril. Acesse o site www.fab.mil.br/ingresso e faça já a sua inscrição!


A ESCOLA

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), foi criada em 28 de março de 1949, primeiramente como Curso Preparatório de Cadetes do Ar, sendo denominada escola em 21 de maio de 1950. Sua criação procurava atender às necessidades emergentes da Força Aérea Brasileira (FAB): preparar os futuros oficiais aviadores, intelectual e militarmente, com vistas à integração à Escola de Aeronáutica, atual Academia da Força Aérea (AFA).

Atualmente, a EPCAR possui alunos matriculados nos três anos do Ensino Médio, mantendo sua missão institucional de preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página