Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza cerimônia de entrega de platinas aos novos alunos
Início do conteúdo da página

 

Solenidade foi marcada pela emoção da assunção dos 191 estagiários a condição de alunos da “Nascente do Poder Aéreo”


No dia 27 de março de 2021, o sonho começou a se tornar realidade para os novos integrantes do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR). Nessa data, os aprovados no último processo seletivo se apresentaram na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), para o início do curso. Desde então, e até o dia de hoje, os estagiários foram submetidos a uma intensa rotina para adaptação às peculiaridades da vida militar, através de instruções militares, atividades administrativas e doutrinárias, visando à promoção dos valores e da missão institucional da Escola. Este período é denominado Estágio de Adaptação Militar (EAM), que teve a solenidade de conclusão realizada na manhã desta sexta-feira (09/04), no Ginásio Charles Astor, presidida pelo Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, oportunidade em que os novos alunos receberam suas platinas. Devido ao atual momento de pandemia, a solenidade militar e todas as instruções aplicadas no período adaptativo cumpriram as normas sanitárias vigentes. Participaram somente os alunos concludentes do estágio, oficiais pertencentes ao efetivo do esquadrão e alunos adaptadores.

“Hoje é um marco muito grande pois sempre sonhei com esta realização, me inspirando em vídeos e depoimentos na internet. A adaptação é um período muito diferente da rotina que vivíamos antes de ingressar aqui, mas vejo que foi uma experiência necessária para os aprendizados que nos foram repassados, como ordem unida, comportamentos e regulamentos militares e espírito de corpo, que foi uma das coisas que mais aprendi. Organização, independência e responsabilidade também foram características que foram trabalhadas, assim como a de nos mantermos fortes em situações difíceis. Quero me dedicar a esta vida nova e esforçar para uma coisa que amo muito, que é a Aeronáutica!” disse, a agora aluna Jéssica Callegari Silva de Oliveira, de 16 anos, natural de São Paulo (SP) e primeira colocada do CPCAR 2021, afirmando ainda que esta data coroa a dedicação aos estudos para obter a aprovação no processo seletivo, após a escolha profissional incentivada pelos pais que são policiais militares. “É uma experiência muito mágica estar aqui, algo que espero que possa inspirar outras meninas pois eu mesma fui inspirada por muitas mulheres militares! Quero aprender muito mais sobre o militarismo e também eternizar as amizades que aqui serão formadas”, finalizou.

Com as restrições impostas para que não ocorra a propagação do novo Coronavírus, os pais dos estagiários não puderam estar presentes na tradicional apresentação individual de cada candidato ao Comandante da EPCAR, ocorrida no primeiro dia de adaptação, assim como na cerimônia militar ocorrida na data de hoje. Para o paulistano Luis Felipe Alves Mayer, de 17 anos, a ausência dos pais nestes momentos é muito sentida, contudo, não impede que sejam vividos com a intensidade merecida, por todo o esforço e abnegação que seus pais o dedicaram. “Decidi começar a estudar para a EPCAR quando tinha 15 anos e cursava o primeiro ano do ensino médio, após a Escola ser a mim apresentada por um paciente do meu pai que era professor do IME. Já sonhava em ser aviador, mas não conhecia os caminhos. Todos os sonhos que tenho como futuro oficial da Força Aérea Brasileira, futuro aviador, me motivam a continuar enfrentando todas as dificuldades que ainda surgirão. Hoje, enalteço a melhoria em aspectos como disciplina, capacidade de gestão de tempo, controle psicológico, formação de valores e princípios morais, dentre outros que são essenciais para um aluno da EPCAR”, discorreu o agora aluno Mayer que sonha em ser piloto da aviação de caça.

Muito emocionado, o aluno Felipe Rodrigues Viana de Freitas, de 17 anos e natural de Natal (RN), está a mais de 2.500km distante de casa. Envolto por um forte sentimento de gratidão a seus pais, seus familiares e, principalmente, a sua avó, o jovem destacou que este momento é muito importante não apenas para ele, mas para toda a família, devido às dificuldades que foram vivenciadas por todos e pelas oportunidades que a ele foram oferecidas. “Hoje é um dia muito importante pra mim, pois eu não consigo parar de pensar nas oportunidades que meus pais me deram e que eles nunca tiveram. Lembro-me também da minha avó, Maria José. A vida de minha família foi muito sofrida, mas eles sempre me deram tudo o que podiam e investiram muito em minha educação. Agora percebo que estou sendo recompensado. Meu objetivo agora é estudar, dar o meu melhor e orgulhar a minha família que é adepta ao militarismo”, encerrou.

Um dos responsáveis pela preparação dos integrantes do Esquadrão Hércules - nome escolhido pelos componentes da turma, é o Comandante do CPCAR 2021, Capitão Aviador Renan Nunes Leão, que mencionou as dificuldades vivenciadas neste momento, ratificando que todos os objetivos para o período foram alcançados e que os novos alunos da Escola estão aptos a enfrentarem as novas etapas do Curso Preparatório.É uma honra participar deste processo, ainda mais para esta turma que enfrentou um desafio atípico, que é a questão da pandemia. Eles se adaptaram a uma rotina específica justamente pelos protocolos sanitários impostos para o momento, exigindo deles mais esforço do que uma turma que realizou a adaptação de forma totalmente presencial. Isso exigiu muita disciplina, comprometimento, maturidade e iniciativa por parte deles. Estão de parabéns não só pela conquista da platina em si, mas por todo o cenário que abarcou a conquista”, enfatizou o oficial que também foi aluno da EPCAR, na turma do ano de 2003, destacando que o aprendizado já vivido é fundamental para a empatia na condução da formação. “Esse momento talvez seja o mais difícil da carreira deles, pelo simples fato de haverem deixado o convívio de suas famílias tão jovens. Esse baque inicial de superação muito mais psicológica do que física, pra eles, com certeza teve um peso muito maior do que qualquer desafio que eles terão pela frente. Nas próximas adversidades, ao pensarem em esmorecer, que eles fechem os olhos e se lembrem deste momento que, com certeza, lhes dará força para superarem qualquer desafio”, concluiu.

O Comandante da EPCAR, no primeiro dia da adaptação, foi o responsável por recepcionar os estagiários na fachada centenária do prédio do Comando, um a um. A partir daí, acompanhou cada passo da adaptação e assistiu hoje o encerrar de dias intensos de preparação dos novos integrantes do Corpo de Alunos. “Esta é a primeira conquista nesta Escola, que veio com esforço, com dedicação e com superação, como várias outras que continuarão alcançando daqui pra frente. Vocês começaram a conhecer a enorme força que cada um tem aí dentro de si. Uma força que a maioria de vocês nem conhecia, uma força que é capaz de fazê-los conquistar absolutamente tudo que quiserem, capaz de tornar realidade qualquer sonho que tiverem, por mais difícil que ele possa parecer. A turma Hércules começa a escrever seu nome na história de mais de setenta anos desta Escola. Parabéns aos alunos! Parabéns aos pais e mães por esta primeira de muitas conquistas de seus heróis”, discursou o Brigadeiro Silva Mendes.

Ao término da solenidade, os agora alunos da tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB), pertencentes ao Esquadrão Hércules, entoaram, pela primeira vez na condição de alunos da Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, o seu grito de guerra, levando alguns de seus integrantes às lágrimas.

Na próxima segunda-feira (12/04), os alunos retornam às atividades com a participação na Aula Inaugural a ser ministrada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Luis Roberto do Carmo Lourenço, iniciando, oficialmente, o ano letivo com as atividades curriculares previstas pela Divisão de Ensino e pelo Corpo de Alunos da Escola. Neste ano de 2021, o início do ano letivo ocorreu em período incomum devido ao adiamento de algumas fases do processo seletivo no ano anterior em razão da pandemia.

Quer ver mais imagens desta emocionante cerimônia militar? Clique aqui! E não se esqueça que as inscrições para o ingresso na EPCAR em 2022 estão abertas. Acesse o site www.fab.mil.br/ingresso e faça já a sua inscrição! Nossa aluna Callegari, que participou desta matéria, foi aprovada na primeira colocação no CPCAR 2021. Para atingir esta brilhante marca, ela se dedicou e foi aprovada em sua terceira participação no certame. Hoje, ela deixa uma mensagem a você, que já se inscreveu ou se inscreverá no próximo processo seletivo para aluno da EPCAR. “Dediquem-se e estudem porque vale muito a pena. Aqui é um lugar muito bonito e com pessoas incríveis que tenho certeza que farão parte da minha vida. Não é fácil! Terá momentos que você pensará em desistir, mas deixe tudo de lado, apenas descanse e retome sua dedicação! Temos que estar preparados e desejo que vocês se dediquem! Boa sorte e bons estudos!”, desejou.


A ESCOLA

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), foi criada em 28 de março de 1949, primeiramente como Curso Preparatório de Cadetes do Ar, sendo denominada escola em 21 de maio de 1950. Sua criação procurava atender às necessidades emergentes da Força Aérea Brasileira (FAB): preparar os futuros oficiais aviadores, intelectual e militarmente, com vistas à integração à Escola de Aeronáutica, atual Academia da Força Aérea (AFA).

Atualmente, a EPCAR possui alunos matriculados nos três anos do Ensino Médio, mantendo sua missão institucional de preparar o futuro cadete aviador da Força Aérea Brasileira, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Suboficial Leopoldo / Sargento Valentim / Sargento Domingos (fachada)

 

Fim do conteúdo da página