Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR recebe mais uma turma do CPCAR
Início do conteúdo da página

Jovens foram aprovados no processo seletivo realizado em 2020 e se apresentaram na Nascente do Poder Aéreo para início da realização do Estágio de Adaptação


Na tarde deste sábado (27/03), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), recebeu 188 candidatos aprovados no Exame de Admissão ao Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) do ano de 2021. O momento foi acompanhado de perto pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad e pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, além dos militares que integram o efetivo de Corpo de Alunos e da Comissão responsável pelo processo seletivo. Habitualmente, esta recepção ocorre no mês de janeiro, contudo, devido à pandemia, várias fases do processo seletivo foram adiadas, ocasionando também o adiamento da apresentação dos mesmos na Escola. A partir de agora, eles iniciam o Estágio de Adaptação Militar (EAM), assumem a condição de estagiários e passam a receber instruções de ordem unida e regulamentos com a finalidade de adaptá-los à rotina da vida castrense.

O sonho desses adolescentes que comporão a tropa mais jovem da Força Aérea Brasileira (FAB) se inicia muito cedo e passa primeiramente pela seleção em um dos certames mais concorridos do país. Cientes desse desafio, pais e familiares incentivam a introdução dos filhos em estudos mais específicos o quanto antes. Assim ocorreu com o agora estagiário Victor Alessandro Pereira do Carmo, de 15 anos e oriundo da capital do Rio de Janeiro. Estimulado pelo pai, que também é militar da Aeronáutica, Victor afirmou que buscou mais informações sobre a EPCAR, sobre a FAB e, em 2019, passou a se dedicar exclusivamente na preparação para o processo seletivo. “Ingressei num projeto sócio-educativo que é desenvolvido na Base Aérea dos Afonsos (BAAF) e intensifiquei meus estudos preparatórios. Como meu pai e meu tio são militares da FAB, eu sempre cresci no meio militar e isso favoreceu para a influência e para o meu interesse em também seguir o mesmo caminho. Quero agradecer a meu pai pela força, pelo apoio e por haver cuidado de mim até hoje, além de toda a educação que ele e minha mãe me dedicaram. Farei tudo o que eu puder para estar sempre seguindo o caminho correto e honrar o nome da nossa família, além de me posicionar como eles me ensinaram”, enfatizou, destacando que já há preferência por uma aviação, caso possa escolher no futuro: “a aviação de asas rotativas, devido ao estilo de missões que eles realizam”, finalizou.

O pai do Estagiário Victor é o Segundo Sargento Alessandro Faria do Carmo que ingressou na FAB no ano de 2000, no Parque de Material Aeronáutico dos Afonsos (PAAF), no Rio de Janeiro (RJ). Com quase 21 anos de serviço ativo, ele destaca que em missões passadas já havia atuado nos Exercícios de Campanha (EXEC) realizados em Barbacena, sendo uma oportunidade para conhecer um pouco mais do ensino e da estrutura da Escola, ratificando a confiança no trabalho que é desenvolvido junto aos alunos. “É uma grande satisfação vê-lo estar seguindo a carreira do pai. É com muita alegria que o entrego hoje, porque sei que a EPCAR é uma escola que vai prepará-lo não apenas para a carreira militar, mas para a vida, porque aqui se faz tudo com excelência. O aperto no coração é pela saudade que já estamos sentindo, devido a diminuição do contato diário e pela distância que agora irá nos separar, contudo, hoje em dia a tecnologia nos permitirá minimizar esta saudade”, destacou.

“Hoje é um dia significativo para a Nascente do Poder Aéreo, pois é a chegada dos futuros alunos. No ano passado, nós tivemos que enfrentar alguns obstáculos, principalmente no que se refere aos processos seletivos, ocorrendo adiamentos. Mas o mais importante é que está havendo esta continuidade que é desejável e necessária para a Força Aérea. Com o envolvimento de toda a Escola e um serviço muito bem prestado, não apenas na parte de segurança, mas principalmente na parte da saúde, todos os protocolos foram seguidos à risca para que o jovem que está sendo entregue hoje pelos seus pais, para a guarda da Força Aérea Brasileira, sejam bem cuidados e bem protegidos”, enalteceu o Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad, que esteve presente acompanhando todos os procedimentos que foram aplicados durante a recepção dos candidatos.

A realização do sonho dos jovens de ingressar na EPCAR é marcada por várias etapas. E em todas elas o futuro aluno já vislumbra certos momentos e acontecimentos que são tradicionais. A despedida da família é um destes momentos, no qual a emoção toma conta e o coração aperta. Outro momento que é muito esperado pelos futuros alunos, é quando eles ingressam pelos portões da instituição, pela primeira vez como um grupamento e, um a um, fazem a subida solene nas escadarias do prédio do Comando da EPCAR e se apresentam ao Comandante da Escola, tudo sob os olhares atentos dos pais orgulhosos.

Devido à decretação da Onda Roxa em Barbacena em decorrência da pandemia, esse evento não contou com a presença dos pais e foi realizado na manhã de domingo (28/03), em formato mais simplificado, observando-se todos os protocolos de segurança, porém, sem deixar de lado a formalidade e a importância do ato. Muito motivado, o Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes recebeu os estagiários do CPCAR 2021 e destacou a importância deste momento para a Escola e para os futuros alunos. “É motivo de muito orgulho e muita satisfação para nós, pois este é um dos momentos marcantes na formação dos futuros cadetes. Todos os protocolos de segurança contra a COVID-19 foram adotados, contando com uma equipe motivada e comprometida na execução de todos os procedimentos necessários. Gostaria de dar as boas-vindas aos candidatos aprovados e também aos familiares. Sabemos da responsabilidade da Escola em recebê-los, oriundos de todas as partes do Brasil e, pela história da EPCAR, podemos assegurar uma formação de excelente qualidade a todos estes jovens. Parabéns pelas conquistas obtidas até aqui e sucesso no curso!”, disse o oficial-general.

Como parte deste primeiro momento entre a Escola e familiares, está prevista a realização de palestras on-line, onde serão apresentados as estruturas de ensino e o funcionamento dos dois setores basilares para a formação dos alunos: a Divisão de Ensino e o Corpo de Alunos. Os militares responsáveis por estes setores, junto ao Comandante da EPCAR, farão estas apresentações na segunda-feira (29/03), por videoconferência.

Clique aqui para ver mais fotos dos primeiros momentos vividos pelos estagiários do CPCAR 2021.

 
Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim e Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página