Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR proporciona natal inédito às crianças do CAIB
Início do conteúdo da página

Crianças assistidas pelo Centro de Acolhimento de Barbacena receberam a visita da Banda de Música da EPCAR, ganharam presentes e conheceram o Papai Noel


O Centro de Acolhimento Institucional de Barbacena (CAIB) possui como entidade mantenedora a Prefeitura Municipal e é responsável pelo acolhimento de jovens e crianças para que lhes sejam garantidos os direitos constitucionais e mais àqueles que não são descritos no papel, como amor, carinho, entre outros. Prover aos assistidos todo o processo educacional, familiar, social e dar-lhes a oportunidade de viver momentos comuns, como o de qualquer outra criança, é um grande desafio que a equipe gestora do Centro vivencia em seu cotidiano. É preciso cuidar e preparar os jovens e as crianças para um mundo que possa estar por vir, apesar de desconhecido.

Dentro desta nobre intenção de proporcionar aos assistidos momentos infantis, pertinentes ao tempo e à idade, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), através de uma ação promovida pela Seção de Comunicação Social e pela Banda de Música, na tarde desta terça-feira (22/12), promoveram um Concerto de Natal aos pequeninos e à equipe gestora da instituição, de forma adaptada para que todas as orientações das autoridades sanitárias, acerca da pandemia, fossem cumpridas.. Vale destacar que uma das psicólogas que acompanha o dia a dia das crianças já havia antecipado que algumas delas nunca tinham experimentado a alegria, a energia e a magia do Natal. “São crianças que viveram um momento inicial de vida muito difícil e não tiveram o aporte familiar para viver este encanto que para muitos de nós é muito comum. Tenho certeza de que elas irão se encantar com o que lhes será oferecido”, antecipou Larissa Gava Andrade.

A Banda de Música da EPCAR preparou canções natalinas que foram apresentadas para as crianças, em uma espécie de concerto de natal, além de breves momentos de interação entre os músicos e os presentes. Os olhos atentos e estáticos, os ouvidos recebendo sons que nunca antes foram sentidos tão de perto, aguçavam cada nota musical por instrumentos anônimos e alguns até estranhos. Uma das crianças se impressionou com a “tuba de desfile”, um instrumento que realmente se destaca pelo seu tamanho e pela potência de seu som. “Nossa… como é grande aquele”, disse apontando para o instrumento e ainda concluindo: “deve ser muito pesado”, entrelaçando sua face com um ar de espanto, surpresa e preocupação com o militar que a conduzia. A cada canção apresentada, via-se nas crianças a alegria do novo através de suas palmas, a emoção dos responsáveis e colaboradores do Centro ao perceberem o que ali estava acontecendo e, em reciprocidade, o prazer dos músicos por estarem proporcionando aquele momento. “Deus nos deu um dom. Temos o privilégio de trabalhar com este dom e, diariamente, fazermos o que amamos. Ao poder estar num ambiente como este, simples e acolhedor, porém repleto de amor e carinho, é como se as notas musicais tomassem uma outra forma, que não é sentida apenas pelos ouvidos, mas também pelo coração. Levar a música, a alegria e marcar a vida destas é crianças é um grande presente para nós também. Agradeço à Força Aérea por mais este presente,” comentou, emocionado, o Tenente Músico Jadir das Chagas Junior, que enfatizou a emoção e a gratidão de todos os integrantes que participaram do momento. O oficial não só fez questão de estar presente junto aos demais, como também fez parte das apresentações com seu instrumento preferido, o saxofone.

Por mais que os discursos acerca da época natalina sempre se voltem para um momento mais sentimental, com demonstrações de afeto, carinho e amor ao próximo, numa circunstância como esta é impossível não pensar em eternizar também com presentes materiais. O ato de doação dos presentes remete à primeira fala, com a disponibilidade de pessoas que mobilizam outras pessoas em busca de ajudar o próximo. Assim também aconteceu nesta presença da EPCAR no CAIB, contudo, quem se destacou na arrecadação dos presentes foi uma servidora que é lotada em uma Instituição vizinha e parceira da Escola Preparatória, que é o IF Sudeste MG – Campus Barbacena. Embora o evento não tenha sido organizado institucionalmente entre ambas Instituições, a pedagoga Eliane Loschi da Silva ficou sabendo desta surpresa aos assistidos do CAIB através de um sargento que pertence ao efetivo da EPCAR, ao qual é amiga desde os bancos escolares. A partir daí, iniciou uma campanha em suas redes sociais que permitiu que todas as crianças recebessem calçados, vestimentas e brinquedos. “Alguns grupos familiares e amigos de profissão já fazem este tipo de trabalho, doando cestas e brinquedos. Por conta da pandemia o ano de 2020 foi diferente. Nos mobilizamos num projeto social do IF Sudeste MG – Campus Barbacena e conseguimos arrecadar mais de 400 brinquedos para as famílias assistidas. Quando recebi o pedido para ajudar as crianças acolhidas, prontamente aceitei porque sabemos que muitas das vezes este poderá ser o único presente que receberiam neste Natal e isso toca o coração. Pedi ajuda aos amigos pelas redes sociais e conseguimos as doações”, finalizou.

Com músicas e músicos bem próximos, o clima natalino instalado e os presentes já bem ambientados, faltava o encanto máximo infantil deste período do ano: o Papai Noel. E claro, ele não poderia faltar. Alguém deveria ser o responsável por distribuir presentes e sonhos e receber os sorrisos que confirmariam a presença inédita do “bom velhinho” na vida daqueles pequenos. Ao som de “Jingle Bell”, o homem dos presentes chegou com seu sino e com um artefato a mais, a máscara. Apareceu por um corredor sem que tivesse sido notado e foi recebido com muita alegria pelas crianças, através de um sorriso que expressava o que seus corações viviam. A cada entrega dos presentes, a surpresa no olhar se confundia com a curiosidade em abri-los ou fitar o olhar no Papai Noel, como se estivessem aproveitando cada momento ao lado dele ou confirmando a veracidade daquele ser. Cada detalhe de sua roupa, barba, luva, foi analisado por aqueles que sabiam da existência do velhinho, mas nunca haviam tido a oportunidade de estar tão próximo a ele.

E assim, o natal das crianças do Centro de Acolhimento Institucional de Barbacena se fez… com uma marca no coração dos pequeninos, com muitas músicas, presentes, novidades e histórias que eram contadas ininterruptamente por cada um. Eles se sentiram estrelas, artistas de uma peça teatral que pareciam não desejar o fim. As despedidas foram calorosas, com agradecimentos e pedidos de retorno, tanto para o Papai Noel quanto para “os moço da Ronáutica(moços da aeronáutica), como foi destacado por um dos internos, de apenas três anos de idade. À noite, as crianças ainda foram contempladas com lanches oferecidos por um empresário do ramo de fast food da cidade.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Suboficial Leopoldo / Arquivo pessoal Eliane Loschi
 
Fim do conteúdo da página