Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Estagiários da EPCAR realizam ação social
Início do conteúdo da página

Mesmo à distância, integrantes do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço se mobilizaram e realizaram doação para crianças assistidas pela Fundação Ricardo Moysés Júnior


O dia 18 de dezembro ficará marcado na vida dos dez aspirantes a oficial que concluíram a primeira fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço (EAT/EAS), do ano de 2020. Nesta data, os militares que realizaram a preparação na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), participaram da solenidade militar, quando receberam suas espadas e tiveram suas vitórias pessoais, após a incorporação no Comando da Aeronáutica (COMAER). Durante todo o processo de formação, a eles foram ministradas diversas instruções que os habilitaram para as peculiaridades da vida castrense, como disciplina, hierarquia e amor à Pátria. Este último, com certeza, além de aprenderem, vivenciaram de forma prática, ao desenvolverem uma brilhante ação social que culminou na doação de brinquedos para crianças portadoras de neoplasias infantis e que são assistidas pela Fundação Ricardo Moysés Júnior, com sede na cidade de Juiz de Fora (MG).

A ação em questão foi uma iniciativa da equipe coordenadora em conjunto com os próprios estagiários, dias antes da conclusão do estágio e que culminou em momentos de emoção para doadores e receptores. Com o apoio dos alunos do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR) que integram o clube extracurricular de mídias sociais, a NascenTV, os estagiários e instrutores gravaram vídeos motivacionais, individualmente, para cada assistido. Posteriormente, estas mídias foram enviadas para a Fundação que as apresentou às crianças ou familiares, na medida que entregavam os presentes que foram deixados pelos participantes da iniciativa. Segundo o coordenador do estágio, Capitão Especialista de Aeronáutica José Francisco Modesto, a ideia foi engajar os estagiários em uma ação social de modo a propiciar o entendimento da importância da missão de servir a pátria em termos práticos, através de valores como empatia, senso de dever, responsabilidade social e honradez. “A ação social realizada, de forma remota em virtude da pandemia, teve um escopo bilateral: simultaneamente propiciar conforto aos familiares e pacientes (crianças) em tratamento contra o câncer e também prover a compreensão dos estagiários do real significado de servir a Pátria em ações práticas, em uma micro, porém significativa projeção. Com efeito, os aspirantes tiveram a oportunidade de introjetar a importância das Forças Armadas e o papel de seus integrantes no comprometimento que deve ser devotado à Nação”, destacou.

Como o atual momento de pandemia impede que a doação fosse realizada de forma presencial, nesta ação, 61 crianças receberam mensagens personalizadas de cada estagiário e instrutores do EAS/EAT 2020 da EPCAR, através de um pequeno vídeo, no qual foram apresentadas palavras de incentivo e votos de plena recuperação, sendo que às crianças menores de 3 anos, estas mensagens foram direcionadas para seus pais e familiares. Além das mensagens os estagiários e instrutores doaram brinquedos, conforme a faixa etária e gênero de cada beneficiado. “Foi interessante constatar que as pessoas estavam felizes em ver que a Força Aérea Brasileira (FAB) se fazia presente em uma missão tão bonita. No início foi estranho, pois a ausência de contato com as crianças devido a pandemia tirava um pouco do afago, do acalento. Eu arrumava os presentes perto da árvore incomodado pela impossibilidade de não poder fazer algo a mais. Além dos presentes queria levar força e ânimo, até que avistei um quadro azul e cheio de fotos com crianças em tratamento abraçando voluntários, e todos sorrindo diante de tantas dificuldades. É assim que funciona, pequenas ações de pessoas e instituições diferentes. O voluntariado proporciona que uma pessoa veja como sendo dela, também, um problema que, geralmente, veria como distante. Sou grato à FAB pela oportunidade”, relatou emocionado o estagiário Káiron Ribeiro Dias.

“Estamos agradecidos pela doação de brinquedos para os nossos assistidos, sendo uma honra para nossa Instituição. Reconhecemos a importância desta atitude que representa responsabilidade social e a consideração ao nosso trabalho. A doação é fundamental para a Fundação manter seu trabalho de assistir crianças e adolescentes portadoras de neoplasias”, escreveu, em nota de agradecimento, a diretora-presidente da Fundação, Jane Berlose Moysés.

Clicando aqui você poderá ver mais imagens desta nobre ação realizada pelos integrantes da turma Jambock.

 

A FUNDAÇÃO

A Fundação Ricardo Moysés Júnior é uma entidade sem fins lucrativos e está sediada na cidade de Juiz de Fora (MG). Tem por missão a assistência a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, portadores de câncer, possibilitando o acesso a um tratamento digno para que tenham mais chances de alcançar a cura.

Há 25 anos, apoia crianças e adolescentes com câncer em todas as fases de seus tratamentos, oferecendo hospedagem para os assistidos e seus acompanhantes, alimentação, exames, cateteres, remédios, cestas de alimentos, entre outras necessidades, proporcionando melhores condições para seus tratamentos.


EAT / EAS

Os Estágio de Adaptação Técnico (EAT) e Estágio de Adaptação e Serviço (EAS) tem a função de adaptar, às peculiaridades da Força, como Oficiais do Quadro de Oficiais Convocados (QOCon), os estagiários selecionados e convocados para a 1ª fase do EAT/EAS, nas mais diversas especialidades, capacitando-os ao desempenho da Profissão Militar e para o desempenho das atividades técnicas de cada especialidade, no âmbito da Aeronáutica.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: EAS/EAT 2020 / NascenTV / Fundação Ricardo Moysés Júnior
Fim do conteúdo da página