Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Turma Jambock conclui primeira fase do Estágio
Início do conteúdo da página

 

Dez novos aspirantes a oficial encerraram a primeira fase do Estágio e agora atuarão nas unidades militares da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena

 

Na manhã desta sexta-feira (18/12), foi realizada a solenidade militar de conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço 2020 (EAS/EAT) de dez militares aspirantes a oficiais, em Barbacena (MG). A cerimônia foi presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes e contou apenas com a presença de autoridades representantes das Organizações Militares (OM) da Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ) e do Graduado-Master Suboficial Celeste José Discaciatti, devido ao atual momento de pandemia que encontra-se instalado também na região em que a cidade está situada.

Primeiro colocado do estágio, o aspirante Túlio Heuser Nogueira Pereira recebeu sua espada das mãos do Brigadeiro Silva Mendes e externou toda a sua alegria pela conclusão e destacou que todos os ensinamentos adquiridos na caserna serão levados por toda a vida, afirmando que este momento representa a realização de um desejo pessoal.Será uma satisfação enorme poder servir e contribuir com os demais profissionais do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ). Desejo que a experiência adquirida tanto em análises clínicas quanto em farmácia hospitalar, que é a minha especialidade, possa ajudar na farmácia e no laboratório aqui disponíveis aos usuários. Cada hospital e cada setor tem suas particularidades e espero somar minha experiência pessoal aos demais profissionais, que já percebi serem muito capacitados, sempre dedicando o meu melhor para bem cumprir o meu período dentro da Força. Quero usufruir deste momento ímpar na minha vida, que me proporcionará experiências que jamais serão esquecidas”, afirmou o primeiro colocado do Estágio.

Honrem o compromisso solene assumido e a espada que empunharam pela primeira vez. Honrem a confiança depositada, sigam os ensinamentos que aqui lhes foram transmitidos, impulsionando as vontades na direção de suas aspirações e agreguem o comprometimento com a instituição em cada ação realizada. Demonstrem sempre orgulho por pertencer a essa nobre instituição, honrando a farda, sua família e, acima de tudo, a pátria”, disse o Comandante da EPCAR, em seu discurso direcionado aos formandos, durante a solenidade militar que marcou a entrega das espadas aos formandos que realizaram o compromisso e o desfile em continência à Bandeira Nacional. São dez novos militares que atuarão na odontologia, farmácia e, também, comporão o corpo docente da Divisão de Ensino da EPCAR.

 

ENTREGA DE CERTIFICADOS

Já na quinta-feira (17/12), ocorreu a cerimônia de entrega de Certificados de Conclusão da Primeira Fase do Estágio de Adaptação Técnico e Serviço de 2020, da turma Jambock. A solenidade foi presidida pelo Comandante do Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ), Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro, que destacou a dedicação dos integrantes da turma no período de preparação. “A turma cumpriu com grande louvor esta primeira etapa, superando dificuldades inerentes à preparação tanto quanto adversidades atuais, que é o momento pandêmico e, por isso, os tornam merecedores desta conquista. A partir de agora vocês vivenciarão efetivamente a realidade da Força Aérea. Agradeço e parabenizo à equipe coordenadora pela excelência na formação destes militares. Parabéns a todos”, enfatizou o oficial.

Durante a cerimônia de entrega de certificados, também foram entregues os prêmios ao estagiário primeiro colocado e ao destaque militar. Durante o seu pronunciamento, o Capitão Especialista de Aeronáutica José Francisco Modesto destacou os desafios da formação militar, ratificando a vocação ao ensino da Escola Preparatória, por estar sempre transformando profissionais com competência em militares aptos aos mais diversos desafios que lhes serão exigidos em suas atuações. “Como oficiais subalternos os oriento para que sejam íntegros e leais aos seus comandantes e chefes em todo o tempo, ainda que eventualmente não sejam compreendidos. Os inalienáveis valores de hierarquia e disciplina foram devidamente internalizados ao longo do Estágio. Portanto, pautem suas ações na ética, lealdade e retidão de caráter e desenvolvam seus trabalhos com zelo, integridade, dedicação e profissionalismo, ainda que a única testemunha de seus atos seja a sua consciência”, discursou o Coordenador do Estágio.

A aspirante a oficial Poliane de Morais Teixeira foi a oradora da turma. Em seu discurso, enalteceu a vitória obtida por cada um, apesar de todas as restrições impostas pela pandemia, inclusive, nas cerimônias conclusivas do Estágio. Neste ano atípico, vale citar que as circunstâncias do momento não tiram o brilho e a importância deste momento, tampouco, nosso entusiasmo em fazer parte da Força Aérea Brasileira (FAB). Estes dois meses foram, talvez, os mais intensos de nossas vidas e nos marcou de forma definitiva. Hoje valorizamos o que sempre tivemos e que a tantos faltam. Aprendemos que conviver com o diferente só nos enriquece. Saímos melhor do que entramos. Terminamos esta etapa como militares, confiantes em nossa formação e orgulhosos em servir à Pátria, através da FAB”, concluiu, destacando e agradecendo a importante atuação da equipe coordenadora.

Clique aqui para visualizar mais imagens das solenidades de entrega de certificados e de entrega de espadas e compromisso à Bandeira Nacional.

 

O ESTÁGIO

O EAS/EAT teve início no dia 19 de outubro de 2020 e, durante o estágio, os integrantes da turma Jambock estiveram submetidos a um período de intensa adaptação à vida militar, aos valores de hierarquia e disciplina insculpidos de modo a propiciar a compreensão e valorização dos elementos basilares, pilares norteadores da vida castrense. Foram ministradas instruções práticas de ordem unida, treinamento físico e armamento, por exemplo, além de aulas teóricas para conhecimento dos regulamentos do Comando da Aeronáutica (COMAER)

Logo nas primeiras semanas de instrução militar, foram ministradas disciplinas elementares contidas no currículo mínimo, bem como introduzidos os preceitos de liderança e responsabilidade, com vistas ao futuro desempenho das funções como oficial da FAB.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim / Sargento Domingos
Fim do conteúdo da página