Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR forma mais uma turma de alunos
Início do conteúdo da página

Em ano atípico, marcado pela presença da pandemia da COVID-19, a Escola superou todas as adversidades e implementou novas metodologias de aprendizagem sem perder a qualidade do ensino


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou, na manhã desta sexta-feira (11/12), a solenidade militar de conclusão do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), onde 154 alunos que ingressaram em janeiro de 2018, encerraram sua preparação na Escola. Presidida pelo Comandante-Geral do Pessoal, Tenente-Brigadeiro do Ar Luis do Carmo Roberto Lourenço, a cerimônia contou apenas com autoridades do Comando da Aeronáutica (COMAER), destacando-se a presença do Diretor de Ensino da Aeronáutica, o barbacenense Major-Brigadeiro do Ar Marcus Vinícius Rezende Mrad. Em vários momentos ocorreram ainda a passagem de uma esquadrilha de aeronaves, modelo T-27 Tucano, da Academia da Força Aérea Brasileira (AFA).

Esta cerimônia que celebra o término do ciclo destes jovens na Nascente do Poder Aéreo, como é conhecida a EPCAR, é marcada por muita emoção e é considerada uma das mais bonitas da Força Aérea Brasileira (FAB). O início do evento foi marcado pela solene incorporação da Bandeira Nacional à Guarda de Honra. Durante a formatura, ocorreu a passagem da condução do Estandarte da Escola, feita pelo Líder do Corpo de Alunos ao primeiro colocado da turma do segundo ano do Curso. Aconteceu, ainda, a entrega do prêmio ao formando primeiro colocado do CPCAR, a entrega de distintivos de conclusão aos formandos e o desfile militar dos integrantes do Corpo de Alunos da Escola que, de forma inédita na FAB, entoaram a Canção ao Ensino da Aeronáutica. O término é sempre um dos momentos mais marcantes e inesquecíveis, pois os concluintes realizam o desfile de despedida cantando a canção “Adeus, querida escola”, com letra adaptada para a EPCAR e encerram oficialmente suas passagens como aluno da instituição ao lançarem seus quepes para o alto após o “grito de guerra” do Esquadrão.

Natural de Itaperuna (RJ), o aluno Jean Pedro Dias de Oliveira, de 18 anos, foi o Líder do Corpo de Alunos da EPCAR neste ano de 2020. Com semblante sereno e orgulhoso, o futuro cadete aviador da FAB agora foca suas atenções para os desafios que lhes reserva a Academia da Força Aérea (AFA), destacando suas experiências vividas nestes três anos como aluno, além dos aprendizados que agora fazem parte do seu cotidiano. “É uma sensação de muito orgulho, mas com foco na busca pela evolução. Sinto que meu amadurecimento está intimamente ligado ao que a Escola me proporcionou, auxiliando-me a superar meus medos e minhas limitações, ao mostrar-me que eu era capaz de realizar e conquistar além do que pensava. O esporte é um exemplo. Não era adepto à prática esportiva e aqui descobri uma paixão e, ainda, obtive resultados expressivos em competições ao praticar o atletismo. Sigo confiante para a AFA, ciente das dificuldades, mas com o desejo de concluir o curso e, quem sabe, seguir a aviação de transporte, pois vejo muito nobreza nas atuações desta aviação e gostaria de realizá-las, porque meu principal objetivo não é só pilotar um avião. É também ajudar pessoas”, concluiu.

Natural da cidade de Barbacena, o Diretor de Ensino estava visivelmente emocionado ao presenciar esta solenidade na Escola onde ingressou e iniciou sua carreira militar no ano de 1980. Destacando o significado do momento, o oficial-general ressaltou as dificuldades vivenciadas durante o ano e elencou que estas serão fundamentais para o crescimento e o amadurecimento dos integrantes da turma. “No enfrentamento da COVID-19 e de seus desdobramentos, o fundamental direcionamento advindo dos oficiais do Alto-Comando da Aeronáutica foi determinantes através da experiência e a firmeza daqueles que ocupam o mais alto nível de decisão da Força Aérea, trazendo a segurança necessária para seguirmos em frente. Prezados formandos, as turbulências enfrentadas foram realmente atípicas, marcaram a turma de uma forma única, mas isso não significa que devam desenvolver qualquer sentimento de perda. Pelo contrário, encarem essas adversidades como uma real oportunidade de superação, que dependeu diretamente da motivação e resiliência de cada um. Lembrem-se que os óbices, uma vez transpassados, perpetuarão como importantes marcos do crescimento individual. Voem cada vez mais alto! Sejam felizes! Sempre...”, disse o Major-Brigadeiro Mrad, em seu discurso direcionado aos formandos.

Um dos militares que atuou de maneira mais ativa, sendo um dos principais responsáveis na preparação dos futuros cadetes, é o Major Aviador Leonardo Vinícius Petersen, que, durante os últimos três anos, esteve diariamente presente no convívio dos alunos na condição de Comandante do Esquadrão. Junto à sua equipe, o oficial foi o líder que conduziu a formação moral e militar dos integrantes da turma, ratificando que diante todas as dificuldades peculiares do processo e àquelas excepcionais vividas neste ano, há a certeza de que o processo de preparação obteve êxito e os formandos estão aptos para a nova fase que vivenciarão. “O sentimento é de missão cumprida. Os recebemos, crianças e hoje eles saem daqui muito mais maduros. O trabalho do Comando do Esquadrão sempre foi pautado no profissionalismo, no exemplo e na justiça. Este ano foi característico pelos diversos desafios que tivemos que adaptar para conseguir concluir a formação, mas creio que fizemos um excelente trabalho quando olhamos para a tropa que formamos hoje. Que eles nunca deixem de olhar o passado que tiveram, as lutas que desde cedo venceram e que tenham muito orgulho por haver servido nesta Escola. Eles já são vitoriosos! Que enfrentem quaisquer desafios e tenham excelentes voos”, pontuou.

 

ENTREGA DE CERTIFICADOS

Nessa quinta-feira (10/12), ocorreu a cerimônia de entrega de Certificados de Conclusão do Ensino Médio da EPCAR do Esquadrão Phoenix. A solenidade foi presidida pelo Diretor de Ensino da Aeronáutica, Major-Brigadeiro do Ar Marcus Vinícius Rezende Mrad, e contou com a presença do Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes e de professores da Escola. O paraninfo da turma, Tenente-Brigadeiro Carlos de Almeida Baptista, Comandante da Aeronáutica no período de dezembro de 1999 a janeiro de 2003, não pode estar presente, mas enviou uma mensagem aos formandos que foram lidas pelo cerimonial. “O momento é de vocês. O momento seguinte está no ventre do futuro. O futuro é aquilo que criaram no presente. Sejam seus arquitetos”, escreveu.

Durante a cerimônia, foram entregues prêmios aos quatro alunos que se destacaram no CPCAR: Destaque Acadêmico, Conceito Final, Instrução Militar e Treinamento Físico Profissional Militar. Também foi premiado o Atleta Padrão e os três primeiros colocados do Curso. O primeiro colocado recebeu, ainda, homenagens concedidas pela Associação de Poupança e Empréstimo (POUPEX) e pelo Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica (INCAER). Em seguida, foram entregues os certificados aos 154 concludentes. Um momento muito emocionante desta solenidade foi a homenagem especial que foi prestada ao aluno integrante da turma, Wagner Lopes Sarzedas, e que fatalmente faleceu no mês de maio deste ano, em um acidente automobilístico.

Em seu discurso, Brigadeiro Silva Mendes relembrou os desafios enfrentados pela turma durante este ano. Fez questão de destacar o empenho do corpo docente, em especial do terceiro ano, na responsabilidade em ser exemplo a todo o Corpo de Alunos. Finalizando, parabenizou os formandos e desejou sucesso nas novas escolhas e desafios que enfrentarão a partir de agora, com mais responsabilidades. “Os desafios não foram poucos. E neste ano, em particular, eles se excederam, um após o outro, exigindo sacrifícios ainda maiores da Turma Phoenix que, sublime, mais forte, das cinzas ressurgiu. Que a verdade esteja sempre presente em suas palavras. Que a honestidade esteja sempre em seus pensamentos, e que a justiça esteja sempre presente em seus atos. É isso que seus superiores, pares e subordinados, é isso que a Força Aérea, é isso que o Brasil espera de vocês”, discursou o Comandante da EPCAR.

Os alunos Ana Paula Moreira Pereira e Arthur Luiz Savino de Moura foram os oradores da Turma. “Olhando para trás, percebemos o amadurecimento de cada um de nós desde nosso ingresso, onde, àquelas crianças pouco se parecem com os militares que hoje concluem o CPCAR. A formação que nos foi condicionada está muito além da militar: formam-se homens e mulheres de valores, cuja força e coragem são admiráveis”, disseram, durante o discurso.

Uma emocionante e inesquecível história como esta merece muito mais imagens! Clique aqui e se emocione conosco!

 

A ESCOLA

A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), foi criada em 28 de março de 1949, primeiramente como curso preparatório de cadetes do ar, sendo denominada escola, em 21 de maio de 1950. Sua criação procurava atender as necessidades emergentes da Força Aérea Brasileira (FAB): preparar os futuros oficiais aviadores, intelectual e militarmente, com vistas à integração à Escola de Aeronáutica, atual Academia da Força Aérea (AFA).

Atualmente, a EPCAR possui alunos matriculados nos três anos do Ensino Médio, mantendo sua missão institucional de preparar o futuro cadete da Força Aérea Brasileira, por meio do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR).

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sgt Júlio Fonseca
Fotos: Sgt Domingos

 

Fim do conteúdo da página