Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > ES-BQ celebra o Dia do Serviço de Saúde
Início do conteúdo da página

Esquadrão de Saúde de Barbacena celebrou o Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica e, na oportunidade, homenageou militares do efetivo


No dia 02 de dezembro o Comando da Aeronáutica (COMAER) celebra o Dia de Criação do Serviço de Saúde da Aeronáutica. A data visa enaltecer o trabalho desta importante área que dá suporte para que a Força Aérea Brasileira (FAB) possa cumprir sua missão institucional. Na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), o serviço de saúde é prestado pelo Esquadrão de Saúde de Barbacena (ES-BQ) e atende aos alunos que vivem em regime de internato na realização do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), dos militares ativos e inativos e de seus dependentes. Com cerca de 11 mil usuários aptos para atendimentos nas áreas médicas, odontológicas e fisioterápicas, o ES-BQ e realizou palestras, seminários e uma solenidade para celebrar a data.

O encerramento do Programa de Formação e Fortalecimento de Valores (PFV) neste ano de 2020 também incorporou as festividades do Dia da Saúde. O efetivo do Esquadrão de Saúde assistiu a uma palestra com o tema “comprometimento e coragem”, que foi ministrada pelo Graduado-Master da Guarnição. O militar explanou sobre as atividades de sua função dentro do organograma da GUARNAE-BQ e das diversas atribuições que lhe competem na condição de elo da tropa junto aos Comandos. “Mesmo em tempo de restrições sanitárias, podemos e devemos manter estes encontros no PFV, pois é uma excelente ferramente replicadora dos valores, informações e experiências, criando uma conexão do efetivo do ES-BQ com a função do Graduado-Master. Nesse sentido, as demandas e a assessoria junto ao Comando da Organização Militar (OM) promoverá melhorias plausíveis a toda a Guarnição”, destacou o Suboficial Celeste José Discaciatti.

Exatamente no dia em que se celebrou a data magna da saúde na Aeronáutica, militares do Esquadrão de Saúde participaram de uma Jornada Científica promovida pela Diretoria de Saúde (DIRSA), versando sobre a reestruturação do Sistema de Saúde da Aeronáutica (SISAU). O evento foi acompanhado por militares de todas as Organizações de Saúde do COMAER, em todo o Brasil, por meio de videoconferência. Já em Barbacena, as comemorações ocorreram na sexta-feira (04/12), com uma solenidade restrita ao efetivo do ES-BQ e com a presença de representantes das demais unidades militares da GUARNAE-BQ. Presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, os presentes entoaram o Hino do Serviço de Saúde da Aeronáutica, foi feita a leitura da Ordem do Dia alusiva a data, homenagens aos graduados promovidos, aos chefes e comandantes das OM de Barbacena e àqueles que estão se despedindo por motivo de transferência.

“A luta contra o Coronavírus expôs toda a capacidade dos sistemas de saúde em enfrentar esse novo patógeno, impondo limitações e perdas irreparáveis. Aqui, nós também tivemos que nos reinventar, traçar novas metas, rever protocolos e aprender a buscar novas formas de tratar a doença. Mas, apesar das limitações e restrições, fizemos muito, fizemos bem e hoje nos encontramos com o coração aliviado pela sensação do justo dever cumprido, por termos ajudado o SISAU a atingir suas metas. Agradeço imensamente a todo o efetivo do Esquadrão de Saúde pelo apoio e bravura no enfrentamento dessa atual pandemia. Cumprimos e continuamos a cumprir nossa missão, porque a doença ainda persiste, com a cabeça erguida e a consciência tranquila”, discursou o Comandante do ES-BQ, Tenente-Coronel Médico Márcio Mattos Pinheiro, destacando todo o engajamento de seu efetivo no combate à COVID-19 e também agradecendo aos demais comandantes pelo apoio recebido neste um ano de comando à frente do Esquadrão de Saúde.

Ainda, na solenidade, ocorreu a entrega do prêmio “Destaque Operacional da Saúde 2020”. A premiação é oferecida aos militares em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados dentro de atribuições no SISAU, destacando-se com comprometimento e dedicação no atendimento aos pacientes e usuários. Neste ano, os agraciados foram o Capitão Médico Marcelo Henrique de Oliveira e o Sargento João Batista Teixeira, que atualmente presta serviços na Subdivisão de Odontologia.

Veja aqui mais imagens dos eventos comemorativos ao Dia do Serviço de Saúde da Aeronáutica, realizados em Barbacena.

 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Suboficial Discaciatti / Sargento Domingos / Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página