Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Ministro do STM ministra palestra ao CPCAR
Início do conteúdo da página

Tenente-Brigadeiro William já comandou a Nascente do Poder Aéreo e, atualmente no Superior Tribunal Militar, ministrou palestra de forma virtual aos alunos da EPCAR


O atual momento de pandemia em que vivemos vem transformando a vida e as ações de milhares de pessoas. Com a recomendação do isolamento e da proibição da realização de eventos que gerem aglomerações, as mídias têm se tornado uma excelente ferramenta para que as atividades possam seguir e serem realizadas, mesmo que de forma virtual. Foi assim que os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), puderam ouvir o Tenente-Brigadeiro do Ar William de Oliveira Barros, Ministro do Superior Tribunal Militar, explanar sobre a Justiça Militar, sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial e sobre os seus quase 60 anos de vida militar.

Aluno de 1961, o Tenente-Brigadeiro William ingressou na EPCAR e posteriormente transferiu-se para a Escola de Aeronáutica, atual Academia da Força Aérea (AFA), onde se formou no Curso de Formação de Oficiais Aviadores (CFOAv). Por obra do acaso e destino, após 35 de carreira, o oficial-general voltou para a Escola onde iniciou sua história no militarismo, só que desta vez, na condição de Comandante. A verdade é que a escola sempre esteve ligada ao militar. “Gostaria de antes de encerrar minha carreira, fazer uma visita à Escola e conversar com vocês pessoalmente, mas o atual momento de pandemia nos impede. Mesmo assim, ano que vem estarei aí, para o encontro de 60 anos da minha turma e, àqueles que estiverem aí, terei o maior prazer em reencontrá-los”, direcionando sua fala aos alunos da EPCAR, após encerrar a apresentação que falou sobre a história, a composição, competências e o funcionamento do STM, da Justiça Militar e do Brasil na 2ª Guerra Mundial e de curiosidades e fatos de sua carreira militar, que se encerrará neste mês de outubro.

O Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes também acompanhou a palestra do Ministro, juntamente a oficiais da Escola, e, em suas palavras de agradecimento ao palestrante, enalteceu o valor para o processo de formação dos alunos ao contar com apresentações de personalidades que detém amplo respeito em todas as esferas, trazendo conhecimento e experiências que refletirão no futuro profissional dos jovens que iniciam suas vidas militares. “É de suma importância que possamos proporcionar aos nossos alunos oportunidades de crescimento e engrandecimento, tanto profissional quanto pessoal, para que no futuro eles façam as melhores escolhas e sempre guiem o futuro da Força Aérea para patamares cada vez mais altos. Hoje o senhor nos proporciona mais uma oportunidade de aprendizado e nos incorpora conhecimentos que adquiriu nestes longos anos de sua carreira vitoriosa. Muito obrigado!”, agradeceu o atual Comandante da EPCAR.

“Na condição de aluno, este momento foi importantíssimo para a nossa formação como militares. Poder ouvir um Juiz do STM explanar sobre a Justiça Militar, com amplo domínio e conhecimento, além de nos apresentar detalhes da participação de nosso país na 2ª Guerra Mundial, nos aproxima da realidade da Força Aérea Brasileira e das Forças Armadas como um todo. E, complementando, ouvir a brilhante história de vida do Tenente-Brigadeiro William é algo inspirador, pois ele foi aluno, atuou em diversos esquadrões operacionais da FAB, foi Comandante aqui da EPCAR e, para nós, é algo que nos motiva e nos mostra que podemos alcançar os mais elevados postos e funções, assim como ele. Agradeço por uma palestra tão enriquecedora e por conhecer uma história de vida tão vitoriosa”, disse o aluno do Esquadrão Phoenix, 3° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), Davi Spinelli Mariano.

 

Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página