Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > Esquadrão Sabre realiza Exercício de Campanha
Início do conteúdo da página

Realizado anualmente, o EXEC proporciona aos alunos procedimentos, técnicas e táticas para uso em várias situações da vida castrense


Entre os dias 16 e 20 de setembro, os alunos do Esquadrão Sabre, 2° ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), participaram do Exercício de Campanha (EXEC), visando o treinamento de técnicas, táticas e procedimentos para situações adversas decorrentes de uma atuação militar em condições hostis. As atividades foram realizadas nas dependências da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) e na área de acampamento da Escola, nas proximidades do Aeroporto Major-Brigadeiro Doorgal Borges, em Barbacena (MG).

O Major Aviador Joubert de Almeida Portes, Comandante do Esquadrão, destacou que os objetivos do exercício foram atingidos, afirmando que os integrantes da turma concluíram com êxito o EXEC, levarão grandes aprendizados para suas vidas e, a partir de agora, ficam mais fortalecidos para o prosseguimento de suas carreiras militares. “Este Exercício é uma progressão do que aprenderam no ano passado e nesta oportunidade eles puderam aprofundar alguns conhecimentos já adquiridos e tiveram a oportunidade de ter contato com novas situações e desafios. O comportamento dos alunos é avaliado através das instruções, teóricas e práticas, e dos desafios que a eles são imputados e eles corresponderam muito bem”, enalteceu o oficial.

O EXEC é realizado anualmente e tem o objetivo de prover aos alunos treinamentos dos procedimentos, técnicas e táticas básicas de uso do equipamento individual, marchas, estacionamento, deslocamentos terrestres, exercícios de maneabilidade e exercícios práticos. O exercício é estruturado de forma a proporcionar aos alunos uma atividade de campanha dinâmica, em que os instruendos recebam conhecimentos teóricos e práticos básicos, necessários a todo militar. Para este ano, em função da pandemia, todas as atividades foram ministradas atendendo os requisitos preconizados pelos órgãos de saúde.

Um dos momentos mais marcantes do processo de formação dos alunos é a participação no exercício de campanha. Este fato não foi diferente com a aluna Maria Eduarda Almeida Gonçalves, de 18 anos de idade. Ela afirmou que todas as experiências vividas concretizaram-se em um excelente aprendizado, sendo fundamentais para que cada participante mensurasse os seus verdadeiros limites. “Já havíamos realizado o exercício de campanha no ano passado e esta experiência foi ainda mais enriquecedora. O EXEC é o momento onde nossas emoções estão a risca, assim, aprendemos a praticar o verdadeiro espírito de corpo, a trabalhar em conjunto, a ajudar e saber compreender as dores do sofrimento em busca de algo melhor ao final. Com certeza, todos nós superamos todas as dificuldades, inclusive este momento de pandemia e hoje nos sentimos militares mais completos do que éramos”, concluiu.

Ao término do EXEC, os alunos do Esquadrão Sabre foram recepcionados pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, que proferiu mensagem aos alunos e à equipe de instrução, após realizados os ritos militares de encerramento do exercício. “O Exercício de Campanha é uma importante fase na formação de todos aqueles que seguem a vida militar. No Curso Preparatório vocês não estão sendo preparados apenas para receberem um diploma ao final do curso, mas estão sendo preparados para enfrentar toda e qualquer dificuldade que poderão surgir durante a vida profissional de cada um. Parabenizo a todos os componentes da Turma Sabre por conseguirem vencer tão valorosamente esta importante etapa e se dedicarem com afinco às instruções que foram preparadas e ministradas de forma brilhante”, finalizou o oficial-general.

Clique aqui para visualizar mais imagens do Exercício de Campanha do Esquadrão Sabre!

 

Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página