Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR é a segunda colocada do Brasil no IDEB
Início do conteúdo da página

Índice obtido pela Escola Preparatória no IDEB 2019 a credencia como a melhor escola militar do Brasil e a melhor de MG entre todas as escolas públicas

 

O Ministério da Educação (MEC) divulgou, no último dia 15 de setembro, os índices finais do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), relativo ao ano de 2019. Criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), o índice foi formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP e funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da educação por meio de dados concretos.

Sediada em Barbacena (MG), a Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) figura novamente entre as escolas com melhor índice do país. Nesta edição, a Instituição Militar classificou-se em segundo lugar no Brasil e, no estado de Minas Gerais, ficou posicionada com o melhor índice dentre todas as escolas públicas. A EPCAR possui hoje cerca de 500 alunos em seu corpo discente, sendo que participaram desta edição todos os integrantes que compunham o terceiro ano do Curso Preparatório de Cadetes do Ar (CPCAR), em 2019. “Vejo que estes destaques acadêmicos podem ser explicados pelos valores enraizados nos alunos, como disciplina, motivação e dedicação. Além disso, o modelo de ensino que adota monitorias é um grande diferencial em nossa formação, facilitando o entendimento e melhorando o desempenho dos alunos. O ensino na EPCAR vai muito além do Ensino Médio”, enalteceu a aluna Diana Borges Costa, que atualmente cursa o último ano do Curso Preparatório.

Um dos fatores que sempre são destacados como diferenciação para que os alunos sempre se destaquem nas mais diversas ocasiões em que são avaliados, como olimpíadas escolares, mensurações do MEC, entre outros, é a dedicação e a motivação em que os mesmos são submetidos diariamente. Para o Chefe da Divisão de Ensino da EPCAR, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza, este resultado está alicerçado num conjunto de fatores: alunos, professores, o trabalho sinérgico entre docentes e a equipe de coordenação pedagógica e a estrutura de ensino. “Durante a realização do curso os alunos estão constantemente motivados a prática do ensino através da participação em olimpíadas e concursos acadêmicos que estimulam e desenvolvem o hábito do estudo. Pode-se destacar também os trabalhos extracurriculares, como monitorias supervisionadas e grupos de estudos, que junto a outras estratégias, levam a participação ativa do aluno. E o alinhamento da Escola com a Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) faz com que, mesmo neste momento de pandemia, as adaptações e atualizações necessárias mantenham a qualidade de ensino no ambiente virtual”, explicou o oficial.

“O sucesso da Escola no IDEB se deve a vários fatores. Destaco o profissionalismo das pessoas que aqui trabalham, que, a despeito de eventuais dificuldades, conseguem propiciar uma excelente estrutura de ensino aos alunos, aliada a uma dedicação à missão de ensinar e formar esses jovens. Cabe destacar que o foco da EPCAR é a preparação dos jovens para a Academia da Força Aérea (AFA), sendo o Ensino Médio um dos pilares desta preparação”, destacou o Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, ratificando que a abnegação dos profissionais no cumprimento da missão da Escola garante aos jovens a tranquilidade de terem acesso a um dos melhores ensinos do país.

Para o Diretor de Ensino da Aeronáutica, a EPCAR se consolida como uma tradicional Organização de Ensino do Comando da Aeronáutica (COMAER), formando o jovem aluno nos campos militar, profissional, intelectual, moral e ético há mais de 70 anos. “Esse legado de formação holística, tão presente em nossa Escola, vem se mostrando cada vez mais importante para a consecução dos objetivos estratégicos do ensino da Aeronáutica, cujo foco tem sido o aprimoramento dos processos de ensino-aprendizagem, de forma a contribuir efetivamente para a formação dos futuros líderes da Força Aérea, que deverão estar devidamente capacitados para lidar com os avanços tecnológicos de uma nova realidade que se descortina numa velocidade cada vez maior”, afirmou o Major-Brigadeiro do Ar Marcos Vinícius Rezende Mrad.

 

IDEB

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos, anualmente, no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB).

 

Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: NascenTV / Sargento Valentim / Arquivo EPCAR
Fim do conteúdo da página