Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR realiza solenidade de promoção de oficiais
Início do conteúdo da página

29 Oficiais foram promovidos dentro de seus respectivos quadros e 8 Aspirantes foram nomeados ao primeiro posto


A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), sediada em Barbacena (MG), realizou na manhã desta segunda-feira (31/08), a solenidade militar de promoção de oficiais e de compromisso dos militares nomeados ao primeiro posto. Realizada no tradicional Pátio da Bandeira da Escola, a cerimônia foi presidida pelo Comandante da EPCAR, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, contando com a presença dos Chefes e Comandantes das Organizações Militares (OM) que compõe a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ). Devido ao momento pandêmico, apenas os militares agraciados participaram da solenidade.

O primeiro momento desta importante celebração foi vivida pelos aspirantes que foram nomeados ao primeiro posto, ou seja, à Segundo Tenente. Todos prestaram o compromisso perante a Bandeira Nacional e agora deixam a condição de aspirantes e assumem efetivamente a condição de oficiais da Força Aérea Brasileira (FAB). O Segundo Tenente Infantaria Matheus Flores Guedes ingressou na Aeronáutica através da Academia da Força Aérea (AFA), com sede em Pirassununga (SP) e descreveu a emoção pessoal e a importância deste momento para o prosseguimento da carreira no oficialato. “É um momento muito importante para nós, pois, conforme formos galgando postos, conseguiremos um reconhecimento maior, na mesma proporção que a responsabilidade que nos será atribuída. Fico muito feliz em ter concluído esta importante etapa da minha carreira, alcançado este posto e espero ter muito sucesso na Força Aérea Brasileira”, destacou o oficial.

O segundo momento da cerimônia foi marcado com o destaque aos 29 oficiais que foram promovidos dentro de seus respectivos quadros no Comando da Aeronáutica (COMAER). São majores, capitães e tenentes que agora ocuparão novos postos nas suas áreas de formação e, para um destes agraciados, com certeza esta promoção teve um gosto especial. O agora Tenente-Coronel Aviador André Cardoso Moura iniciou sua vida militar no ano de 1998, como Aluno da EPCAR. “Quando eu entrei aqui na Escola jamais imaginei que depois de 22 anos e 6 meses de carreira, onde tudo começou, estaria sendo promovido ao posto de Tenente-Coronel, pois era cheio de incertezas e tinha como primeiro desafio poder se formar. Então, é pra mim motivo de muito orgulho desempenhar a mesma função das pessoas em quem me espelhava e continuo me espelhando para fazer o melhor e atender às expectativas”, concluiu o militar, que hoje ocupa a função de Subcomandante do Corpo de Alunos da Escola.

Em suas palavras dirigidas aos promovidos, o Brigadeiro Silva Mendes destacou o reconhecimento da Instituição com a dedicação de cada um dos militares, enfatizando a meritocracia que é aplicada para estes processos de assunção de postos. “Hoje é um dia especial e parabenizo cada um dos militares promovidos. Aos promovidos ao primeiro posto, deixam de ser aspirantes ao primeiro posto do oficialato para se tornarem efetivamente oficiais da FAB, com a importante de missão de liderar pessoas. O juramento que fizeram hoje, se adiciona ao que fizeram ao término do curso de formação. E, a todos os oficiais promovidos, reitero que a meritocracia nas Forças Armadas é reconhecida de várias formas, seja por meio do conhecimento, por meio do esforço individual e, também, por meio da experiência. Com esta promoção, estão sendo reconhecidos pelos valores apresentados nos antigos postos e estejam certos de que novas responsabilidades lhes serão atribuídas”, discursou o oficial-general.

 

Fonte: EPCAR, por Sargento Júlio Fonseca
Fotos: Sargento Valentim
 
 
 
Fim do conteúdo da página