Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > GUARNAE-BQ realiza imposição de medalhas
Início do conteúdo da página

Militares das Forças Armadas e Forças Auxiliares foram agraciados


No dia 20 de julho, o Comando da Aeronáutica (COMAER) celebra o aniversário de nascimento do Marechal do Ar Alberto Santos-Dumont. Em várias unidades da Força Aérea Brasileira (FAB) a data é celebrada com solenidade militar, oportunidade em que são impostas as medalhas Mérito Santos-Dumont. Na Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), a imposição das medalhas Mérito Santos-Dumont e “Bartolomeu de Gusmão” foi realizada na manhã desta quarta-feira (19/08).

Presidida pelo Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR), Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a solenidade militar contou com a presença de seis agraciados, dentre eles, militares do Exército Brasileiro (EB) e da Polícia Militar do Estado de Minas Gerais (PMMG). Estiveram presentes, ainda, os comandantes das Unidades da GUARNAE-BQ e o Graduado-Master. “Como militar do Exército Brasileiro é uma honra ter recebido essa medalha mérito Santos-Dumont da Força Aérea Brasileira, e pelo fato de já tê-la representado quando fui Adido de Defesa na Nigéria, o nosso vínculo se intensificou mais com esta condecoração que terei orgulho de usar em meu fardamento”, comentou o Coronel de Infantaria Hervel Queiroz de Souza, comandante do Colégio Militar de Juiz de Fora (CMJF).

Com 28 anos de serviços prestados à Força Aérea Brasileira (FAB), o Suboficial Especialista em Guarda e Segurança, Paulo Carneiro de Souza atua na EPCAR e estava orgulhoso com a indicação e aprovação para ser agraciado com a medalha “Bartolomeu de Gusmão”. “O meu entusiasmo atualmente é o mesmo desde que ingressei na FAB em 1992, por isso ser agraciado nesse momento só aumenta essa motivação em prestar bons serviços à Aeronáutica Brasileira”, afirmou.

 

Para o comandante da 13ª Região da Polícia Militar de Minas Gerais (13ª RPM), Coronel PM Hudson Abner Pinto, é muito importante e salutar a parceria entre a PMMG e a EPCAR. “O reconhecimento através dessa distinta honraria é motivo de grande satisfação porque sabemos da importância e quão herói foi Santos-Dumont para toda a nação e sua representatividade em termos de mundo. Os nossos elos permanecem fortes e sinto-me mais uma vez lisonjeado pela condecoração”, relatou.

Em suas palavras, o Brigadeiro do Ar Silva Mendes ressaltou a grandiosidade desse momento para a FAB e para a “Nascente do Poder Aéreo”, no qual faz a distinção dos agraciados, não só como pessoas mas pelo que representam como profissionais que por meio do seu trabalho e comprometimento auxiliam a Força Aérea no cumprimento da missão. “São dois pioneiros na história da Força Aérea Brasileira, tamanha a importância dos dois nomes representados nessas medalhas, portanto sintam-se realmente reconhecidos e orgulhosos por essa distinta homenagem. Parabéns!”, finalizou.

Para visualizar mais imagens desta solenidade, clique aqui.

 

A MEDALHA MÉRITO SANTOS-DUMONT

Foi instituída na Aeronáutica pelo Decreto nº 39.905, de 5 de setembro de 1956, alterado pelo Decreto nº 4.209, de 23 de abril de 2002, em homenagem ao espírito do imortal brasileiro Alberto Santos-Dumont, por ocasião das comemorações do cinquentenário do primeiro voo de um engenho mais pesado que o ar. É uma distinção concedida a militares da FAB que se hajam destacado no exercício de sua profissão, à militares das Forças Armadas nacionais e estrangeiras que se tenham tornado credores de homenagens especiais da FAB e aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços à Aeronáutica.

 

A MEDALHA “BARTOLOMEU DE GUSMÃO”

O insigne brasileiro, Padre Bartolomeu Lourenço de Gusmão, por meio de seus trabalhos no campo da aerostação, tornou-se um dos precursores da aviação, motivo pelo qual é cultuado como paradigma de dedicação, zelo e amor à aeronáutica.

Por meio do decreto n° 68.886, de 6 de julho de 1971, foi criada a medalha “Bartolomeu de Gusmão”, sendo uma distinção concedida aos militares e civis por destacados serviços prestados à Aeronáutica Brasileira.
 

Fonte: Seção de Comunicação Social, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página