Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Notícias da EPCAR > EPCAR implanta tecnologias de educação à distância
Início do conteúdo da página

Aulas por videoconferência e Ambiente Virtual de Aprendizagem já são realidades na Nascente do Poder Aéreo


  A Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) reiniciou, no último dia 15 de junho, o ano letivo à distância. As aulas estão sendo ministradas na modalidade de ensino remoto, por meio de videoconferência.

Com o objetivo de garantir cada vez mais o alcance dos alunos às aprendizagens essenciais para o desenvolvimento acadêmico, a “Nascente do Poder Aéreo” tem propiciado uma maior aproximação entre esses jovens militares e os professores e instrutores, ainda que à distância. “Um esforço notório foi empenhado por parte da Instituição para que as aulas remotas ocorressem com o mesmo nível de qualidade em relação àquelas ministradas na Escola. Toda a equipe pedagógica, em associação com a Divisão de Ensino, têm adotado medidas que viabilizam um ensino virtual interativo, didático e, sobretudo, eficiente”, destacou o aluno Jean Pedro Dias de Oliveira, líder do Corpo de Alunos.

A estratégia possibilita verificar e acompanhar o processo de ensino e aprendizagem, buscando-se a maior semelhança possível com as aulas presenciais, permitindo que os alunos não percam o ritmo quando retornarem para a Escola. “Ministrar aulas por videoconferência, em tempo real, é uma oportunidade de crescimento profissional que nós, docentes, estamos vivenciando. É fato que precisamos nos reinventar, tanto na preparação intensa das aulas quanto nas metodologias aplicadas. É bastante desafiador e tem sido uma experiência muito enriquecedora”, ressaltou Andréa Cristina Rocha Cantaruti, professora de matemática.

Além das aulas on-line, está sendo disponibilizado o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da EPCAR, que contempla todas as disciplinas com atividades que podem ser desenvolvidas de maneira assíncrona, com a mediação remota do professor. “Neste período excepcional da pandemia do Covid-19, a Escola Preparatória de Cadetes do Ar ratificou a necessidade do ensino a distância (EAD). As plataformas on-line estão sendo extremamente importantes para propiciar ao aluno a melhor qualidade de ensino e, mesmo após essa fase, o AVA permanecerá para complementar as aulas presenciais, reforçando a missão desta Organização Militar, e para prover o alinhamento com a Academia da Força Aérea (AFA), onde o Sistema já foi implementado”, relatou o chefe da Divisão de Ensino, Coronel Aviador Mauro Henrique Monsanto da Fonseca e Souza.

Para o Comandante da Escola, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, essa inovação no método de ensino é uma marco para a Escola Preparatória.“Essas tecnologias de educação se configuram num marco para o ensino na EPCAR, que após 71 anos de ensino tradicionalmente presencial ingressa em uma nova era onde as ferramentas disponíveis permitem melhores aproveitamento e reposição de conteúdos, traduzidos num aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem”, afirmou.

As estratégias adotadas pela Instituição estão em consonância com as diretrizes da Diretoria de Ensino da Aeronáutica (DIRENS) e legislações do Ministério da Educação (MEC) e do Conselho Nacional de Educação (CNE), que autorizaram formas de atividades escolares remotas, a fim de não comprometer o ano letivo.

 

 

Fonte: Divisão de Ensino EPCAR, por Tenente Tereza
Fotos: Divisão de Ensino EPCAR

 

Fim do conteúdo da página