Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Notícias da EPCAR > GUARNAE-BQ entrega mais de mil protetores faciais para hospitais de Barbacena e região
Início do conteúdo da página

 

O objetivo é reforçar a segurança dos profissionais de saúde

 

Com o intuito de cumprir suas missões prestando aos clientes atendimento humanizado e de qualidade, com profissionais qualificados, comprometidos e éticos, oferecendo programa de ensino e pesquisa, a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital Policlínica e Maternidade (IMAIP), ambos situados na cidade de Barbacena/MG, estão na linha de frente no combate à pandemia da COVID-19. Nesse contexto, a Guarnição de Aeronáutica de Barbacena (GUARNAE-BQ), nesta sexta-feira (19/06), realizou a entrega de mais de mil protetores faciais (face shield) para reforçar a segurança dos profissionais de saúde dessas instituições e, através da Secretaria Municipal de Saúde, distribuir para hospitais da região.

O face shield foi desenvolvido por um grupo de trabalho do Grupamento de Apoio de Barbacena (GAP-BQ), sendo que já foram distribuídas 800 unidades para as Organizações de Saúde da Aeronáutica (OSA), conforme definição da Diretoria de Saúde da Aeronáutica (DIRSA). Trata-se de óculos de segurança, adquiridos pelo Centro de Aquisições Específicas (CAE) que servem como suporte para uma folha de acetato de 250 micras de espessura, devidamente adaptada para compor os protetores. "Estes equipamentos de proteção individual (EPI), principalmente os protetores faciais, aumentam a segurança de toda a equipe assistencial, médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, pois juntamente às máscaras, são os equipamentos mais seguros que trabalhamos para evitar a contaminação", afirmou o Diretor Cliníco-Geral do IMAIP, Doutor Celso Campos.

Para o Chefe da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Barbacena, Maurício Becho, a doação do material de proteção veio em um momento bastante oportuno, visto que existe uma escassez de EPI para os profissionais de saúde. "No instante em que a Força Aérea nos auxilia com esta importante doação, ela potencializa a nossa ação, o nosso serviço, mediante a esta pandemia. Agradecemos esta ajuda e parceria para com a saúde pública municipal e de toda região", destacou.

Segundo o Comandante da GUARNAE-BQ, Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo da Silva Mendes, a Força Aérea Brasileira (FAB) intensifica cada vez mais o vínculo de cooperação entre a Escola e a cidade, procurando ajudar na proteção dos diversos profissionais de saúde barbacenenses e da região, que atuam, diuturnamente, no enfrentamento da pandemia. "Os laços de cooperação sempre aconteceram de maneira natural nestes 71 anos de existência da EPCAR com a sociedade barbacenense, portanto, como estamos todos juntos para superarmos esta crise, fazemos esta doação com a intenção de dar o suporte necessário aos estabelecimentos de saúde para o combate da Covid-19, e, com isso, seremos todos beneficiados", finalizou.

 

Protetores Faciais (face shield)

O protetor facial conhecido como face shield é um Equipamento de Proteção Individual (EPI) imprescindível para reforçar a segurança dos profissionais de saúde que atuam no atendimento de casos da Covid-19.

 

Clique aqui e veja mais fotos.

 

 

Fonte: EPCAR, por Sargento Domingos
Fotos: Sargento Valentim
Fim do conteúdo da página